Instalando o Debian 11.9

O Debian 11 foi substituído pelo Debian 12 (bookworm). Algumas dessas imagens de instalação talvez não estejam mais disponíveis, ou talvez não funcionem mais, e recomenda-se que você instale o bookworm em vez delas.

Para instalar o Debian 11.9 (bullseye), faça o download de qualquer uma das seguintes imagens (todas as imagens de CD/DVD i386 e amd64 também podem ser usadas em pendrives):

imagem de CD netinst (geralmente 150-280 MB)

Blu-ray (via jigdo)

outras imagens (netboot, pendrive usb, etc.)

Se algum hardware em seu sistema requer que firmware não livre seja carregado com o controlador do dispositivo, você pode usar um dos arquivos tarball de pacotes de firmware comuns ou baixar uma imagem não oficial que inclui esses firmwares não livres. Instruções de como usar os arquivos tarball e informações gerais sobre como carregar um firmware durante uma instalação podem ser encontradas no guia de instalação.

netinst (geralmente 240-290 MB) não livre imagens de CD com firmware

Notas

Documentação

Se você somente lê um documento antes da instalação, leia nosso Howto de instalação, um rápido passo a passo do processo de instalação. Outras documentações úteis incluem:

Errata

Esta é uma lista com problemas conhecidos no instalador enviado com o Debian 11.9. Se você experimentou um problema ao instalar o Debian e não vê seu problema listado aqui, por favor, nos envie um relatório de instalação descrevendo o problema, ou verifique o wiki para outros problemas conhecidos.

Errata para a versão 11.0

Firmwares necessários para algumas placas de som
Parece que há várias placas de som que requerem o carregamento de um firmware para poderem emitir som. A partir do Bullseye, o instalador não é capaz de carregá-los antecipadamente, o que significa que a síntese de voz durante a instalação não é possível com essas placas. Uma possível solução é conectar outra placa de som que não precise desse firmware. Veja o relatório guarda-chuva do bug para acompanhar nossos esforços.

Versões melhoradas do sistema de instalação estão sendo desenvolvidas para o próximo lançamento do Debian, e podem ser usadas para instalar o bullseye. Para detalhes, veja a página do projeto Debian-Installer.