Versões/Lançamentos Debian

O Debian sempre tem pelo menos três versões em manutenção ativa: estável (stable), testing e instável (unstable).

estável (stable)

A distribuição estável (stable) contém a última versão oficialmente lançada do Debian.

Esta é a versão de produção do Debian, a que nós primeiramente recomendamos que seja usada.

A atual distribuição estável (stable) do Debian é a versão 7, codinome wheezy. Ela foi inicialmente lançada como versão 7.0 em 4 de Maio de 2013 e sua última atualização, versão 7.4, foi lançada em 8 de Fevereiro de 2014.

testing

A distribuição testing contém pacotes que ainda não foram aceitos na versão estável (stable), mas estão na fila para tanto. A principal vantagem de usar esta distribuição é que ela possui versões mais recentes de software.

Veja o FAQ do Debian para mais informações sobre o que é testing e como ela se torna estável (stable).

A atual distribuição testing é jessie.

instável (unstable)

A distribuição instável (unstable) é onde o desenvolvimento ativo do Debian ocorre. Geralmente, esta distribuição é utilizada por desenvolvedores e por aqueles que gostam de viver no limite.

A distribuição instável (unstable) é chamada sid.

Índice dos lançamentos

As páginas web para as versões obsoletas do Debian são mantidas intactas, mas as distribuições propriamente ditas só podem ser encontradas num repositório separado.

Veja o FAQ do Debian para uma explicação de onde todos estes codinomes vêm.

Integridade dos dados nas versões

A integridade dos dados é garantida por um arquivo Release assinado digitalmente. Para garantir que todos os arquivos na versão pertençam a ela, checksums MD5 de todos os arquivos Packages são copiados dentro do arquivo Release.

Assinaturas digitais para este arquivo são armazenadas no arquivo Release.gpg, usando a versão atual da chave de assinatura do repositório.

Para a estável (stable) e estável antiga (oldstable) uma assinatura adicional é gerada usando uma chave off-line especificamente gerada para uma versão por um membro da Equipe da versão estável.