Alerta! Esta tradução está muito desatualizada, por favor leia o original.

Distribuições de Software Baseadas no Debian

Há algumas distribuições baseadas no Debian. Alguns usuários podem querer dar uma olhada nestas distribuições além das versões oficiais do Debian, por uma variedade de motivos (melhor suporte de localização, suporte a hardwares específicos, instalação simplificada, etc).

O Debian dá as boas vindas e encoraja qualquer organização que queira desenvolver novas distribuições baseadas no Debian. No entanto, no espírito do Contrato Social do Debian, nós pedimos que estas contribuam seus trabalhos a distribuição principal de modo que todos os usuários possam se beneficiar dos melhoramentos.

As seguintes distribuições são baseadas no Debian (em ordem alfabética, não cronológica). Esta lista está longe de ser completa e pode estar desatualizada, se você encontrar dados inexatos, quiser contribuir com informações ou adicionar uma distribuição não listada aqui, por favor nos contate.

Nota: para mais informações detalhadas sobre estas distribuições incluindo datas de lançamento, conteúdos e revisões, por favor, visite http://www.distrowatch.com/.

As seguintes distribuições foram baseadas no Debian mas não estão mais ativas ou não estão mais disponíveis:

Adamantix

O projeto Adamantix tem por objetivo criar uma plataforma Linux altamente segura, porém usável. Para atingir este objetivo, o projeto irá usar soluções de segurança disponíveis atualmente para Linux (como patches para o kernel, patches para compiladores, programas e técnicas relacionadas a segurança) e uní-las em uma plataforma Linux altamente segura.

APLINUX

O APLINUX foi uma distribuição baseada no Debian GNU/Linux exclusivamente voltada para servidores web, servidores DNS e servidores de e-mail. Seu principal objetivo era automatizar as tarefas de instalação e configuração do sistema, a fim de alcançar o máximo em confiabilidade, estabilidade e segurança.

Collax

Collax (antes conhecido como BenHur) é um servidor appliance baseado no Debian. Ela provê um firewall, servidor de e-mail com proteção antivírus, servidor de de fax, gateway VPN, servidor SMS, proxy web e funcionalidades de acesso remoto (RADIUS).

Leia seus dados para mais informações.

Corel Linux

A Corel desenvolveu uma distribuição baseada em Debian distribuída com seu WordPerfect e outros softwares Corel. A Corel escolheu o Debian por quê ...ele encaixa-se com a base de clientes existente da companhia e com a missão Linux. O Debian tem uma legislação sólida, uma forte base internacional de desenvolvedores e um grande período de testes como descrito em sua FAQ (que não está mais disponível). Ela foi lançada em novembro de 1999, depois de uns poucos betas públicos. Isto abriu alguma discussão devido ao fato que a Corel elegeu o KDE como sua interface gráfica, é as questões de licença do KDE não haviam sido corrigidas dentro do Debian. Três versões diferentes foram publicadas de 1999 até o fina do ano 2000. No entanto, no ano 2001 ela anunciou sua intenção de descontinuar a distribuição Linux.

O Corel Linux era disponível em http://linux.corel.com/. Usuários que quiserem atualizar para versões mais novas do Debian podem usar, como um guia, o micro-howto Corel para Debian publicado em listas de discussão de suporte do Debian.

No entanto, depois de tudo ele foi licenciado para uma nova companhia chamada Xandros Corporation http://www.xandros.net/ (veja o comunicado a imprensa), uma companhia que inclui alguns dos desenvolvedores e arquiteturas do Corel Linux original. Leia mais sobre Xandros.

Damn Small Linux

Damn Small Linux é um live CD de 50M baseado no Knoppix direcionado para o uso desktop em hardwares fracos.

Debian JP

Debian JP é um esforço da comunidade com a intenção de prover uma distribuição baseada em Debian orientada a usuários finais japoneses. Melhoramentos incluem a internacionalização da distribuição Debian, com todas as alterações sendo posteriormente contribuídas ao projeto principal. O projeto começou distribuindo um conjunto de pacotes para a distribuição Hamm e agora provê CDs baseados em versões oficiais.

O Debian JP pode ser obtido nas Páginas Debian JP (a maioria em japonês).

Demolinux

Demolinux é uma distribuição que permite ao usuário rodar o Linux sem instalação, particionamento do disco e questões relacionadas, uma vez que ela funciona de um CD-ROM inicializável. Ela inclui os ambientes GNOME e KDE, Enlightenment, StarOffice, vários jogos, ferramentas de desenvolvimento, e um conjunto completo de utilitários. Ela é provavelmente a melhor distribuição para usar se você deseja dar uma chance ao Linux e ver como ele funciona e o que ele pode lhe oferecer.

Ele é baseado no Debian desde a versão 2.0 (a versão 3.0 também é baseada no Debian).

A distribuição está disponível em http://www.demolinux.org/. Imagens de CD podem ser obtidas em http://www.demolinux.org/DOWNLOAD/ (mas primeiro tente algum dos espelhos).

ESware Linux

ESware Linux 365 foi uma distribuição comercial espanhola que apareceu em 2001 (versões anteriores eram derivadas de outras distribuições GNU/Linux ao invés do Debian). Ela incluía 7 CDs (incluindo StarOffice e algumas outras ferramentas não-livres) e 1 CD de fontes, além de quatro manuais em espanhol. A instalação (ela tinha uma instalação gráfica, uma somente texto e uma remota baseada em web) era em espanhol e provê detecção automática de hardware.

