Capítulo 9. Manter o seu sistema Debian actualizado

Índice

9.1. Como é que Eu consigo manter o meu sistema Debian actual?
9.1.1. aptitude
9.1.2. apt-get e apt-cdrom
9.2. Tenho que ir para modo de único-utilizador para a actualizar um pacote?
9.3. Tenho que manter todos aqueles ficheiros arquivo .deb no meu disco?
9.4. Como é que Eu mantenho um registo dos pacotes que Eu adiciono ao sistema? EU gostava de saber quando as actualizações e remoções ocorreram e em quais pacotes!
9.5. Posso actualizar automaticamente o sistema?
9.6. Eu tenho várias máquinas, como posso Eu descarregar as actualizações apenas uma vez?

Um dos objectivos de Debian é fornecer um caminho de actualização consistente e um processo de actualização seguro. Nós fazemos sempre o nosso melhor para tornar a actualização para novos lançamentos um processo suave. Nos casos em que existe alguma nota importante a adicionar ao processo de actualização, os pacotes irão alertar o utilizador, e muitas vezes fornecer uma solução para um possível problema.

Você deve também ler o documento Release Notes que descreve os detalhes de actualizações específicas. Está disponível no sitio web de Debian em https://www.debian.org/releases/stable/releasenotes e é também lançado com os CDs, DVDs e discos Blu-ray de Debian.

9.1. Como é que Eu consigo manter o meu sistema Debian actual?

Pode simplesmente visitar um sítio de arquivo Debian, depois percorrer os directórios até encontrar o ficheiro desejado, depois obter-lo, e finalmente instala-lo usando o dpkg. Note que o dpkg irá instalar ficheiros de actualização no lugar, mesmo num sistema a correr. Por vezes, um pacote revisão poderá requerer a instalação duma nova versão revisada de outro pacote, e neste caso a irá falhar a menos ou até que que o outro pacote seja instalado.

Muitas pessoas acham este método muito consumidor de tempo, pois Debian evolui muito rapidamente -- tipicamente, uma dúzia ou mais de pacotes são enviados todas as semanas. Este número é maior logo antes dos grandes lançamentos. Para lidar come esta avalanche, muita gente prefere usar um método mais automatizado. Estão disponíveis vários pacotes diferentes para este propósito.

9.1.1. aptitude

aptitude é o gestor de pacotes recomendado para sistemas Debian GNU/Linux, e está descrito em Secção 8.1.3, “aptitude”.

Antes de você poder usar o aptitude para fazer uma actualização, você tem de editar o ficheiro /etc/apt/sources.list para o configurar. Se você deseja actualizar para a versão stable de Debian, você irá provavelmente querer usar uma fonte como esta:

http://ftp.us.debian.org/debian stable main contrib

Você pode substituir ftp.us.debian.org (o espelho nos Estados Unidos) pelo nome de um espelho Debian mais rápido perto de si. Veja a lista de espelhos em https://www.debian.org/mirror/list para mais informação.

Ou você pode usar o serviço de re-direção httpredir.debian.org cujo objectivo é resolver o problemas de escolher um espelho Debian. Usa a localização geográfica do utilizador e outras informações para escolher o melhor espelho que possa servir os ficheiros. Para usufruir dele use uma linha de fonte como esta:

http://httpredir.debian.org/debian stable main contrib

Mais detalhes sobre isto pode ser encontrados no manual sources.list(5)

Para actualizar o seu sistema a partir da linha de comandos, corra

aptitude update

seguido por

aptitude full-upgrade

Responda a quaisquer questões que possam aparecer, e o seu sistema será actualizado.

Note que o aptitude não é a ferramenta recomendada para fazer actualizações de um lançamento Debian GNU/Linux para outro. Em vez deste use o apt-get. Para actualizações entre lançamentos você deve ler as Release Notes. Este documento descreve em detalhe os passos recomendados para actualizações a partir de lançamentos anteriores assim como problemas conhecidos que deve considerar antes de actualizar.

Para detalhes, veja o manual do aptitude(8), e o ficheiro /usr/share/aptitude/README.

9.1.2. apt-get e apt-cdrom

Uma alternativa ao aptitude é o apt-get o qual é um,a ferramenta de linha de comandos baseada no APT (descrita previamente em Secção 8.1.2, “APT”).

apt-get, a ferramenta de linha de comandos baseada no APT para lidar com pacotes, fornece uma maneira simples e segura de instalar e actualizar pacotes.

