Instalando o Debian 7.6

Para instalar o Debian 7.6 (wheezy), baixe qualquer uma das seguintes imagens:

Blu-ray (via jigdo)

Se qualquer parte do hardware em seu sistema requer que firmware não-livre seja carregado com o controlador de dispositivo, você pode usar um dos arquivos compactados de pacotes de firmwares comuns ou baixar uma imagem não oficial incluindo esses fimwares não-livres. As instruções de como usar os arquivos compactados e informações gerais sobre carregamento de firmware durante uma instalação podem ser encontradas no Guia de Instalação (veja a documentação abaixo).

imagens de CD netinst (geralmente 240-290 MB) não-livre com firmware

Notas

Documentação

Se você lê somente um documento antes da instalação, leia nosso Howto de Instalação, um rápido passo-a-passo do processo de instalação. Outras documentações úteis incluem:

Errata

Esta é uma lista de problemas conhecidos no instalador que acompanha o Debian 7.6. Se você teve algum problema instalando o Debian e não vê seu problema listado aqui, por favor, envie-nos um relatório de instalação descrevendo o problema ou verifique o wiki para outros problemas conhecidos.

Errata para a versão 7.0

A instalação do gerenciador de inicialização GRUB pode falhar se mais de um dispositivo de disco estiver disponível.
Quando existe mais de um disco disponível durante a instalação (por exemplo, um disco e um pendrive, como é geralmente o caso ao iniciar o instalador a partir um pendrive), o grub-install pode ter problemas: foi relatado várias vezes que o gerenciador de inicialização GRUB foi instalado no pendrive ao invés do disco que contém o sistema recém instalado.
Para evitar que isso aconteça, certifique-se de responder Não quando a seguinte pergunta for feita durante o processo de instalação: Instalar o gerenciador de inicialização GRUB no registro principal de inicialização?; deve ser possível especificar o dispositivo correto na próxima etapa: Dispositivo para instalação do gerenciador de inicialização.
Se a instalação terminou com sucesso apesar de uma configuração errada do GRUB, deve ser possível recuperar utilizando o modo de recuperação do instalador: execute o chroot no sistema de arquivos raiz, monte qualquer partição adicional se for o caso (como /boot e/ou /boot/efi para um sistema EFI, veja o /etc/fstab), e execute grub-install com o dispositivo apropriado como parâmetro.
Situação: Esse problema será provavelmente corrigido no segundo lançamento pontual do Wheezy.
Instalações de desktop em i386 não funcionam usando apenas o CD#1
Devido a limitações de espaço no primeiro CD, nem todos os pacotes esperados da área de trabalho GNOME cabem no CD#1. Para uma instalação com sucesso, utilize fontes extras de pacotes (por exemplo, um segundo CD ou um espelho de rede) ou utilize um DVD ao invés disso.
Situação: É improvável que mais esforços possam ser feitos para caber mais pacotes no CD#1.
Possíveis problemas com inicialização UEFI em amd64
Houve alguns relatos de problemas de inicialização do Instalador do Debian em modo UEFI em sistemas amd64. Aparentemente alguns sistemas não inicializam de forma confiável usando grub-efi, e alguns outros apresentam problemas de corrupção gráfica ao exibir a tela inicial de instalação.
Se você encontrar qualquer um desses problemas, por favor registre um relatório de bug e dê o máximo de detalhes possíveis, tanto sobre os sintomas quanto sobre o seu hardware - isso deve ajudar a equipe a corrigir essas falhas. Como uma alternativa no momento, tente desligar o UEFI e, ao invés disso, instalar utilizando Legacy BIOS ou Fallback mode.
Situação: Mais correções podem aparecer nos vários lançamentos pontuais do Wheezy.
Solicitação de firmware errado com algumas placas Wireless da Intel
Se você tem uma placa Wireless 6005 ou 6205 da Intel então o instalador solicitará pelo arquivo de firmware iwlwifi-6000g2a-6.ucode. Esse arquivo não está incluído no pacote firmware-iwlwifi e realmente não é necessário. Você deve responder não para continuar com a instalação.
Situação: Esse problema está corrigido no primeiro lançamento pontual do Wheezy.
Beep faltando ao iniciar o instalador
Por razões de acessibilidade, um beep deve ser emitido quando o carregador de inicialização do instalador estiver aguardando entrada. Infelizmente, um bug fez ele desaparecer na primeira versão alpha do Wheezy, e que só foi relatado pouco antes do terceiro Release Candidate do Wheezy.
Situação: Esse problema está corrigido no primeiro lançamento pontual do Wheezy.

Versões melhoradas do sistema de instalação estão sendo desenvolvidas para a próxima versão do Debian, e também podem ser usadas para instalar o wheezy. Para detalhes, veja a página do projeto Debian-Installer.