Razões para escolher o Debian

Existem muitos motivos para escolher o Debian como seu sistema operacional – como usuário(a), desenvolvedor(a) e até mesmo em ambientes corporativos. A maioria dos(as) usuários(as) aprecia a estabilidade e os processos de atualização suaves dos pacotes e de toda a distribuição. O Debian também é amplamente usado por desenvolvedores(as) de software e hardware porque roda em várias arquiteturas e dispositivos, oferece um rastreador público de bugs e outras ferramentas para desenvolvedores(as). Se você planeja usar o Debian em um ambiente profissional, há benefícios adicionais como versões LTS e imagens cloud.

Debian para usuários(as)

O Debian é software livre
O Debian é feito de software livre e de código aberto, e sempre será 100% livre. Livre para qualquer pessoa usar, modificar e distribuir. Esta é nossa principal promessa para nossos(as) usuários(as). Ele também é livre de custo.
O Debian é estável e seguro
O Debian é um sistema operacional baseado no Linux para uma ampla variedade de dispositivos, incluindo laptops, desktops e servidores. Fornecemos uma configuração padrão razoável para cada pacote, bem como atualizações de segurança regulares durante a vida útil dos pacotes.
O Debian tem um vasto suporte a hardware
A maior parte do hardware é suportado pelo kernel Linux, o que significa que o Debian também irá suportá-lo. Se necessário, drivers proprietários para hardware estão disponíveis.
O Debian fornece um instalador flexível
Nosso Live CD é útil para todas as pessoas que desejam experimentar o Debian antes de instalá-lo. Ele também inclui o instalador Calamares que torna fácil instalar o Debian a partir do sistema live. Usuários(as) mais experientes podem usar o instalador Debian com mais opções de ajuste fino, incluindo a possibilidade de usar uma ferramenta de instalação de rede automatizada.
O Debian fornece atualizações suaves
É fácil manter nosso sistema operacional atualizado, se você deseja atualizar para uma versão completamente nova ou apenas atualizar um único pacote.
O Debian é a base para muitas outras distribuições
Muitas distribuições Linux populares, como Ubuntu, Knoppix, PureOS ou Tails, são baseadas no Debian. Fornececemos todas as ferramentas para que qualquer pessoa possa estender os pacotes de software a partir do repositório Debian, com seus próprios pacotes se necessário.
O projeto Debian é uma comunidade
Qualquer pessoa pode fazer parte da nossa comunidade; você não precisa ser um(a) desenvolvedor(a) ou um(a) administrador(a) de sistema. O Debian tem uma estrutura de governança democrática. Como todos(as) os(as) membros(as) do projeto Debian possuem direitos iguais, o Debian não pode ser controlado por uma única empresa. Nossos(as) desenvolvedores(as) estão em mais de 60 países, e o Debian é traduzido para mais de 80 idiomas.

Debian para desenvolvedores(as)

Várias arquiteturas de hardware
O Debian oferece suporte a uma longa lista de arquiteturas de CPU, incluindo amd64, i386, várias versões de ARM e MIPS, POWER7, POWER8, IBM System z e RISC-V. O Debian também está disponível para arquiteturas de nicho.
IoT e dispositivos embarcados
O Debian roda em uma ampla variedade de dispositivos, como o Raspberry Pi, variantes do QNAP, dispositivos móveis, roteadores domésticos e muitos computadores de placa única (SBC - Single Board Computers).
Grande número de pacotes de software
O Debian tem um grande número de pacotes (atualmente na versão estável - stable: 59000 pacotes) que usam o formato deb.
Versões diferentes
Além da versão estável (stable) do Debian, você pode instalar versões mais novas dos softwares usando as versões teste (testing) ou instável (unstable).
Rastreador de bugs público
Nosso sistema de rastreamento de bugs (BTS - Bug Tracking System) do Debian está disponível publicamente para todas as pessoas por meio de um navegador web. Não escondemos nossos bugs de software, e você pode facilmente enviar novos relatórios de bug ou participar das discussões.
Políticas do Debian e ferramentas para desenvolvedores(as)
O Debian oferece software de alta qualidade. Para aprender mais sobre nossos padrões, leia a política que define os requisitos técnicos para cada pacote incluído na distribuição. Nossa estratégia de integração contínua envolve o Autopkgtest (executa testes em pacotes), o Piuparts (testa instalação, atualização e remoção) e o Lintian (verifica os pacotes em busca de inconsistências e erros).

Debian para ambientes corporativos

O Debian é confiável
O Debian confirma sua confiabilidade a cada dia em milhares de cenários reais, desde um laptop de usuário(a) até aceleradores de partículas, passando pelo mercado financeiro e pela indústria automotiva. Também é popular no mundo acadêmico, na ciência e no setor público.
O Debian tem muitos(as) especialistas
Nossos(as) mantenedores(as) de pacotes não apenas tomam conta do empacotamento do Debian e incorporação de novas versões de aplicativos. Frequentemente eles(as) são especialistas nos softwares originais e contribuem diretamente para o desenvolvimento desses softwares.
O Debian é seguro
O Debian tem suporte à segurança para suas versões estáveis (stable). Muitas outras distribuições e pesquisadores(as) de segurança confiam no rastreador de segurança do Debian.
Suporte de longo prazo
A versão gratuita do suporte de longo prazo (LTS - Long Term Support) estende a vida útil de todas as versões estáveis (stable) por pelo menos 5 anos. Além disso, a iniciatiava comercial LTS Estendido (Extended LTS) oferece suporte a um conjunto limitado de pacotes para além de 5 anos.
Imagens para computação em nuvem
Imagens oficiais para computação em nuvem estão disponíveis para todas as principais plataformas de nuvem. Também fornecemos as ferramentas e configurações para que você possa construir sua própria imagem personalizada para computação em nuvem. Você também pode usar o Debian em máquinas virtuais em um desktop ou em um contêiner.