B.1. Introdução

O preseed disponibiliza uma forma de dar as respostas às questões colocadas durante o processo de instalação, sem ter de as escrever manualmente enquanto estiver a decorrer a instalação. Isto torna possível automatizar totalmente a maioria dos tipos de instalação e mesmo oferecer algumas funcionalidades que não estão disponíveis durante as instalações normais.

O peseeding não é necessário. Se está a utilizar um ficheiro de preseed vazio, o instalador irá comportar-se da mesma formado que numa instalação manual normal. A cada questão a que fizer preseed irá (sim, percebeu bem) modificar a instalação de alguma forma a partir da base.

B.1.1. Métodos de preseed

Existem três métodos que podem ser utilizados para fazer preseed: initrd, ficheiro e rede. O preseed através de initrd irá funcionar com qualquer método de instalação e suporta preseed de mais coisas, mas é o que requer maior preparação. O preseeding por ficheiro e rede podem ser utilizados com diferentes métodos de instalação.

A seguinte tabela mostra quais os métodos de preseed que podem ser utilizados com que métodos de instalação.

Método de instalação initrd ficheiro rede
CD/DVD/USB sim sim sim[a]
netboot sim não sim
hd-media (incluindo stick usb) sim sim sim[a]

[a] mas apenas se tiver acesso à rede, e definir preseed/url de forma apropriada.

Uma diferença importante entre os métodos de preseed é o momento em que o ficheiro de pré-configuração é carregado e processado. Para o preseed por initrd isto acontece logo no início da instalação, mesmo antes de ser colocada a primeira questão. Preseeding a partir da linha de comandos do kernel acontece logo após. É por isso possível ultrapassar a configuração definida no initrd ao editar a linha de comandos do kernel (quer na configuração do gestor de arranque ou manualmente no arranque para os gestores de arranque que o permitam). Para o preseed por ficheiro isto acontece após ter sido carregada a imagem de instalação. Para o preseed por rede acontece apenas após ter sido configurada a rede.

[Importante] Importante

Obviamente, a quaisquer questões que tenham sido processadas antes do ficheiro de pré-configuração ter sido carregado, não pode ser feito o preseed (isto inclui questões que são apenas mostradas em prioridades média e baixa, tal como a primeira ronda de deteção de hardware). Uma forma não muito conveniente de evitar essas questões é fazer o preseed a partir dos parâmetros de arranque, tal como é descrito na Secção B.2.2, “Utilizar parâmetros de arranque para fazer preseed a questões”.

De modo a evitar facilmente questões que normalmente iriam aparecer antes de ocorrer o preseed, pode iniciar o instalador em modo auto. Isto atrasa as questões que normalmente seriam colocadas muito cedo para lhes ser feito o preseed (i.e. linguagem, país e seleção de teclado) até ter rede, permitindo assim que lhes seja feito o preseed. Também corre a instalação na prioridade crítica, a qual previne a colocação de muitas questões pouco importantes. Para detalhes veja a Secção B.2.3, “Modo Auto”.

B.1.2. Limitações

Embora possa ser feito preseed à maioria das questões utilizadas pelo debian-installer utilizando este método existem algumas notáveis excepções. Tem de (re)particionar um disco completo ou utilizar o espaço vazio disponível num disco; não é possível utilizar partições já existentes.