Para usar o apt-get, edit o ficheiro /etc/apt/sources.list para o configurar, tal como para o Secção 9.1.1, “aptitude”.

Depois corra

apt-get update

seguido por

apt-get dist-upgrade

Responda a quaisquer perguntas que possam surgir, e o seu sistema ficará actualizado. Veja também o manual apt-get(8), assim como o Secção 8.1.2, “APT”.

Se você desejar usar CDs/DVDs/BDs para instalar pacotes, você pode usar o apt-cdrom. Para detalhes, por favor veja as Notas de Lançamento, secção "Adicionar fontes APT a partir de meios óticos".

Por favor note que quando você obtém e instala os pacotes, você vai continuar a manter-los na sua hierarquia do directório /var. Para impedir que a sua partição fique sem espaço, lembre-se de apagar os ficheiros extra usando apt-get clean e apt-get autoclean, ou então move-los para outro local (dica: use apt-move).

9.2. Tenho que ir para modo de único-utilizador para a actualizar um pacote?

Não. Os pacotes podem ser actualizados no local, mesmo em sistemas a correr. Debian tem um programa start-stop-daemon que é invocado para parar, depois reiniciar os processos a correr se necessário durante a actualização dum pacote.

9.3. Tenho que manter todos aqueles ficheiros arquivo .deb no meu disco?

Não. Se você descarregou os ficheiros para o seu disco então após ter instalado os pacotes, pode remove-los do seu sistema, por exemplo, ao correr aptitude clean.

9.4. Como é que Eu mantenho um registo dos pacotes que Eu adiciono ao sistema? EU gostava de saber quando as actualizações e remoções ocorreram e em quais pacotes!

Passar a opção --log- ao dpkg faz com que o dpkg registe alterações de estados, actualizações e acções. Ele regista ambos, a invocação do dpkg (ex.

2005-12-30 18:10:33 install hello 1.3.18 2.1.1-4

) e os resultados (ex.

2005-12-30 18:10:35 status installed hello 2.1.1-4

) Se você desejar registar todas as suas invocações do dpkg (mesmo aquelas feitas usando frontends como o aptitude), você pode adicionar

log /var/log/dpkg.log

ao seu ficheiro /etc/dpkg/dpkg.cfg. Certifique que o logfile é rodado periodicamente. Se você está a usar logrotate, isso pode ser conseguido ao criar o ficheiro /etc/logrotate.d/dpkg com as seguintes linhas

/var/log/dpkg {
  missingok
  notifempty
}

Mais detalhes sobre os relatórios do dpkg podem ser encontrados no manual do dpkg(1)

aptitude regista as instalações, remoções e actualizações de pacotes que pretende executar em /var/log/aptitude. Note que os resultados dessa acções não são gravados neste ficheiro!

Outro modo de gravar as suas acções é correr a sua sessão de gestão de pacotes dentro do programa script(1)

9.5. Posso actualizar automaticamente o sistema?

Sim. Você pode usar o cron-apt; esta ferramenta actualiza o sistema em intervalos regulares usando uma rotina do cron. Por predefinição apenas actualiza a lista de pacotes e e descarrega os novos pacotes, mas sem os instalar.

Nota: A actualização automática de pacotes NÃO é recomendada em sistemas testing ou unstable pois isso pode trazer comportamentos inesperados e remover pacotes sem avisar.

9.6. Eu tenho várias máquinas, como posso Eu descarregar as actualizações apenas uma vez?

Se você tem mais do que uma máquina Debian na sua rede, é útil usar o apt-cacher para manter todos os seus sistemas Debian actualizados.

O apt-cacher reduz os requerimentos na largura de banda dos espelhos Debian ao restringir a frequência de actualizações dos ficheiros Packages, Releases e Sources a partir do servidor e apenas obtendo uma única vez cada ficheiro, independentemente do pedido real a partir do proxy. O apt-cacher automaticamente cria um espelho HTTP Debian baseado nos pedidos que passam pelo proxy.

Claro que, você pode obter o mesmo benefício se já estiver a usar um proxy de caching standard e se todos os seus sistemas estiverem configurados para o usar.