Alerta! Esta tradução está muito desatualizada, por favor leia o original.

Espelhos do Debian

O Debian é distribuído por todo o mundo usando os espelhos (em inglês) para fornecer aos usuários um melhor acesso aos nossos repositórios e reduzir a carga nos nossos servidores.

É feito espelho nos seguintes respositórios do Debian:

Pacotes do Debian (debian/)
O repositório de pacotes do Debian -- inclui uma grande quantidade de pacotes .deb, os materiais de instalação e os fontes.
Veja a lista de espelhos do Debian que incluem o repositório debian/.
Imagens de CD (debian-cd/)
O respositório de imagens de CD: arquivos jigdo e arquivos de imagem ISO.
Veja a lista de espelhos do Debian que incluem o repositório debian-cd/.
Distribuições antigas (debian-archive/)
O arquivo de antigas versões lançadas do Debian.
Veja Arquivos de Distribuição para maiores informações.

Antes do Debian 3.1, também existia um repositório de pacotes Non-US (debian-non-US/) que incluía pacotes Debian que não podiam ser distribuídos nos Estados Unidos por causa de patentes de software ou uso de criptografia. Estes pacotes foram incorporados no repositório principal (main) do Debian 3.1 e o repositório non-US está descontinuado.

Informações dos responsáveis pelos espelhos

Os espelhos do Debian são mantidos por voluntários, então se você estiver em condições de doar espaço em disco e uma conexão, crie um espelho e contribua para tornar o Debian mais acessível.

Veja as páginas em configurando um espelho do repositório Debian para mais informações sobre os métodos de espelhamento, como fazer espelhos parciais, quando espelhar e outras informações.

Você pode fazer um espelho de um repositório Debian em parte ou como um todo — verifique o tamanho do espelho.

Você pode manter seu espelho privado, mas muitas pessoas optam por adicionar seu espelho em nosso banco de dados, o qual contém informações sobre todos espelhos Debian. Este é um bom caminho para tornar um espelho conhecido, já que os usuários podem vê-lo na lista de espelhos. Sua organização também é mencionada na página web de patrocinadores do espelho.

Se ainda não existe um espelho oficial do Debian em seu país, e seu espelho tem uma largura de banda boa, você pode querer que ele se torne um espelho oficial.

Há duas listas de discussão públicas sobre os espelhos Debian, debian-mirrors-announce e debian-mirrors. Nós encorajamos todos os responsáveis por espelhos a se inscreverem na lista de anúncios, pois ela será usada para quaisquer anúncios importantes. Esta lista é moderada e receberá somente uma quantidade pequena de tráfego. A segunda lista tem como propósito discussões gerais e é aberta a todos.

Os espelhos Debian possuem arquivos de timestamp que usamos para determinar como os mesmos têm sido atualizados. Aqui estão algumas estatísticas que os responsáveis de espelho fornecem:

Se você tem alguma questão que não foi respondida nesta página, pode nos contatar em mirrors@debian.org.