As pessoas: quem somos e o que fazemos

Desenvolvedores(as) e contribuidores(as)

O Debian é produzido por aproximadamente mil desenvolvedores(as) ativos(as) espalhados(as) pelo mundo que se voluntariam em seu tempo livre. Poucos(as) desenvolvedores(as) se conhecem pessoalmente. A comunicação é realizada principalmente através de e-mail (listas de discussão em lists.debian.org) e IRC (canal #debian-br em português, ou #debian em inglês, no irc.debian.org).

A lista completa de participantes oficiais do Debian pode ser encontrada em nm.debian.org, onde a comunidade é gerenciada. Uma lista mais ampla de contribuidores(as) do Debian pode ser encontrada em contributors.debian.org.

O Projeto Debian tem uma estrutura organizada cuidadosamente. Para mais informações sobre como o Debian é internamente, sinta-se livre para navegar pelo canto dos(as) desenvolvedores(as).

Como tudo isso começou?

O Debian foi criado em agosto de 1993 por Ian Murdock, como uma nova distribuição que seria feita abertamente, no espírito do Linux e do projeto GNU. O Debian foi concebido para ser cuidadosamente e conscientemente organizado, e para ser mantido e suportado com cuidado similar. Tudo começou como um pequeno grupo de hackers de Software Livre que, gradativamente, cresceu e tornou-se uma grande e organizada comunidade de desenvolvedores(as) e usuários(as). Veja a história detalhada.

Já que muitas pessoas perguntaram, Debian é pronunciado /ˈde.bi.ən/. O nome vem do nome de seu criador, Ian Murdock, e sua esposa, Debra.

Pessoas e organizações que suportam o Debian

Muitos outros indivíduos e organizações fazem parte da comunidade Debian:

Quem usa o Debian?

Embora não exista uma estatística precisa (já que o Debian não exige que usuários(as) se registrem), existem fortes evidências de que o Debian é utilizado por um amplo número de grandes e pequenas organizações, bem como por milhares de pessoas. Veja nossa página quem está usando o Debian? para uma lista de organizações importantes que nos enviaram uma breve descrição de como e porque estão usando o Debian.