Alerta! Esta tradução está muito desatualizada, por favor leia o original.
Portes
- Introdução
- Portes lançados
- Portes que ainda não foram lançados
- Portes não-Linux
- Vários projetos similares aos portes
Introdução
Como a maioria de vocês sabe, o Linux
é só um núcleo (kernel
). E, durante muito tempo,
o kernel Linux só funcionou nas máquinas da série x86 da Intel, desde
o 386 (há trabalho sendo feito para portar o Linux para o 286, e máquinas
anteriores. Veja o
projeto ELKS
para mais informações).
No entanto, isto deixou de ser verdade de qualquer maneira. O kernel Linux tem sido portado para uma grande e crescente lista de arquiteturas. Seguindo de perto, nós temos portado a distribuição Debian para essas arquiteturas. Em geral, este é um processo com um início lento (enquanto colocamos a libc e o ligador dinâmico para funcionar tranquilamente), e então passamos para um trabalho relativamente rotineiro, e longo, de tentar recompilar todos os nossos pacotes nas novas arquiteturas.
Debian é um sistema operacional (SO), não um kernel (na verdade, é mais do que um SO pois ele inclui milhares de aplicações). Para provar isto, nós temos nossos três primeiros portes baseados em núcleos não-Linux, listados no rodapé desta página.
Aviso: — esta é uma página em progresso. Nem todos os portes possuem páginas e a maioria está em sites externos. Estamos trabalhando para coletar informações sobre todos os portes para serem espelhadas juntamente com o site web do Debian.
Portes lançados
Os portes a seguir foram incluídos em pelo menos uma versão estável do Debian.
Intel x86 / IA-32 (i386
)
A primeira arquitetura, e não estritamente um porte. O Linux foi originalmente
desenvolvido para processadores Intel 386, por isso o nome curto. O Debian dá
suporte a todos os processadores IA-32, feitos pela Intel (incluindo toda a
série Pentium e as recentes máquinas Core Duo em modo 32-bit), AMD (K6 e todas
as séries Athlon e séries Athlon64 em modo 32-bit), Cyrix e outros fabricantes.
Devido aos ajustes do site web do Debian da visão tradicional do Linux
centrada em i386 para uma mais balanceada, quaisquer informações específicas
sobre i386 serão movidas para cá.
Motorola 68k (m68k
)
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 2.0. O porte Debian m68k funciona em uma grande variedade de computadores baseados na série de processadores Motorolo m68k — em particular, as estações de trabalho Sun3, os computadores pessoais Apple Macintosh, e os computadores pessoais Atari e Amiga.
Sun SPARC (sparc
)
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 2.1. Este porte funciona na série de estações de trabalho Sun SPARCstation, bem como alguns de seus sucessores na arquiteturas sun4.
Alpha (alpha
)
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 2.1. Um dos portes mais antigos, e bastante estável.
Motorola/IBM PowerPC (powerpc
)
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 2.2. Este porte funciona em vários modelos Apple Macintosh PowerMac e em máquina de arquitetura aberta CHRP e PReP.
ARM (arm
e armel
)
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 2.2.
Este porte funciona em vários hardwares embarcados, incluindo o NSLU2.
Armel é o sucessor mais eficiente para o porte arm
, que é compatível
com a ARM EABI.
CPUs MIPS (mips
e mipsel
)
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 3.0. O Debian está sendo portado para a arquitetura MIPS que é usada em máquinas SGI (debian-mips — big-endian) e Digital DECstations (debian-mipsel — little-endian).
HP PA-RISC (hppa
)
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 3.0. Este é um porte da arquitetura PA-RISC da Hewlett-Packard e está em um estágio avançado.
IA-64 (ia64
)
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 3.0. Este é um porte da primeira arquitetura 64-bit da Intel. Nota: este não deveria ser confundido com as últimas extensões 64-bit da Intel para os processadores Pentium 4 e Celeron, chamadas EM64T; para estes veja o porte AMD64.
S/390 (s390
)
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 3.0. Este é um porte para os servidores IBM S/390.
AMD64 (amd64
)
Lançada oficialmente pela primeira vez com o Debian 4.0. Porte para os processadores AMD64 64-bit. O objetivo é dar suporte para programas do espaço de usuário em 32-bit e 64-bit nesta arquitetura. Este porte dá suporte para os processadores Opteron, Athlon e Sempron 64-bit da AMD e processadores da Intel com suporte a EM64T, incluindo o Pentium D e várias séries Xeon e Core2.
Portes que ainda não foram lançados
Os portes a seguir nunca fizeram parte de uma versão estável do Debian mas, eventualmente, eles aparecerão em uma.
SuperH (sh
)
Um porte bem novo para processadores Hitachi SuperH.
armeb
Porte para máquinas ARM big-endian, especialmente para o Linksys NSLU2.
m32r
Porte para microprocessador RISC 32-bit da Renesas Technology.
Portes não-Linux
Debian GNU/Hurd (hurd-i386
)
O GNU/Hurd é um sistema operacional totalmente novo que é desenvolvido pelo grupo GNU. Na verdade, o GNU Hurd é o componente final que torna possível construir um SO GNU por inteiro — e o Debian GNU/Hurd será um (possivelmente o primeiro) SO GNU. O projeto atual é baseado na arquitetura i386, mas espera-se que dar suporte a outras em breve.
Debian GNU/NetBSD (netbsd-i386
e netbsd-alpha
)
Este é um porte do sistema operacional Debian, completo com apt, dpkg e espaço de usuário GNU, para o kernel NetBSD. Ele está atualmente em um estágio muito preliminar, mas como o NetBSD é um kernel que está em qualidade de produção, a usabilidade do Debian GNU/NetBSD deverá crescer rapidamente. Atualmente o Debian GNU/NetBSD para Intel x86 é o sabor mais avançado, mas há trabalho começado para dar suporte a computadores baseados em Alpha.
Debian GNU/kFreeBSD (kfreebsd-gnu
)
Este é um porte do sistema Debian GNU para o núcleo do FreeBSD. Ele ainda é um porte imaturo, no entanto é sabido que alguns desenvolvedores estão usando-o como ambiente de produção para trabalho diário.
Vários projetos similares aos portes
Embora estes esforços não sejam exatamente portes, este parecia ser um bom local para colocá-los.
Debian Beowulf
Beowulf é um substituto para alguns dos maiores mega computadores usados nos campos de ciência e matemática. Este projeto tenciona usar clusters Beowulf em máquinas Debian e interconectar as pessoas envolvidas no verdadeiro estilo bazar.
Porte ARM EABI
EABI é a nova ABI Embarcada
da ARM Ltd..
EABI é, na verdade, uma família de ABIs e uma das sub-ABIs
é a
GNU EABI para Linux.
Aviso legal: Vários dos nomes dos computadores e processadores usados acima são marcas registradas de seus fabricantes. Elas foram usadas sem permissão.
