Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 11 de Março de 2003

Bem-vindo à décima edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Esta parece ter sido uma grande semana no desenvolvimento do kernel do linux. Recentes trabalhos prometem fazer excitantes melhorias para usuários de Desktop. Por enquanto, a Openstuff.net recentemente lançou uma nova linha de produtos do Debian, incluindo camisetas, camisas pólo, camisas regata e malas, todos com um custo bem baixo.

Pedido de votos à eleição do DPL. O secretário do Projeto Debian postou o primeiro pedido de votos às eleições desse ano para Líder de Projeto do Debian (DPL). O mecanismo de votação utilizado ano passado, que foi relativamente bem testado, será utilizado novamente. A ordem de nomes dos candidatos no formulário foi selecionada randomicamente e os eleitores podem indicar sua preferência para cada candidato. Os votos devem ser assinados com GnuPG (ou PGP) e enviados até as 23:59:59 (UTC) do dia 29 de Março de 2003. Estatísticas constantemente atualizadas estão disponíveis.

Usando modelos traduzidos do debconf. Michael Bramer informou-nos sobre a possibilidade de utilizar modelos traduzidos do debconf que o Projeto de Tradução das Descrições do Debian mantêm. Vários idiomas são suportados e o progresso pode ser observado pelo gráfico de progresso. Michael resumiu a discussão.

Testando o GCC 3.3. Matthias Klose pediu para testarem o mais novo GNU Compiler Collection (GCC) 3.3 com aplicações realmente de produção. Antes dessa versão ser lançada, ela tem que preencher vários critérios. Os pacotes devem ser recompilados com o gcc-snapshot da instável (sid).

Lançamento agendado para a Sarge? Anthony Towns falou sobre as metas que o Debian estará encarando logo, agora que a glibc da instável (sid) migrou para a testing (sarge). Ele queria saber se o instalador do debian está aceitável, e se não, o que é necessário para tê-lo (ou algo do tipo) disponível para lançamento, e quanto tempo isso pode levar? Anthony também está procurando voluntários para ajudar com o trabalho do Gerenciador de Lançamento.

Qmail no Debian. Vincent Hillier está escrevendo um artigo que detalha o uso do qmail em sistema Debian. O documento explica o estendimento do servidor de email Qmail em numerosas situações. Nenhum conhecimento prévio do Qmail é necessário, o documento também descreve cada passo da instalação rodando POP e DNS na mesma máquina.

Compilando o kernel do Linux no Debian. Clinton De Young, autor do Passo a Passo eloqüente de Instalação do Debian 3.0, escreveu agora o Guia eloqüente para Atualização e Compilação de seu Kernel do Debian. Esse artigo guia mesmo os usuário novatos através dos passos de baixar, configurar, compilar e instalar o kernel do Linux. Ele inclui a discussão de assuntos como suporte a som, ext3 jornalado e gravação de CD.

Instalando o Debian num Compaq Proliant. ODebianHelp trouxe um artigo que discute a instalação do Debian 3.0 (woody) num Compaq Proliant ML370 G3 com dois processadores Intel Xeon 2.8 GHz e 2 GB de RAM. Ele explica quais drivers são necessários e como garantir que todo o hardware foi reconhecido e está funcionando corretamente.

Características de Acessibilidade no Debian. Um usuário no DebianHelp explicou que ele é paralítico e usa as características de acessibilidade de sistemas operacionais proprietários, incluindo teclas contrárias e teclas mouse para gerenciar a modificação de teclas pressionadas e usar o teclado numérico como controlador do mouse. Ele queria saber que tipo de características de acessibilidade que o Debian fornece. Os leitores apontaram para o Howto de Acessibilidade Linux e as características de acessibilidade do GNOME e KDE3.

Debian num computador de baixo custo Lindows/Microtel. Paul M. Foster explicou como ele converteu um computador de baixo custo com o Lindows do Wal-Mart em um sistema totalmente Debian. Primeiramente Paul tirou o Lindows do disco rígido e instalou o Debian 3.0 (woody). Entretanto, depois de experimentar várias incompatibilidades de hardware, ele atualizou para a testing (sarge) para resolver esses problemas.

Gerando gráficos de repositórios privados com woody. Brian May criou um script perl que compara o arquivo de fontes de um repositório Debian e um repositório privado. A saída do script lista as ligações para produção de um gráfico vcg que mostra as dependências de construção para o repositório privado. O gráfico mostra quais pacotes estão desatualizados, e a ordem na qual eles devem ser reconstruídos. Por exemplo, o gráfico pode mostrar que apesar do acl estar desatualizado o attr pode ser reconstruído primeiro porque o acl depende do attr.

