Listas de Discussão

Introdução

O Debian é desenvolvido de forma distribuída através do mundo todo. Portanto, o e-mail é a maneira preferida para discutir vários assuntos. Muita conversa entre desenvolvedores(as) e usuários(as) do Debian é feita através de várias listas de discussão.

Existem muitas listas abertas para todo mundo, o que significa que qualquer um(a) pode ler tudo o que é publicado, e participar das discussões. Todos(as) são encorajados(as) a ajudar no desenvolvimento do Debian e espalhar a palavra do software livre. Existem também algumas poucas listas que são abertas somente para desenvolvedores(as) oficiais do Debian; por favor, não interprete isso como um desenvolvimento fechado, às vezes não faz muito sentido discutir tópicos internos com não desenvolvedores(as).

Todas as listas originais de discussão do Debian funcionam em um servidor especial, usando um software de processamento automático de e-mail chamado SmartList. Esse servidor é chamado lists.debian.org. Todas as mensagens de pedidos de inscrição, desinscrição e submissão têm que ser mandadas para um endereço particular nessa máquina.

Uso básico

Cada lista de discussão Debian tem um endereço de submissão na forma nome_da_lista@lists.debian.org, um endereço de requisição de controle na forma nome_da_lista-request@lists.debian.org, e uma página web em https://lists.debian.org/nome_da_lista/.

Para enviar uma mensagem para uma lista, simplesmente envie-a para o endereço de submissão. Para se inscrever em uma lista e receber suas mensagens conforme elas chegam, ou para desinscrever de uma lista, use o endereço de requisição de controle (veja abaixo).

A listagem atual das listas de discussão disponíveis está em https://lists.debian.org/, apresentada em ordem de tópico e fora de ordem.

Nós também mantemos algumas estatísticas de uso das listas de discussão, verifique o número médio de mensagens antes de se inscrever em uma lista para evitar ser inundado(a) por mensagens.

Aviso / Política de privacidade / Informação legal

As listas de discussão são fóruns públicos.

Todas as mensagens enviadas para as listas são distribuídas para os assinantes da lista e copiadas para o arquivo público, para que as pessoas naveguem ou procurem sem precisarem estar inscritas

Além disso, você pode navegar nas nossas listas de discussão como grupos de notícia Usenet.

Podem haver outros lugares onde nossas listas sejam distribuídas — por favor, certifique-se de nunca enviar qualquer material confidencial ou não licenciado para elas. Isto inclui coisas como endereços de e-mail. Uma nota particular é o fato que spammers, vírus, worms, etc. serem conhecidos por abusar dos endereços de e-mail postados em nossas listas.

O Debian mantém as listas de discussão com boa fé e irá seguir os passos necessários para minimizar todo o abuso notado e manter o serviço normal ininterrupto. Ao mesmo tempo, o Debian não é responsável por todas as mensagens nas listas de discussão e nem por qualquer coisa que possa acontecer em relação a elas.

Por favor, veja nosso aviso de responsabilidade para mais informações.

Inscrição / Desinscrição

Qualquer um(a) pode se inscrever/desinscrever por conta própria de qualquer lista de discussão, presumindo que a política de inscrição para essa determinada lista seja aberta.

Você pode usar formulários web simples para se inscrever ou desinscrever de listas de discussão individuais, disponíveis nas suas respectivas páginas web em https://lists.debian.org/.

Para se inscrever ou desinscrever de várias listas de discussão de uma só vez, use a lista de formulários web de inscrição ou desinscrição, respectivamente. A primeira página também inclui descrições e a política de inscrição para cada lista.

Os pedidos de inscrição ou desinscrição também podem ser enviados por e-mail, para um endereço especial de controle, que é um pouco diferente dos endereços das listas. Mensagens de inscrição ou desinscrição NÃO devem ser enviadas para o endereço da própria lista de discussão.

Para se inscrever ou desinscrever de alguma lista de discussão, por favor, envie um e-mail para

<nome_da_lista>-REQUEST@lists.debian.org

com a palavra subscribe ou unsubscribe como assunto.

Por favor, lembre-se da parte -REQUEST do endereço.

Como parte do processo de inscrição, o software da lista irá enviar a você um e-mail para o qual você deve responder para finalizar a inscrição. Essa é uma medida de segurança para evitar que pessoas inscrevam outras sem a permissão delas.

Erros comuns no processo de inscrição/desinscrição.

Por favor, lembre-se de que a solicitação de desinscrição deve ser enviada pelo endereço cadastrado. Se não for possível, o cabeçalho Assunto deve ser: unsubscribe endereço_inscrito@domínio.inscrito, ou você pode usar o formulário web de desinscrição.

