Product SiteDocumentation Site

8.7. Configuração da Impressora

A configuração de impressora geralmente causava muitas dores de cabeça para administradores e usuários. Essas dores de cabeça são agora quase que uma coisa do passado, obrigado ao cups, o servidor de impressão usando o protocolo IPP (Internet Printing Protocol).
Esse programa é dividido em vários pacotes Debian: cups é o servidor de impressão central; cups-bsd é uma camada de compatibilidade que permite o uso de comandos a partir do daemon do sistema de impressão BSD tradicional (comandos lpd, lpr e lpq, etc.); cups-client contém um grupo de programas para interagir com o servidor (bloquear ou desbloquear uma impressora, ver ou apagar trabalhos de impressão em execução, etc.); e finalmente, cups-driver-gutenprint contém uma coleção de drivers de impressora adicionais para o cups.
Após a instalação desses diferentes pacotes, cups é facilmente administrado através da interface web acessível pelo endereço local: http://localhost:631/. Lá você pode adicionar impressoras (incluindo impressoras na rede), remover, e administrá-las. Você também pode administrar o cups com a interface gráfica fornecida pelo ambiente de área de trabalho. Finalmente, existe também a interface gráfica system-config-printer (a partir do pacote Debian de mesmo nome).