Re: firmware

Oi,

On Thu, Sep 29, 2022 at 05:54:57PM -0300, Fábio Rabelo wrote:
> [...]
>
> O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito
> colateral do problema .
>
> O problema se relaciona com as portas HDMI .
>
> Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu
> monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores
> diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .
>
> Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .
>
> Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma
> coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )

Qual versão do Debian? Qual kernel?  Qual é a placa de vídeo? Tem como
acessar por SSH com o monitor conectado pra debugar e procurar por
alguma mensagem de erro nos logs? Você já tentou reportar um bug?  Estas
perguntas são retóricas, eu não trabalho na área de suporte a hardware.
O ponto é: problemas no Debian, ou em qualquer outro projeto, só são
corrigidos se forem reportados.

Pode ser que este seja um bug que está corrigido no ubuntu porque algum
usuário de Ubuntu, ou um cliente da Canonical reportou, e não esteja
corrigido no Debian porque ninguém que usa Debian reportou. Ou pode ser
também que o responsável no Ubuntu não compartilhou a correção com o
Debian, ou com o projeto upstream correspondente. Pode ser também que
essa contribuição tenha sido feita, e só não chegou ainda na versão do
Debian que você está usando.

> Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em
> questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .
>
> Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers
> proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .
>
> Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .
>
> Não sei se nenhum destes sites ainda existe .

FWIW, os drivers proprietários da nvidia (ou pelo menos vários deles)
estão disponíveis no non-free. Talvez até não estivessem nessa época,
mas se fosse esse o caso, teria sido simplesmente porque nenhum
voluntário teria chegado a empacotar na época.

Esse banco de dados de EDID eu não sei o que é, mas até onde eu sei o
que gerencia essas coisas é o driver da placa de vídeo. Por exemplo, nos
drivers intel e amd, que são livres e estão oficialmente no Linux, a
tabela de modos de vídeo é compartilhada entre os 2 drivers, e está aqui
para a versão 5.19:

https://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/torvalds/linux.git/tree/drivers/gpu/drm/drm_edid.c?h=v5.19#n232

Imagino que o driver da nvidia tenha sua propria tabela, e é possível
que ele próprio não tivesse a tabela atualizada para o seu monitor na
época? Eu não saberia dizer, porque eu não compro hardware da nvidia
exatamente porque eu sei de antemão que os drivers não são livres.

De qualquer forma, eu queria deixar registrado que eu acho muito injusto
você atribuir, sem qualquer evidência, um problema que você teve vários
anos atrás, ou um que você tem hoje, não a uma limitação técnica, ou a
um bug, mas à "mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian". Você
está propagando um preconceito sem qualquer fundamento com relação a
pessoas que dedicam seu tempo livre pra construir um sistema operacional
livre.

Eu espero que você nunca precide lidar com esse tipo de coisa dita na
internet sobre você ou sobre o seu trabalho.

Um abraço.