Gibraltar

Gibraltar é um projeto que tenta produzir um pacote roteador e firewall inicializável diretamente do CD-ROM (ele pode ser instalado no disco rígido também). Há uma versão comercial (com uma interface web proprietária) e uma versão livre. Mais informações estão disponíveis em http://www.gibraltar.at/.

Impi Linux

Impi Linux foi uma distribuição Linux sul-africana baseada no Debian (e Knoppix). Ela foi criada a partir do melhor software disponível no mundo do código livre, para dar aos usuários sul-africanos um sistema operacional estável, livre de vírus e com bom custo para negócios. Ela tinha como foco prover um sistema desktop de escritório. Mais informação disponível em: http://www.impi.org.za/

Linex

Linex é uma distribuição baseada no Debian sendo desenvolvida pelo governo regional de Extremadura (Espanha). O objetivo principal é migrar todos os sistemas de computador, de escritórios do governo à negócios e escolas para o Linux. Leia o comunicado oficial à imprensa (também disponível em inglês).

A Linex chamou muita atenção não apenas de jornais não-espanhóis como o Washington Post, mas até mesmo do Parlamento Europeu, onde ela foi apresentada em várias ocasiões, a última delas no encontro anual do Comitê das Regiões da Europa (notícia enviada em fevereiro de 2003 aqui ou aqui, somente em espanhol).

Mais informações sobre o Linex estão disponíveis em http://www.linex.org (somente espanhol). Ele também pode ser obtido em http://www.linex.org/sources/linex/debian/pool/ ou usando apt adicionando a seguinte linha ao seu sources.list:

deb http://www.linex.org/sources/linex/debian woody linex gnome2

Linuxin

Linuxin é uma distribuição baseada no Debian GNU/Linux 3.0 (woody) e orientada ao usuário final espanhol (desktop) com uma instalação simplificada que inclui auto detecção de hardware e uma pequena seleção de pacotes direcionada a usuários com pouca experiência. Todas as alterações são distribuídas sob a GPL e alguns dos melhoramentos provavelmente serão utilizados no projeto Debian principal.

As imagens de CD também provêem um sistema de arquivos live, assim eles podem ser usados como CDs de demonstração (como o Demolinux). No entanto, alguns programas podem não funcionar devido as limitações do RAMdisk.

Imagens de CD podem ser obtidas no site principal (todo o conteúdo está em espanhol) em http://linuxin.paislinux.net/ ou em http://jucar.aig.uc3m.es/linuxin/ (provavelmente maior largura de banda).

Morphix

Morphix é projetado como um framework para criar e personalizar cds live facilmente, com vários módulos para propósitos diferentes. Baseado no Debian e no KNOPPIX, ele dá ênfase a facilidade de uso, facilidade de instalação e, graças ao Debian e ao apt, facilidade de atualização. Assim sendo, ele é híbrido: a facilidade de um cd live regular, e um bom modo de colocar uma instalação Debian em seu disco rígido. Ele contém alguns drivers não-livres (driver da nvidia), que pode ser escolhido no momento do boot, mas estes podem ser desabilitados para compatibilidade total com o Debian.

Além do instalador personalizado de código aberto, as pessoas por trás do Morphix são ativas na criação de várias ferramentas extras e aplicações para aumentar a utilidade do Morphix para usuários novos. Estas ferramentas também estão licenciadas sob a GPL.

RAYS LX

RAYS LX é uma distribuição desktop baseada no Debian sarge e sid e direcionada para o mercado chinês. RAYS LX possui um instalador gráfico (baseado no novo debian-installer), ferramentas de configuração GUI, uma seleção simplificada das melhores aplicações para desktop, e métodos de entrada em chinês populares, tudo projetado para melhorar a experiência com o desktop. A distribuição tem adotado um modelo de desenvolvimento aberto, que conduz seu desenvolvimento no site da comunidade OpenRAYS.

Stonegate

Stonegate é uma firewall de alta disponibilidade com rede privada virtual (VPN) e capacidades de balanço de carga. Estas capacidades são código fechado (proprietárias) mas a base do sistema operacional (mesmo se isto não é muito publicado) é o Debian GNU/Linux.

Storm Linux

Storm foi uma distribuição baseada no Debian GNU/Linux que apareceu em 1999 (o primeiro alfa foi lançado em julho). No entanto, a fabricante, Stormix Technologies, entrou em falência em 2001 (mais informações sobre isto na Newsforge). O Storm Linux recebeu algumas boas análises mas a distribuição não está mais disponível.

Storm era disponível no site Storn Linux da Stormix Technologies, http://www.stormix.com/ (que não está mais disponível)

Ubuntu

Ubuntu é uma distribuição que começa com a amplitude do Debian e adiciona versões regulares (a cada seis meses), um foco claro no usuário e na usabilidade (ele deve Simplesmente Funcionar, TM) e um compromisso de atualizações de segurança com 18 meses de suporte para cada lançamento. O Ubuntu vem com as últimas versões do GNOME e KDE e uma seleção de software para servidor e desktop que levam a uma confortável experiência no desktop com um único CD de instalação.

O Ubuntu é patrocinado pela Canonical Ltd.

Xandros

Xandros Desktop é outra distribuição baseada no Debian para o mercado de desktops, que apareceu após o Corel Linux.

Você pode ler uma análise do Xandros 1.0 em ExtremeTech, DistroWatch e OSnews (previsão beta).