As pessoas: quem somos e o que fazemos

Como tudo começou

Foi em agosto de 1993, quando Ian Murdock começou a trabalhar em um novo sistema operacional que seria feito abertamente, no espírito do Linux e GNU. Ele enviou um convite aberto a outros(as) desenvolvedores(as) de software, pedindo-lhes que contribuíssem com uma distribuição de software baseada no kernel Linux, que era relativamente novo naquela época. O Debian foi feito para ser cuidadosa e conscienciosamente construído, e para ser mantido e apoiado com cuidado semelhante, abraçando um design aberto, contribuições e suporte da comunidade do Software Livre.

Começou como um grupo pequeno e bem unido de hackers de Software Livre e gradualmente cresceu para se tornar uma grande e bem organizada comunidade de desenvolvedores(as), colaboradores(as) e usuários(as).

Desenvolvedores(as) e contribuidores(as)

O Debian é uma organização totalmente voluntária. Mais de mil desenvolvedores(as) ativos(as) espalhados(as) por todo o mundo trabalham no Debian em seu tempo livre. Poucos(as) de nós realmente nos conhecemos pessoalmente. Como alternativa, nos comunicamos principalmente por e-mail (listas de discussão em lists.debian.org) e IRC (canal #debian-br em português, ou #debian em inglês, no irc.debian.org).

A lista completa de membros(as) oficiais do Debian pode ser encontrada em nm.debian.org, e contributors.debian.org mostra uma lista de todos(as) os(as) contribuidores(as) e equipes que trabalham na distribuição Debian.

O Projeto Debian tem uma estrutura organizada cuidadosamente. Para mais informações sobre como o projeto Debian parece internamente, por favor visite o canto dos(as) desenvolvedores(as).

Pessoas e organizações que apoiam o Debian

Além de desenvolvedores(as) e contribuidores(as), muitas outras pessoas e organizações fazem parte da comunidade Debian:

Usuários(as) Debian

O Debian é utilizado por um amplo número de organizações, grandes e pequenas, bem como por milhares de pessoas. Veja nossa página quem está usando o Debian? para uma lista de organizações educacionais, comerciais e sem fins lucrativos, bem como agências governamentais que enviaram descrições curtas de como e porque usam o Debian.