Alerta! Esta tradução está muito desatualizada, por favor leia o original.
Documentação
Uma parte importante de qualquer sistema operacional é a documentação, os manuais técnicos que descrevem o uso e funcionamento dos programas. Como parte de seus esforços para criar um sistema operacional livre de alta qualidade, o Projeto Debian está se esforçando para fornecer a todos os seus usuários documentação apropriada em uma forma facilmente acessível.
Início rápido
Se você é novato no Debian, nós recomendamos que comece lendo primeiro:
Tenha estes à mão quanto fizer sua primeira instalação Debian, eles provavelmente responderão a várias questões e te ajudarão a trabalhar com seu novo sistema Debian. Posteriormente você pode querer ir para:
- Referência Debian
- Notas de Lançamento, para pessoas que estão fazendo uma atualização
- Wiki do Debian, uma boa fonte de informação para os recém chegados
Finalmente, certifique-se de imprimir e ter em mãos o Cartão de Referência Debian GNU/Linux, uma listagem dos mais importantes comandos para sistemas Debian.
Há uma quantia razoável de outras documentações listadas abaixo.
Tipos de documentação
A maior parte da documentação incluída no Debian foi escrita para o GNU/Linux em geral. Há também alguma documentação escrita especificamente para o Debian. Esses documentos vêm nas categorias básicas abaixo:
Manuais
Os manuais lembram livros, porque eles descrevem tópicos importantes compreensivelmente.
Manuais específicos do Debian
Manuais do usuário
Manuais do desenvolvedor
- Manual de Políticas Debian
- Referência do Desenvolvedor Debian
- Guia dos Novos Mantenedores Debian
- Introdução ao empacotamento Debian
- Sistema de Menu Debian
- Introdução à i18n
Manuais diversos
A lista completa de manuais do Debian e outros documentos pode ser encontrada nas páginas web do Projeto de Documentação Debian.
Há também vários manuais escritos para o Debian GNU/Linux orientados para os usuários, disponíveis como livros impressos.
Manuais para o GNU/Linux em geral
Alguns dos documentos e manuais mais populares do GNU/Linux são Linux Installation and Getting Started, Linux User's Guide, Network Administrator's Guide, System Administrator's Guide, e outros.
A documentação do Linux é coordenada pelos esforços do Linux Documentation Project (LDP). Você pode encontrar o conjunto completo de manuais LDP na página web deles, além de muitos outros documentos, tanto em forma eletrônica quanto impressa.
HOWTOs
Os documentos HOWTO, como diz o nome deles, descreve como fazer alguma coisa, e eles normalmente cobrem um assunto mais específico.
Alguns dos HOWTOS mais importantes do Linux:
- Hardware Compatibility HOWTO,
- Unix and Internet Fundamentals HOWTO,
- Filesystems HOWTO,
- Configuration HOWTO,
- Networking HOWTO,
- e muitos outros.
FAQs
FAQ significa frequently asked questions (perguntas feitas freqüentemente). Um FAQ é um documento que responde a essas perguntas.
O FAQ do Linux contém informações sobre o GNU/Linux em geral.
Perguntas relacionadas especificamente ao Debian são respondidas no FAQ do Debian. Também há separado um FAQ sobre as imagens de CD/DVD do Debian.
Por favor, veja o índice de FAQs do LDP para mais informações.
Outros documentos menores
Os documentos seguintes incluem instruções mais rápidas e pequenas:
- páginas de manual
- Tradicionalmente, todos os programas Unix são documentados com páginas de manual, manuais de referência estão disponíveis através do comando man. Eles normalmente não são para novatos. Você pode buscar e ler as páginas de manual disponíveis no Debian em http://manpages.debian.net/.
- arquivos info
- Muitos programas GNU são documentados através de arquivos info ao invés de páginas de manual. Esses arquivos incluem informação detalhada sobre o programa, opções e exemplos de uso e estão disponíveis através do comando info
- arquivos README variados
- Os arquivos leia me são comuns também — eles são arquivos de texto simples que descrevem um item único, normalmente um pacote. Você pode achar muitos deles nos subdiretórios de /usr/share/doc em seu sistema Debian. Cada pacote de software tem um subdiretório com seus próprios arquivos leia me ("read me"), e pode também incluir exemplos de configuração. Note que, para programas grandes, a documentação é normalmente fornecida em um pacote separado (de mesmo nome do pacote original, mas terminando com -doc).
- cartões de referência rápida
-
Cartões de referência rápida são resumos bem curtos de um certo (sub)sistema. Usualmente, um cartão de referência fornece os comandos mais usados em uma única folha de papel. Algumas coleções e cartões de referência notáveis incluem:
- Cartão de Referência Debian GNU/Linux
- Esse cartão, que pode ser impresso em uma única folha de papel, fornece uma lista dos comandos mais importantes e é uma boa referência para novos usuários do Debian que querem se familiarizar com eles. É necessário, pelo menos, um conhecimento básico de computadores, arquivos, diretórios e linha de comando. usuários novatos podem querer ler primeiro a Referência Debian.
- refcards.com
- Uma coleção de cartões de referência rápidos voltados principalmente para Software de Código Fonte Aberto e Livre
- Cartões de Referência Rápidos
- Uma coleção de cartões de referência rápidos para os programas e linguagens de programação mais populares
Se você conferiu os recursos acima e ainda não achou respostas para suas perguntas ou soluções para os seus problemas sobre o Debian, dê uma olhada na nossa página de suporte.