Caso você esteja recebendo mensagens de uma lista de discussão e não consiga descobrir o endereço através do qual está inscrito, use os cabeçalhos completos das mensagens recebidas que incluirão algo como o seguinte:

  From bounce-debian-foo=quux=example.com@lists.debian.org  Tue Apr 22 01:38:14 2003

Isso lhe diz confiavelmente que a lista em questão é a debian-foo e que o endereço inscrito é o quux@example.com. Nesse caso (fictício) você poderia enviar um e-mail para debian-foo-request@lists.debian.org com unsubscribe quux@example.com no campo Assunto. O endereço para o qual você deve enviar seu pedido de desinscrição também está no cabeçalho de desinscrição de lista (List-Unsubscribe-Header) de cada mensagem.

Infelizmente não é possível se inscrever com um nome de usuário(a) que combine com a checagem do procmail por mensagens vindas de um daemon. Isto significa que um nome de usuário(a) não pode conter mail, admin, root, master ou sequências similares (veja FROM_DAEMON em procmailrc(5)).

Outra limitação conhecida em nosso software de listas de discussão é que a maioria das mensagens rejeitadas são jogadas fora silenciosamente, de modo que o(a) usuário(a) não tem uma indicação real do que saiu errado. Por exemplo, é comum que as pessoas tentem inscrever um endereço que já está inscrito: o SmartList irá simplesmente ignorar suas mensagens.

Se você não tem certeza se está inscrito em uma de nossas listas, envie uma mensagem para majordomo@lists.debian.org com

which seu.endereco@de.e-mail

no corpo. Mais informações sobre esse serviço (o chamado MajorSmart) estão disponíveis enviando outra mensagem para o mesmo endereço com

help

no corpo.

Código de Conduta

Quando for usar as listas de discussão Debian, por favor, siga o Código de Condura do Debian e as seguintes regras:

Manutenção das listas

Se você deseja requisitar uma nova lista de discussão, por favor leia o HOWTO.

Se você está tendo problemas para se inscrever ou desinscrever, por favor, certifique-se que seguiu o procedimento adequado antes de tentar nos contatar. Certifique-se de ter visto os detalhes sobre a inscrição/desinscrição.

Para contatar o(a) mantenedor(a) da lista, envie um e-mail em inglês para listmaster@lists.debian.org.
Alternativamente, você pode registrar um relatório de bug com relação ao pseudo-pacote lists.debian.org.

Se você não conseguiu desinscrever de uma lista de discussão, por favor, inclua uma cópia de todos os cabeçalhos de uma mensagem de exemplo que você tenha recebido dessa lista em seu e-mail.

Política de publicidade da lista de discussão do Debian / Combate a Spam

O envio de qualquer tipo de e-mail em grande volume e não solicitado (também conhecido como spam) para quaisquer das listas Debian é proibido. Remetentes de tais mensagens podem ser banidos de enviar mensagens nas listas e/ou relatados para as autoridades relevantes.

Os administradores de listas do Debian fazem o melhor que podem para parar o máximo possível destes e-mails de chegarem nas listas. Num dia típico, mais de 40.000 destas mensagens são bloqueadas.

Muitas das regras que nós usamos para bloquear spammers e suas mensagens foram relatadas a nós por assinantes. Se você deseja nos ajudar na redução de spam ainda mais, sua ajuda será muito bem-vinda.
Para relatar spam apropriadamente, você precisa fazer o seguinte:

Você receberá uma resposta quando atuarmos sobre seu envio.
Por favor, tenha em mente que só atuaremos sobre mensagens/padrões de spam que foram enviadas nas últimas horas, porque não há motivo em ter regras de filtragem desatualizadas.
Além disso, por favor, não envie listas de regras pré-empacotadas que você encontrou em algum lugar. Elas muito raramente dão bons resultados nas nossas listas, porque elas recebem um tipo de tráfego bastante particular.

Não permita que quaisquer e-mails que você recebe de qualquer lista de discussão do Debian sejam enviados para um sistema de relatórios de spam automatizado. Fazer isto é frequentemente prejudicial para todos(as) os(as) usuários(as) e nos forçará a bloquear você de receber mensagens de quaisquer das listas Debian até que você prove que não fará isso novamente.

Mais esforços para reduzir o spam nas listas e no arquivo https://lists.debian.org/ podem ser encontrados em https://wiki.debian.org/Teams/ListMaster/ListArchiveSpam