Debian em CDs

Tornando-se um servidor espelho para as imagens de CD do Debian

Para se tornar um servidor espelho (mirror) de imagens de CD do Debian, você precisa de uma máquina Linux ou compatível com Unix com conexão à Internet confiável. Os espelhos de CD do Debian mantêm imagens .iso para CDs e DVDs de vários tamanhos, arquivos para jigdo (.jigdo e .template), arquivos BitTorrent (.torrent) e arquivos de verificação das imagens (SHA512SUMS* e SHA256SUMS*).

Repositório principal

As URLs do repositório principal são exibidas abaixo - no entanto, por favor, considere espelhar a partir de outro espelho próximo (listas de espelhos: HTTP/FTP, rsync) caso seja possível. O acesso ao repositório principal pode ficar restrito nas proximidades de um lançamento.

Também esteja ciente de que uma grande quantidade de dados está armazenada nesses diretórios - leia a seção abaixo para detalhes sobre como diminuir o tamanho excluindo certos arquivos.

Não é recomendado fazer o espelhamento usando HTTP/FTP

Você não deve usar HTTP ou FTP para atualizar o seu espelho. Esses métodos de transferência têm uma alta probabilidade de falha por causa do tamanho enorme dos arquivos.

Além disso, HTTP e FTP não incluem verificações de integridade dos dados obtidos, aumentando a probabilidade de que downloads abortados ou corrupção de dados passem despercebidos.

É aceitável fazer o espelhamento usando rsync

O programa rsync é uma boa solução para espelhamento. Ele é menos eficiente do que a outra solução de espelhamento abaixo específica do Debian, mas pode ser mais fácil de configurar. Além disso, ele garante que todos os arquivos sejam transferidos corretamente, e os metadados (por exemplo, marcas de tempo) sejam mantidos em sincronia assim como os dados do arquivo.

Veja a seção excluindo arquivos do espelhamento para exemplos das opções --include e --exclude. A lista de espelhos rsync está disponível em uma página separada.

Use pelo menos as opções --times --links --hard-links --partial --block-size=8192. Isso preservará a data/hora das modificações, os links simbólicos e "hardlinks", e usa um tamanho de bloco de 8192 bytes (mais eficiente para imagens de CD). Quando a data/hora de modificação e o tamanho são os mesmos, o rsync deixará o arquivo quieto, portanto --times é realmente obrigatório.

Não é recomendado fazer o espelhamento usando jigdo-lite

Versões recentes do programa jigdo-lite suportam download em lote de múltiplas imagens. No entanto, nós não recomendamos o uso do jigdo-lite para criar espelhos de CD do Debian - use o jigdo-mirror ao invés disso.

É recomendado fazer espelhamento usando o jigdo-mirror

Na verdade, isso significa: espelhar os arquivos .iso usando jigdo-mirror, e então (se você também quiser espelhar outros tipos de arquivos, por exemplo, arquivos .jigdo e .template) execute rsync no diretório para obter o resto. Os scripts nesta página podem ajudar a configurar isso.

Várias pessoas mantêm servidores espelho "normais" do Debian (debian/), ou simplesmente possuem algum deles por perto. Isso significa que elas já têm os .debs que são incluídos nas imagens de CD/DVD. A questão óbvia é: por que nós não podemos usar esses mesmos arquivos nas imagens de CD/DVD?

O jigdo-mirror é um programa que possibilita gerar imagens de CD do Debian usando arquivos de um servidor espelho "normal", mais alguns arquivos extras de template do jigdo.

Em primeiro lugar, você precisa dos arquivos de template do jigdo. Veja os links na página de informações do jigdo. Pegue os arquivos para cada arquitetura para a qual deseja construir imagens.

Crie o arquivo ~/.jigdo-mirror para configurar o programa. Este é um exemplo:

jigdoDir="/onde/você/mantém/espelhamentos/debian-cd/current/jigdo"
imageDir="/onde/você/mantém/espelhamentos/debian-cd/current/images"
tmpDir="/onde/você/mantém/espelhamentos/debian-cd/current/images"
debianMirror="file:/onde/você/mantém/espelhamentos/debian"
include='i386/|sparc/|powerpc/|source/'; exclude='-1\.'

As variáveis include e exclude contêm a lista das arquiteturas das quais você deseja criar imagens (expressões regulares, de preferência). Para maiores informações, veja a página de manual do jigdo-mirror ou mesmo o código-fonte (ele é um script shell com vários comentários).

Depois que você configurou, simplesmente execute jigdo-mirror e ele fará tudo sozinho. Ele irá gerar muitas informações e provavelmente demorar um pouco, por isso sugerimos que você tome medidas quanto a isso (execute-o na tela, redirecione a saída para um arquivo, etc.).

Como se tornar um espelho "push"

Sempre que novas imagens estão disponíveis, o repositório principal pode enviar uma mensagem para seus espelhos e fazê-los começar a se atualizar automaticamente. Desse modo, os novos dados são "empurrados" (pushed) ao invés de "puxados" (pulled) pelos espelhos, durante sua próxima atualização diária, levando a uma propagação mais rápida das novas versões das imagens.

Se você quer que seu espelho torne-se parte desse sistema de atualização, dê uma olhada nesta página.

Excluindo arquivos do espelhamento

Para reduzir a quantidade de armazenamento necessária pelo seu espelho de CDs do Debian, você pode excluir certos arquivos a serem espelhados. As seguintes instruções incluem opções de linha de comando para o rsync, mas podem ajudá-lo mesmo se você usar uma ferramenta diferente para espelhamento. Com o rsync, as opções --include e --exclude são consideradas na ordem em que aparecem, e a primeira opção que combina com o padrão do arquivo determina se o mesmo é excluído ou incluído.

Convenções de nomes e espaço necessário para as imagens .iso

As diferentes variações das imagens .iso são distinguíveis pelos seus nomes, permitindo-o restringir os tipos de imagens que você espelhar:

Registrando o seu espelho

Para tornar o seu espelho de imagens de CD útil para um público mais amplo, você pode registrá-lo em nossa lista de servidores espelho, como esta ou esta. Entretanto, como imagens completas são arquivos grandes, isso pode fazer com que você tenha muitos gigabytes de tráfego de rede por dia.

Você pode registrar o seu servidor espelho tanto preenchendo o formulário de submissão de servidor espelho (note que os campos CDImage-* são os mais importantes), quanto enviando um e-mail para debian-cd@lists.debian.org.

Apreciamos todos os novos servidores espelho de imagens de CD. Obrigado desde já!