Doações para a Software in the Public Interest

Doações de dinheiro

O nome de nosso projeto é Debian, e a distribuição que nós criamos se chama Debian. De forma a lidar com doações em dinheiro, nós criamos uma corporação sem fins lucrativos, chamada Software in the Public Interest.

Embora tenha sido criada por voluntários de todo o mundo, a Debian tem despesas que foram, por um longo tempo, pagas com o dinheiro de uns poucos desenvolvedores. Essas despesas incluem o registro do domínio debian.org, a gravação de CDs para o teste de novas versões, despesas com viagens e hospedagem para a presença em conferências, etc.

Muitas das doações até hoje têm sido de usuários agradecidos. Enquanto que todas as doações são bem-vindas, espera-se que especialmente as empresas que ganham dinheiro com Debian (fabricantes de CDs, empresas de suporte, ou até mesmo empresas que se valem do Debian para operações diárias) contribuam com uma porcentagem de seus lucros para ajudar a fazer do Debian o melhor SO possível.

Se você gostaria de fazer uma doação monetária para a Debian, veja a página de doações à SPI. Certifique-se de especificar que o dinheiro é para uso da Debian. Como a SPI é uma organização sem fins lucrativos, nós podemos dar recibos para fins de descontos de impostos.

Para algumas partes do mundo pode ser mais fácil fazer uma doação para uma das organizações parceiras da Software in the Public Interest (verifique a página de doações da SPI para informações atuais:

Doações de equipamento e serviços

Visto que o orçamento com que a Debian opera é pequeno não é possível para a Debian no momento comprar e manter seus próprios computadores e conexões de rede. Nós, portanto, contamos com a doação de equipamentos e serviços de empresas e universidades para manter a Debian conectada ao mundo.

Se sua empresa possui máquinas paradas ou equipamento (discos rígidos, controladoras SCSI, placas de rede, etc) sobrando, por favor, considere a possibilidade de doá-los à Debian. Contate nosso representante das doações de hardware para detalhes.

A Debian mantém uma lista de hardware que é procurado para vários serviços e grupos dentro do projeto.


A seguir estão as listas das organizações que têm feito doações de equipamentos ou serviços à Debian: