Debian 12 bookworm lançado

10 de Junho de 2023

Após 1 ano, 9 meses e 28 dias de desenvolvimento, o projeto Debian tem o orgulho de apresentar sua nova versão estável (stable) 12 (codinome bookworm).

O bookworm terá suporte pelos próximos 5 anos graças ao trabalho combinado da equipe de segurança do Debian e pela equipe de suporte de longo prazo do Debian.

Seguindo a Resolução Geral de 2022 sobre firmware não livre, introduzimos uma nova área no repositório, tornando possível separar os firmwares não livres dos outros pacotes não livres:

A maioria dos pacotes de firmwares não livres foram movidos de non-free para non-free-firmware. Essa separação permite construir uma variedade de imagens oficiais de instalação.

O Debian 12 bookworm vem com vários ambientes de área de trabalho, como:

Este lançamento contém mais de 11.089 novos pacotes para uma contagem total de 64.419 pacotes, enquanto mais de 6.296 pacotes foram removidos como obsoletos. 43.254 pacotes foram atualizados nesta versão. São necessários 365.016.420 kB (365 GB) de espaço total de disco para armazenar o bookworm, o qual é composto de 1.341.564.204 linhas de código.

O bookworm tem mais páginas de manual traduzidas do que nunca, graças aos(às) nossos(as) tradutores(as) que disponibilizaram man-pages (páginas de manual) em vários idiomas como: tcheco, dinamarquês, grego, finlandês, indonésio, macedônio, norueguês (Bokmål), russo, sérvio, sueco, ucraniano e vietnamita. Todas as man pages do systemd agora estão totalmente disponíveis em alemão.

O Blend Debian Med apresenta um novo pacote: shiny-server que simplifica aplicações web científicas usando R. Mantivemos nossos esforços de fornecer suporte de integração contínua para os pacotes da equipe Debian Med. Instale os metapacotes na versão 3.8.x para o Debian bookworm.

O Blend Debian Astro continua fornecendo uma solução única para astrônomos profissionais, entusiastas e amadores com atualizações para quase todas as versões dos pacotes de software no blend. astap e planetary-system-stacker ajudam com empilhamento de imagens e resolução astrométrica. openvlbi, o correlacionador de código aberto, agora é incluído.

Suporte para inicialização segura (Secure Boot) em ARM64 foi reintroduzido: usuários(as) com hardware ARM64 compatível com UEFI podem inicializar com o modo Secure Boot habilitado para aproveitar ao máximo este recurso de segurança.

O Debian 12 bookworm inclui vários pacotes de software atualizados (mais de 67% de todos os pacotes da versão anterior), como:

Com esta ampla seleção de pacotes e seu tradicionalmente vasto suporte a arquiteturas, o Debian mais uma vez permanece fiel ao seu objetivo de ser o sistema operacional universal. Ele é adequado para diferentes casos de uso: de sistemas desktop a netbooks; de servidores de desenvolvimento a sistemas de cluster; e para servidores de bancos de dados, web e de armazenamento. Ao mesmo tempo, esforços adicionais de garantia de qualidade, como testes de instalação e atualização automáticos para todos os pacotes no repositório Debian, asseguram que o bookworm alcance as altas expectativas que os(as) usuários(as) tem de uma versão estável do Debian.

Um total de nove arquiteturas são oficialmente suportadas no bookworm:

O PC de 32 bits (i386) não suporta mais nenhum processador i586; o novo processador mínimo requisitado é o i686. Se sua máquina não for compatível com este requisito, é recomendável que você fique com o Bullseye pelo restante de seu ciclo de suporte.

A equipe Debian cloud publica o bookworm para vários serviços de computação em nuvem:

A imagem genericcloud deve ser compatível com qualquer ambiente virtualizado, e também há uma imagem nocloud que é útil para testar o processo de construção.

Os pacotes GRUB, por padrão, não executarão mais o os-prober para detectar outros sistemas operacionais.

Entre os lançamentos, o comitê técnico resolveu que o Debian bookworm deve suportar apenas o layout do sistema de arquivos merged-usr, eliminando o suporte para o layout non-merged-usr. Para sistemas instalados como buster ou bullseye não haverá mudanças no sistema de arquivos; no entanto, os sistemas que usam a versão mais antiga do layout serão convertidos durante a atualização.

Quer experimentar?

Se você simplesmente deseja experimentar o Debian 12 bookworm sem instalá-lo, você pode usar uma das imagens live disponíveis, que carregam e executam o sistema operacional completo em um estado de somente leitura através da memória do seu computador.

Essas imagens live são fornecidas para as arquiteturas amd64 e i386 e estão disponíveis para DVDs, pendrives USB e configurações de inicialização em rede. O(A) usuário(a) pode escolher dentre diferentes ambientes de área de trabalho para experimentar: GNOME, KDE Plasma, LXDE, LXQt, MATE e Xfce. O Debian bookworm Live tem uma imagem live padrão, então também é possível experimentar um sistema Debian básico sem nenhuma das interfaces gráficas.

Se gostar do sistema operacional, você tem a opção de instalar da imagem live para o disco rígido do seu computador. A imagem live inclui o instalador independente com o nome Calamares bem como o instalador Debian padrão. Mais informações estão disponíveis nas notas de lançamento e nas seções de imagens de instalação live do site web do Debian.

