Our philosophy: why we do it and how we do it

O QUE é o Debian?

O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. O sistema operacional que criamos é chamado Debian.

Um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute outros programas.

Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux ou o kernel FreeBSD. O Linux é um software criado inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores(as) espalhados(as) por todo o mundo. O FreeBSD é um sistema operacional que inclui um kernel e outros softwares.

No entanto, existe um esforço para fornecer o Debian para outros kernels, principalmente para o Hurd. O Hurd é um conjunto de servidores que rodam em cima de um microkernel (como o Mach) a fim de implementar diferentes funcionalidades. O Hurd é um software livre produzido pelo projeto GNU.

Uma grande parte das ferramentas básicas que formam o sistema operacional origina-se do projeto GNU; daí os nomes: GNU/Linux, GNU/kFreeBSD e GNU/Hurd. Essas ferramentas também são livres.

Claro, o que as pessoas querem são os aplicativos: programas para ajudá-las a realizar suas tarefas, desde a edição de documentos até a administração de negócios, passando por jogos e desenvolvimento de mais softwares. O Debian vem com mais de 59000 pacotes (softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina), um gerenciador de pacotes (APT) e outros utilitários que tornam possível gerenciar milhares de pacotes em milhares de computadores de maneira tão fácil quanto instalar um único aplicativo. Todos são livres.

Funciona como uma torre: na base está o kernel. Sobre ele estão todas as ferramentas básicas. Acima delas estão todos os outros softwares que você executa em seu computador. No topo da torre está o Debian — cuidadosamente organizando e ajustando o restante de modo que tudo funcione em conjunto.

É tudo livre?

Quando usamos a palavra "livre" ("free", em inglês, também significa "grátis"), estamos nos referindo à liberdade de software. Você pode ler mais sobre o que consideramos "software livre" e o que a Free Software Foundation diz sobre o assunto.

Você deve estar pensando: por que as pessoas gastam tantas horas de seu tempo para escrever software, empacotá-lo cuidadosamente e então distribuí-lo? As respostas são tão variadas quanto as pessoas que contribuem. Algumas pessoas gostam de ajudar outras pessoas. Muitas escrevem programas para aprender mais sobre computadores. Mais e mais pessoas estão procurando maneiras de evitar o alto preço de software. Uma multidão contribui como forma de agradecimento por todos os excelentes softwares livres que receberam dos(as) outros(as). Muitas pessoas na academia criam softwares livres a fim de que os resultados de suas pesquisas tenham um uso mais amplo. Empresas ajudam a manter o software livre para que possam opinar na forma como ele é desenvolvido -- não há maneira mais rápida de obter um novo recurso do que implementá-lo você mesmo(a)! Claro, muitos de nós apenas acha tudo isso muito divertido!

O Debian é tão comprometido com o software livre que decidimos que seria útil que esse compromisso fosse formalizado em um documento escrito. Assim nasceu o nosso contrato social.

Embora o Debian acredite no software livre, há casos em que as pessoas querem ou precisam colocar software não livre em suas máquinas. Sempre que possível, o Debian dará suporte a esses(as) usuários(as). Há até mesmo um número crescente de pacotes cujo único trabalho é instalar software não livre em sistemas Debian.

Como a comunidade trabalha como um projeto?

O Debian é produzido por aproximadamente mil desenvolvedores(as) ativos(as) espalhados(as) pelo mundo que são voluntários(as) em seu tempo livre. Poucos(as) desenvolvedores(as) se conhecem pessoalmente. A comunicação é realizada principalmente através de e-mail (listas de discussão em lists.debian.org) e IRC (canal #debian-br em português, ou #debian em inglês, no irc.debian.org).

O Projeto Debian tem uma estrutura organizada cuidadosamente. Para mais informações sobre como o Debian é internamente, sinta-se livre para navegar pelo canto dos(as) desenvolvedores(as).

Os principais documentos que explicam como a comunidade funciona são:

Como tudo isso começou?

O Debian foi criado em agosto de 1993 por Ian Murdock, como uma nova distribuição que seria feita abertamente, no espírito do Linux e do projeto GNU. O Debian foi concebido para ser cuidadosamente e conscientemente organizado, e para ser mantido e suportado com cuidado similar. Tudo começou como um pequeno grupo de hackers de Software Livre que, gradativamente, cresceu e tornou-se uma grande e organizada comunidade de desenvolvedores(as) e usuários(as). Veja a história detalhada.

Já que muitas pessoas perguntaram, Debian é pronunciado /ˈde.bi.ən/. O nome vem do nome de seu criador, Ian Murdock, e sua esposa, Debra.