Notícias Semanais Debian - 20 de Agosto de 2002

Bem-vindo(a) a trigésima segunda edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. O exame FLOSS (veja abaixo) foi finalizado e os resultados foram postados. A parte mais interessante é o número de usuários entre os participantes, entretanto, desde que indicamos esse exame, nós contribuímos um pouco para essa tendência...

Entrevista com o Sr. Tux Paint Nesta entrevista com Bill Kendrick da New Breed Software, Bill explica que decidiu escrever o Tux Paint porque um amigo dele que usa Debian Jr. com suas crianças observou que faltava um programa de pintura para elas. Antes de Bill escreve-lo, não existia nada parecido com o Tux Paint, foi projetado especificamente para crianças, com sons, diversão em usar as ferramentas "mágicas", e uma interface simples com o usuário na sua totalidade. A coisa mais próxima a ele era o Gimp, e nesse programa até os adultos tem dificuldade para usá-lo. Agora o Debian Jr. não apenas empacotou o Tux Paint, mas se mantém atualizado com novos lançamentos , comunicando-se regularmente com Bill sobre o desenvolvimento de novas características, e ajudando ele a eliminar os bugs.

Qual rede de IRC os usuários Debian vão usar? Desde meados de 1996, o projeto Debian usou os servidores IRC da Open Projects Network para comunicação em tempo real. Josip Rodin disse que o fundador dessa rede começou a solicitar doações para o uso da mesma, de uma maneira altamente questionável. A OFTC (Open and Free Technology Community) era sugerida como uma rede alternativa, que é uma afiliada ao projeto de Software no Interesse Público que já suporta o Debian. Rob Levin tentou explicar porque spams com pedidos de doação são feitos.

Relatório dobre Software Livre e Aberto. Numa antiga edição nós mencionamos que uma Comissão Européia estava realizando um exame sobre desenvolvimento de Software Livre. O recente relatório final publicado revela muitos dados a respeito da idade, status social, motivação, etc. dos desenvolvedores correspondentes. A pergunta sobre sua distribuição/sistema operacional favorito respondeu 1069 dos 2228 desenvolvedores (48 %) com "Debian" seguido por "Red Hat" (14 %) e "Mandrake" (10 %). O relatório completo está disponível aqui.

Problemas causados pelo GCC 3.2. O debian irá cedo ou tarde migrar para a versão 3.2 do GCC em todas as arquiteturas suportadas. Entretanto, a interface binária para programas C++mudou novamente. O ponto principal do lançamento do GCC 3.2 é ter uma relativa estabilidade e uso comum do GCC 3.2 entre interfaces binárias GNU/Linux e BSD. Infelizmente isso significa que o GCC 3.2 é incompatível com o GCC 3.0 e GCC 3.1. Matthew Wilcox já está trabalhando num plano de atualização e Luca Barbieri lançou suas idéias também.

Fonte Livre Dutismo. Dustin Norlander, é um desenhista de fontes que nos contatou para ajuda-lo a licenciar uma fonte livre. Ele criou um primeiro pacote com sua fonte. A fonte é Unicode encoding mas ainda não contém todos os caracteres especiais comumente usados em línguas não-inglesas. Entretanto, Dustin está aguardando comentários, você pode contatá-lo diretamente.

Listas de Segurança em Múltiplos Idiomas? Joey gostaria de saber se listas de alertas de segurança em múltiplos idiomas podem ajudar nossos usuários mais do que prejudicá-los. Sua principal preocupação é que, sendo uma organização voluntária, o projeto Debian não pode garantir que um alerta traduzido seja enviado imediatamente após o original ser lançado. Se os usuários não tiverem acesso ao original, eles não podem ficar cientes da publicação de uma vulnerabilidade em seus sistemas, e ficar vulnerável mais do que indicado. De outro lado, traduções estão disponíveis em vários idiomas www.debian.org depois que alerta é lançado. Oohara Yuuma (大原雄馬) explica como os alertas de segurança são tratados para os usuários japoneses.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Por favor tenha certeza de que você atualizou seu sistema se possui algum destes pacotes instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes se tornaram órfãos e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 103 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu algo interessante? Por favor, envie-nos uma nota com o assunto que você acredita que seja apropriado para inclusão na DWN. Nós não noticiamos tudo, infelizmente. Obviamente, nós também ficamos agradecidos por itens completamente escritos por voluntários. Por favor, veja a página de contribuição. Nós esperamos seu e-mail emdwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.