Como você pode participar

O Projeto Debian consiste de voluntários(as), e nossos produtos são desenvolvidos inteiramente por voluntários(as). Nós geralmente estamos buscando por novos(as) contribuidores(as) que têm algum interesse em software livre, e algum tempo livre.

Se você não fez ainda, você deveria ler a maioria das páginas web para ter uma melhor compreensão do que nós estamos tentando fazer. Dê uma particular atenção para A Definição Debian de Software Livre e o nosso Contrato Social.

Um monte de comunicações no projeto acontece em listas de discussão. Se você quer ter uma ideia sobre o funcionamento interno do Projeto Debian, você deve pelo menos se inscrever nas listas debian-devel-announce e debian-news. Ambas têm um volume muito baixo e registram (em inglês) o que está acontecendo na comunidade. As notícias do Projeto Debian (publicadas na debian-news) resumem as recentes discussões das listas e blogs relacionados ao Debian e fornecem links para eles. Como um(a) potencial desenvolvedor(a), você também deve se inscrever na debian-mentors, um fórum aberto que tenta ajudar novos(as) mantenedores(as) (e também, embora menos frequentemente, pessoas que são novas no Projeto e querem ajudar em outras coisas além da manutenção de pacotes). Outras listas interessantes são a debian-devel, a debian-project, a debian-release, a debian-qa, e dependendo do seu interesse, várias outras. Veja a página de inscrição em listas de discussão para uma lista completa. Para aquelas pessoas que desejam reduzir o número de mensagens recebidas, existem as listas "-digest" apenas para leitura, que são versões resumidas de algumas listas com alto tráfego. Também vale a pena saber que você pode usar as páginas dos arquivos das listas de discussão para ler as as mensagens de várias listas no seu navegador de internet.

Contribuindo. Se você está interessado(a) na manutenção de pacotes, então você deve dar uma olhada na nossa lista de Work-Needing and Prospective Packages para ver quais pacotes que precisam de mantenedores(as). Cuidar de um pacote abandonado é a melhor maneira de começar como um(a) mantenedor(a) – isso não apenas ajuda o Debian a manter os seus pacotes bem cuidados, mas dá a você a oportunidade de aprender com o(a) mantenedor(a) anterior.

Você também pode ajudar contribuindo para a elaboração de documentação, fazendo a manutenção do site web, traduzindo (i18n & l10n), fazendo publicidade, dando suporte legal ou outras funções na comunidade Debian. Nosso site de Quality Assurance lista várias outras possibilidades.

Você não precisa ser um(a) desenvolvedor(a) oficial Debian para realizar praticamente todas essas tarefas. Existem desenvolvedores(as) Debian atuando como sponsors que podem integrar seu trabalho no projeto. Geralmente é melhor tentar encontrar um(a) desenvolvedor(a) que está trabalhando na mesma área que você e tem interesse no que você tem feito.

Finalmente, o Debian provê várias equipes de desenvolvedores(as) que trabalham juntos(as) em tarefas semelhantes. Qualquer pessoa pode participar de uma equipe, seja um(a) desenvolvedor(a) oficial Debian ou não. Trabalhar junto com uma equipe é uma excelente maneira de ganhar experiência antes de iniciar o processo de novo membro e é um dos melhores lugares para achar sponsors de pacotes. Então, encontre uma equipe que se encaixa no seu interesse e junte-se a ela.

Participando Depois de você ter contribuído por algum tempo e os outros estão certos do seu envolvimento no Projeto Debian, você pode participar do Debian em uma função mais oficial. Existem duas funções diferentes em que você pode se juntar ao Debian:

Apesar do fato de que muitos dos direitos e responsabilidades de um(a) DM e de um(a) DD são idênticos, existem atualmente processos independentes para se candidatar para cada função. Veja a página wiki do(a) mantenedor(a) Debian para detalhes sobre como se tornar um(a) mantenedor(a) Debian. E veja a página do canto de novos membros para pesquisar como se candidatar para ter o status de desenvolvedor(a) oficial Debian.

Note que durante grande parte da história do Debian, a função de desenvolvedor(a) Debian era a única função; a função de mantenedor(a) Debian foi criada em 5 de agosto de 2007. Esse é o motivo pelo qual você vê o termo "mantenedor(a)" usado em um sentido histórico onde o termo desenvolvedor(a) Debian seria mais preciso. Por exemplo, o processo de candidatura para se tornar um(a) desenvolvedor(a) Debian ainda era conhecido como o processo de "novo(a) mantenedor(a)(a) Debian" até 2011, quando ele foi renomeado para o processo de "novo membro Debian".

Independentemente de qual função você escolher para se candidatar, você deve estar familiarizado com os procedimentos do Debian, então é recomendado ler a Política Debian e a Referência para desenvolvedores(as) antes de se candidatar.

Além dos(as) muitos desenvolvedores(as), há muitos áreas que você pode ajudar o Debian, incluindo testes, documentação, portabilidade, doações de dinheiro e o uso de máquinas para o desenvolvimento e conectividade. Nós estamos constantemente buscando por espelhos em algumas partes do mundo.