Product SiteDocumentation Site

13.5. Navegadores Web

Epiphany, o navegador web da suíte GNOME, usa o mecanismo de exibição WebKit desenvolvido pela Apple para seu navegador Safari. O pacote relevante é o epiphany-browser.
O Konqueror, o gerenciador de arquivos do KDE, também se comporta como um navegador web. Ele usa o motor de renderização KHTML, específico do KDE; o KHTML é um excelente motor, como comprovado pelo fator de que o WebKit da Apple é baseado no KHTML. O Konqueror está disponível no pacote konqueror.
Usuários não satisfeitos por nenhuma das opções acima podem usar o Iceweasel. Esse navegador, disponível no pacote iceweasel, usa o renderizador Gecko do projeto Mozilla, com uma fina e extensível interface por cima.
O navegador web Iceweasel

Figura 13.7. O navegador web Iceweasel

Por último, mas não menos importante, o Debian também contém o navegador web Chromium (disponível no pacote chromium-browser). Esse navegador é desenvolvido pelo Google em um ritmo tão rápido que manter uma única versão dele por toda a vida útil do Debian Jessie é pouco provável de ser possível. Seu propósito claro é fazer os serviços web mais atrativos, tanto otimizando a performance do navegador, quanto incrementando a segurança do usuário. O código livre que dá poderes ao Chromium também é usado pela sua versão proprietária chamada de Google Chrome.