Suporte

Documentação

Antes de procurar suporte com qualquer outra pessoa, é preferível que você tente por si próprio encontrar as respostas para seus problemas. Dessa forma você geralmente encontra as respostas que precisa e adquire o hábito de ler a documentação, o que lhe será útil futuramente.

Há uma grande variedade de documentação disponível no Debian — por favor, consulte a página web de documentação do Debian.

Problemas conhecidos

Limitações e problemas sérios da distribuição estável atual (caso existam) estão descritos nas páginas de versões.

Atenção, principalmente, para as notas de lançamento e para a errata.

Wiki

Soluções para problemas comuns, HOWTOs, guias, dicas e outras documentações podem ser encontradas no Wiki do Debian. Como todos os wikis, este wiki está mudando constantemente e você é bem vindo para fazer suas alterações.

Listas de discussão

O Debian é desenvolvido de maneira distribuída ao redor do mundo todo. Por esse motivo, o e-mail é a maneira preferida para a discussão de diversos assuntos. A maioria das discussões entre os desenvolvedores do Debian e seus usuários é feita através de várias listas de discussão.

Há várias listas públicas disponíveis. Para mais informações, visite a página de listas de discussão do Debian.

Para suporte ao usuário em português, por favor contate a lista de discussão debian-user-portuguese.

Para suporte em outros idiomas, por favor verifique o índice de listas para usuários.

Existem naturalmente muitas outras listas de discussão, dedicadas a outros aspectos do vasto ecossistema do Linux, que não são específicos do Debian. Use seu motor de busca favorito para encontrar a lista mais adequada para seu propósito.

Grupos de Notícias da Usenet

Muitas de nossas listas de discussão podem ser consultadas como grupos de notícias na hierarquia linux.debian.* da Usenet. Isso também pode ser feito usando uma interface Web como os Grupos Google ou o Gmane.

Existem também diversos grupos de notícias apropriados disponíveis, que são relacionados ao GNU/Linux. Apesar de não serem específicos para Debian, tais grupos podem oferecer aos usuários Debian diversas informações.

comp.os.linux.hardware
Discussões relacionadas a hardware
comp.os.linux.m68k
Sobre GNU/Linux rodando no processador Motorola 680x0.
comp.os.linux.setup
Instalação e configuração de sistemas Linux
comp.os.linux.networking
Tópicos relacionados a redes.
comp.os.linux.x
Usando o X Window System em computadores Linux
comp.os.linux.misc
Tópicos diversos. Um grupo que engloba tudo.

Por favor, consulte este índice para uma lista mais detalhada de grupos de notícias relacionados.

Sites Web

Fóruns

debianHELP e Debian User Forums são portais web onde você pode discutir tópicos relacionados ao Debian, enviar perguntas sobre o Debian, e tê-las respondidas por outros usuários.

Perguntas & Respostas

Para usuários brasileiros ou para usuários que falam o idioma Português e seus derivados (como Português Brasileiro) existe a seção de documentação do site do projeto Debian Brasil, onde documentação original, traduções de tutoriais e FAQs em português podem ser consultadas on-line ou obtidas em versões para download.

Outros recursos web

Debian-Administration.org disponibiliza dicas e recursos para administradores de sistemas Debian.

Links de ajuda sobre Unix:

Entrando em contato com Mantenedores de Pacotes

Existem duas maneiras de se entrar em contato com o mantenedor de um pacote. Se você precisar entrar em contato com um mantenedor devido a um bug, simplesmente envie um relatório de bug (veja a seção sobre o sistema de acompanhamento de bugs abaixo). O mantenedor receberá uma cópia do seu relatório de bug.

Se você quiser apenas se comunicar com o mantenedor, então você pode usar os endereços de e-mail especiais, configurados para cada pacote. Qualquer e-mail enviado para <pacote>@packages.debian.org será repassado ao mantenedor responsável pelo pacote.

O Sistema de Acompanhamento de Bugs

A distribuição Debian tem um sistema de acompanhamento de bugs que detalha os bugs enviados pelos usuários e desenvolvedores. Cada bug ganha um número e é mantido em registro até que seja marcado como tendo sido resolvido.

Para relatar um bug você pode usar uma das páginas de bugs listadas abaixo, ou o pacote reportbug do Debian para enviar um relatório de bug de maneira mais simples.

Informações sobre o envio de bugs, visualização dos bugs ativos, e sobre o sistema de acompanhamento de bugs em geral podem ser obtidas nas páginas do sistema de acompanhamento de bugs.

Consultores

O Debian é software livre e oferece ajuda gratuita através das listas de discussão. Algumas pessoas não têm tempo ou têm necessidades específicas e querem contratar alguém para manter ou adicionar funcionalidade ao seu sistema Debian. Veja a página de consultores para uma lista de pessoas e empresas que podem oferecer esse tipo de serviço.

Ajuda on-line em tempo real usando o IRC

O IRC (Internet Relay Chat) é um serviço que possibilita conversar com pessoas de todo o mundo em tempo real. Canais de IRC dedicados ao Debian podem ser encontrados na OFTC.

Para se conectar a um servidor IRC você precisa de um cliente IRC. Alguns dos mais populares são: XChat, ircII, irssi, epic5 e KVIrc, Todos já estão empacotados para o Debian. Uma vez que você tenha o cliente instalado, você precisa dizer a ele para conectar-se ao servidor. Na maioria dos clientes você pode fazer isso digitando:

/server irc.debian.org

Uma vez conectado, entre no canal #debian digitando

/join #debian

Para usuários brasileiros ou que falem português, há também o canal #debian-br no mesmo servidor.

Nota: clientes como o XChat muitas vezes têm uma interface gráfica diferente para entrar nos servidores/canais.

Nesse ponto, você estará no meio da amigável multidão do canal #debian. Você é bem-vindo a fazer perguntas sobre o Debian aqui. Você pode encontrar o FAQ do canal em https://wiki.debian.org/DebianIRC.

Existem também diversas outras redes IRC onde você pode conversar sobre o Debian. Uma das redes mais proeminentes é a rede de IRC freenode em chat.freenode.net.

Outros recursos de suporte

Consulte as páginas relacionadas.