Trazendo o código LZW de volta ao Debian. Drew Scott Daniels queria saber sobre o melhor caminho de aproximar a expiração pendente da patente de proteção do algoritimo LZW. Ele gostaria de encontrar quais pacotes tiveram, tem, ou podem se beneficiar com o uso do código LZW. Ele propôs fazer um arquivamento em massa de erros para encorajar o uso desse código, particularmente para aqueles pacotes que removeram intencionalmente o código LZW.

Pacotes de detecção de Hardware no Debian. Rick Moen, Dave Bechtel e Heather Stern do Linux Gazette Answer Gang recentemente discutiram sobre os pacotes de detecção de hardware do Debian. Eles responderam questões sobre o kudzu e discutiram os numerosos pacotes de reconhecimento de hardware do Debian. Rick integrou as informações sobre o reconhecimento de hardware em sua página de Dicas do Debian .

Dependências no Repositório do Debian. Osamu Aoki (青木 修) pensa que uma medida da importância de um pacote Debian e o número de outros pacotes que dependem dele. Sua pesquisa mostrou que 88% dos pacotes tem dependências com no mínimo 6 outros pacotes. Fábio Massimo Di Nitto apontou que as estatísticas negligenciam estados essenciais dos pacotes e Anthony Towns notou que alguns pacotes são menos dependentes, mas igualmente importantes porque fornecem a mesma função, como um mail-transport-agent (agente transportador de email).

Usando Udebs para mais do que a instalação. Branden Robinson perguntou sobre usar udebs para mais do que somente o instalador, por exemplo em ambientes com poucos recursos. Glenn McGrath explicou que do ponto de vista de formato de arquivo udebs é a mesma coisa que debs, exceto que udebs podem ser menores pois não tem que incluir tudo que é requerido pela política de pacotes do Debian. Devemos pensar em udebs como módulos carregáveis dinamicamente do instalador, e não como um verdadeiro pacote Debian.

GNU/Linux Baseado em Debian para PlayStation 2. OxRhino lançou o BlackRhino para o Sony PlayStation 2 (PS2). O BlackRhino é um sistema operacional GNU/Linux baseado no Debian. Ele contem mais de 1.200 pacotes para ajudar na criação de programas para o PS2 e requer o Kit PS2 Linux da Sony, que é vendido por $US199.

Novo pacote experimental do PPP. Russell Coker anunciou que ele tornou disponível um novo pacote experimental do PPP. Entre outras coisas, ele inclui o script discador de Brian May. Russell atualmente não está em condições de testar o pacote e gostaria de assistência para testá-lo. Nos próximos dois dias, Russell pretende colocar outra versão online para testes, com suporte a pppoa e então no fim de semana ele pode ter um versão para atualização com o pppoa e muitas outras coisas que o pessoal vem pedindo.

Nova apresentação do OpenLDAP 2.1. Torsten Landschoff anunciou que o primeiro pacote experimental do OpenLDAP 2.1 pronto-para-instalar está agora disponível. Uma grande quantidade de trabalho é necessário antes de uma atualização para a instável (sid), por exemplo atualizações não funcionam e a reconfiguração depende primeiramente da remoção do diretório antigo. Entretanto, a instalação parece estar funcionando e um novo diretório pode ser criado usando um scrip simples de configuração. Torsten gostaria que ele fosse testado e apreciaria um retorno, incluindo as características procuradas nos scripts finais do mantenedor.

Esclarecendo a licença da fonte GnuMICR. Eric Sandeen noticiou que existe alguma confusão envolvendo a licença do seu pacote de fonte GnuMICR. Devido a isso ele esclareceu na documentação que o pacote é licenciado sob a licença GNU Licença Pública Geral (GPL). Branden Robinson apontou que existem algumas incertezas na documentação que parecem sugerir restrições além da GPL. Ele pensa que é melhor simplesmente indicar quais arquivos são o código 'fonte' e qual é a 'forma executável' das fontes.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 176 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor ajude-nos a criar essa newsletter! Várias pessoas já estão submetendo artigos, mas ainda necessitamos de escritores voluntários que os preparem. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como ajudar-nos. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black, Andre Lehovich, Manolo Romero e Martin 'Joey' Schulze.