Para instalar o Debian 12 bookworm diretamente no dispositivo de armazenamento do seu computador, você pode escolher dentre uma variedade de tipos de mídia de instalação para baixar, tais como: disco Blu-ray, DVD, CD, pendrive USB ou através de uma conexão de rede. Veja o guia de instalação para mais detalhes.

O Debian agora pode ser instalado em 78 idiomas, com a maioria deles disponíveis nas interfaces de usuário(a) baseadas tanto em texto quanto gráficas.

As imagens de instalação podem ser baixadas agora mesmo via bittorrent (o método recomendado), jigdo, ou HTTP; veja Debian em CDs para mais informações. O bookworm logo estará disponível também em DVD físico, CD-ROM e discos Blu-ray de vários vendedores.

Atualizando o Debian

Atualizações para o Debian 12 bookworm da versão anterior, Debian 11 bullseye, são tratadas automaticamente pela ferramenta de gerenciamento de pacotes APT para a maioria das configurações.

Antes de atualizar seu sistema, é altamente recomendável fazer um backup completo ou, pelo menos, fazer backup de quaisquer dados ou informações de configuração que você não possa perder. As ferramentas e o processo de atualização são bastante confiáveis, mas uma falha de hardware no meio de uma atualização pode resultar em danos graves ao sistema. As principais coisas que você desejará fazer backup são o conteúdo de /etc, /var/lib/dpkg, /var/lib/apt/extended_states e a saída de: $ dpkg --get-selections '*' # (as aspas simples são importantes)

Agradecemos qualquer informação de usuários(as) relacionada à atualização do bullseye para o bookworm. Por favor, compartilhe informações registrando um bug no sistema de acompanhamento de bugs do Debian usando o pacote upgrade-reports com seus resultados.

Houve muito trabalho de desenvolvimento no instalador Debian, resultando em suporte de hardware aprimorado e outros recursos, como correções para suporte gráfico em UTM, correções para o carregador de fonte do GRUB, remoção da longa espera ao final do processo de instalação e correções para a detecção de sistemas inicializáveis por BIOS. Esta versão do instalador do Debian pode habilitar firmware não livre quando necessário.

O pacote ntp foi substituído pelo pacote ntpsec, com o serviço de relógio do sistema padrão agora sendo systemd-timesyncd; também há suporte para chrony e openntpd.

Como firmwares não livres foram movidos para seu próprio local no repositório, se você tiver firmwares não livres instalados, é recomendável adicionar non-free-firmware em seu APT source-list.

É aconselhável remover as entradas bullseye-backports do arquivo APT source-list antes da atualização; após a atualização, considere adicionar bookworm-backports.

Para o bookworm, o repositório de segurança é nomeado bookworm-security; os(as) usuários(as) devem adaptar seu APT source-list de acordo ao atualizar. Se a sua configuração APT também envolve pinning ou APT::Default-Release, é provável que sejam necessários ajustes para permitir a atualização dos pacotes para a nova versão estável. Por favor, considere desabilitar APT pinning.

A atualização para OpenLDAP 2.5 inclui algumas alterações incompatíveis que podem exigir intervenção manual. Dependendo da configuração, o serviço slapd pode permanecer parado após a atualização até que novas alterações de configuração sejam concluídas.

O novo pacote systemd-resolved não será instalado automaticamente em atualizações, pois foi dividido em um pacote separado. Se estiver usando o serviço de sistema systemd-resolved, por favor instale o novo pacote manualmente após a atualização, e observe que, até que seja instalado, a resolução de DNS pode não funcionar mais, pois o serviço não estará presente no sistema.

Há algumas mudanças no log do sistema; o pacote rsyslog não é mais necessário na maioria dos sistemas e não é instalado por padrão. Os(As) usuários(as) podem mudar para journalctl ou usar a nova marca temporal (timestamps) de alta precisão que o rsyslog agora usa.

Possíveis problemas durante a atualização incluem Conflicts (conflitos) ou loops Pre-Depends (loops de pré-dependências) que podem ser resolvidos removendo e eliminando alguns pacotes ou forçando a reinstalação de outros pacotes. Preocupações adicionais são erros como não foi possível executar a configuração imediata... para os quais será necessário manter ambas entradas, bullseye (que acabou de ser removido) e bookworm (que acabou de ser adicionado), no arquivo APT source-list, e conflitos de arquivos que podem exigir a remoção forçada de pacotes. Como mencionado, o backup do sistema é a chave para uma atualização tranquila, caso ocorra algum erro indesejado.

Existem alguns pacotes para os quais o Debian não pode prometer o fornecimento de backports mínimos para problemas de segurança. Por favor, veja as limitações no suporte de segurança.

Como sempre, os sistemas Debian podem ser atualizados sem problemas, no local, sem qualquer tempo de inatividade forçado, mas é altamente recomendável ler as notas de lançamento assim como o guia de instalação para identificar possíveis problemas e para obter instruções detalhadas sobre instalação e atualização. As notas de lançamento serão melhoradas e traduzidas para idiomas adicionais nas semanas posteriores ao lançamento.

Sobre o Debian

O Debian é um sistema operacional livre, desenvolvido por milhares de voluntários(as) de todo o mundo que colaboram através da Internet. Os pontos fortes do projeto Debian são sua base de voluntários(as), sua dedicação ao Contrato Social do Debian e ao Software Livre, e seu compromisso em fornecer o melhor sistema operacional possível. Este novo lançamento é mais um passo importante nessa direção.

Informações de contato

Para mais informações, por favor visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/ ou envie um e-mail (em inglês) para <press@debian.org>.