Notícias Semanais Debian - 3 de Julho de 2007

Ben vindo à sexta edição deste ano da DWN, o boletim da comunidade Debian. Ulrich Hansen criou um conjunto de capas para CDs e DVDs com boa aparência para o recém-lançado Debian GNU/Linux 4.0. Roland Mas anunciou que o Alioth foi atualizado para o etch. Kurt Gramlich anunciou um encontro de jovens Skolelinux de 20 a 26 de julho em Chemnitz, Alemanha.

Chamado por artigos para LVEE-2007. Vlad Shakhov chamou por artigos e palestrantes para o próximo encontro Linux Vacation/Eastern Europe (LVEE). O evento ocorrerá de 14 a 17 de junho próximo a Hrodna, Bielorrússia. O objetivo da conferência é propiciar uma troca aberta de idéias e experiências entre desenvolvedores e usuários, dando-lhes a oportunidade de estabelecer contatos pessoais. Pede-se a participantes e palestrantes que apliquem-se até 1o. de junho.

Entrevistas com Sam Hocevar. O novo líder do projeto Debian foi entrevistado por itwire e linux.com. Sam expressou seu desejo de focar-se em aspectos sociais, como melhorar as comunicações internas, trabalho em equipe e motivar os desenvolvedores do Ubuntu a contribuírem ao Debian. Sobre a discussão da GPLv3, ele disse que a maioria dos softwares GPLv2 do Debian já são compatíveis com a GPLv3 e que usar a GPLv3 no Debian causaria ainda mais incompatibilidades de licença.

Coleção de Arte Debian. André Luiz Rodrigues Ferreira anunciou o site web Debian Art. Seu propósito é criar um repositório para trabalhos de arte de alta qualidade, como papéis de parede, telas splash, ícones, logos, screenshots e sons de sistema que podem ser livremente usados para KDE, GNOME, Xfce ou camisetas e etiquetas. Estes trabalhos contribuídos pelos usuários podem ser incluídos nas próximas versões do Debian.

Removendo o PHP4. Sean Finney anunciou que o PHP4 será removida da instável (unstable), e conseqüentemente da teste (testing). Sean preparou uma página wiki para dar informações detalhadas sobre pacotes que dependem do PHP4 e acompanhar seu progresso. Ele pediu aos respectivos mantenedores que corrijam seus pacotes para evitar um envio de bugs em massa.

Resultados do encontro da Equipe de Lançamento. Andreas Barth resumiu o encontro da equipe de lançamento que ocorreu em Jülich, Alemanha. Uma revisão do processo de lançamento do etch levou à simplificação dos objetivos de lançamento para a próxima versão, lenny. Notas sobre o status da qualificação de arquiteturas serão publicadas a cada dois meses, e informações sobre o lançamento devem ser enviadas mais regularmente. O relatório também possui uma estimativa de calendário de lançamento que planeja a próxima versão para a segunda metade de 2008.

Melhorando a Equipe de Lançamento. Luk Claes chamou por novos assistentes de lançamento para o ciclo de lançamento do lenny para distribuir melhor o trabalho entre eles. Assistentes precisam já ter feito controle de qualidade para o Debian, ter muito tempo livre para usar no trabalho do lançamento, ter uma boa compreensão de várias linguagens de script e compreender que eles farão principalmente trabalhos básicos, sem qualquer autoridade sobre o lançamento.

Lembretes para problemas graves. Lucas Nussbaum anunciou que irá enviar mensagens para mantenedores de pacotes com problemas sérios uma vez por mês. Quando um bug crítico ao lançamento está aberto por mais de 30 dias, ou quando o pacote ainda não tiver migrado para a teste (testing), o mantenedor será informado sobre os problemas.

Sub-Conferência Debian FrOSCon. Martin Zobel-Helas chamou por trabalhos para uma sub-conferência Debian na FrOSCon deste ano, que ocorrerá em 25 e 26 de agosto em St. Augustin, Alemanha. Além da sala dos desenvolvedores, o projeto também cuidará de um estande na área de exibição.

Vulnerabilidades de formatação de string no Debian. Karl Chen e David Wagner apresentaram uma análise sobre vulnerabilidades de formatação de string na distribuição sarge para a Oficina ACM SIGPLAN na Linguagens de programação e Análises para Segurança que ocorreu 14 de junho em San Diego, EUA. As ferramentas marcaram mais de 1.500 pacotes potencialmente inseguros, dos quais 87 foram determinados como tendo bugs de formatação de string reais.

Backportes para o Debian Etch. Alexander Wirt anunciou a disponibilidade de backportes para o etch. Os pacotes devem estar disponíveis na distribuição teste (testing), conter recursos novos e importantes e deve haver demanda dos usuários por eles. Os backportes para o sarge ainda são suportados e pode ser necessário removê-los antes do sistema ser atualizado para o etch.

Transição para GCC 4.2. Martin Michlmayr chamou por desenvolvedores interessados em ajudar com a transição para GCC 4.2 para enviar os pacotes e inspecionar falhas de construção. Durante o desenvolvimento do GCC 4.2, todo o repositório Debian foi recompilado regularmente com snapshots de desenvolvimento do GCC para garantir um compilador confiável.

Status de construção de pacotes. Sergei Golovan questionou sobre o significado do estado uploaded. Goswin von Brederlow explicou que este significa que o daemon de construção recebeu o arquivo changes assinado e fez o envio do pacote para a fila incoming. Quando este estado não se altera por algum tempo, algo deu errado. O administrador do buildd tem que enviar o pacote novamente ou retorná-lo para uma reconstrução.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável (unstable) recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 58 pacotes tornaram-se órfãos desde a última edição e precisam de novos mantenedores. Seguem abaixo alguns destes pacotes. Isto totaliza 409 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Thomas Bliesener, Y Giridhar Appaji Nag e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Felipe Augusto van de Wiel.