Porte ARM

Debian no ARM

Nestas páginas você vai encontrar informações sobre o esforço atual de portar o Debian GNU/Linux para a arquitetura ARM, que é geralmente encontrada em sistemas embutidos.

Estado atual

O Debian suporta completamente um porte little-endian ARM. O porte ARM EABI (armel) foi integrado no Debian, e o antigo porte (arm) está obsoleto.

Desde o nosso último lançamento, Debian GNU/Linux 6.0.9, as seguintes subarquiteturas ARM são totalmente suportadas:

Informações gerais sobre o ARM EABI

Por favor veja as notas de lançamento e o manual de instalação para mais informações.

Hardware Disponível para Desenvolvedores Debian

agnesi.debian.org (arm) e agricola.debian.org (armel) estão disponíveis para desenvolvedores Debian trabalharem no porte para ARM. A máquina possui ambientes de desenvolvimento chroot que você pode acessar com dchroot. Por favor, veja o banco de dados de máquinas para mais informações sobre essas máquinas.

Contatos

Listas de discussão

A lista de discussão para o porte ARM do Debian é debian-arm@lists.debian.org. Caso você deseje se inscrever, envie uma mensagem com a palavra subscribe como assunto para debian-arm-request@lists.debian.org. A lista está arquivada nos arquivos da lista debian-arm.

Também é uma boa ideia assinar a lista de discussão linux-arm.

IRC

Você pode nos achar no IRC em irc.debian.org no canal #debian-arm.

Pessoas

Esta é uma lista de pessoas importantes que estão atualmente envolvidas no porte ARM do Debian.

Dedicatória

Chris Rutter, que foi o coordenador do projeto e do autobuilder para o porte Debian ARM, morreu em um acidente de carro. Nós dedicamos a versão do porte ARM na distribuição Debian GNU/Linux woody em sua memória.

Agradecimentos

Estas pessoas ajudaram a tornar o porte ARM viável para o Debian: Jim Studt, Jim Pick, Scott Bambrough, Peter Naulls, Tor Slettnes, Phil Blundell, Vincent Sanders

Links

Uma página dedicada a reunir alguns links relacionados ao porte ARM.