Notícias Semanais Debian - 17 de Dezembro de 2002

Bem-vindo(a) a quadragésima nona edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. David Graham, líder da Comunidade de Tecnologia Livre e Aberta (OFTC) que mantém vários canais de IRC para o Debian, fala sobre como a OFTC se gerência.

O projeto Debian está sem controle? Recentes discussões sobre o sistema de votação do Debian levou David Welton a perguntar se o projeto Debian chegou ao ponto de não ser mais controlável. Talvez o Debian precise reconhecer que o poder já está nas mãos daqueles que atualmente fazem as coisas, e alinhar as estruturas de controle de acordo.

Navegação Online do Changelog e arquivos de Copyright. Noèl Köthe iniciou a extração do changelog e arquivos de copyright dos pacotes Debian e os colocou num servidor web. Isso é algo que atualmente não existe no packages.debian.org, entretanto, deve ser possível usar o laboratório lintian em gluck para isso, agora que o lintian está rodando regularmente, disse Colin Watson.

Ajudando Produtores Externos de .deb. Aaron Isotton pretende trabalhar num novo documento que explica como produtores de software podem distribuir seus softwares no formato .deb. Ele está procurando ajuda e sugestões para esse documento. Sean Perry, entretanto, disse que faz pouco sentido para terceiros produzirem pacotes Debian já que o LSB requer somente suporte para pacotes rpm.

Nova Glibc em Preparação. Jeff Bailey relatou que ele está para terminar a nova configuração do fonte da glibc, que deve ser compilado normalmente na maioria das arquiteturas e já foi testado em algumas. Deve também corrigir vários problemas conhecidos na versão atual. Ele também deve entrar em conflito com versões antigas de alguns pacotes que quebraram com a atual glibc.

Estréia Problemática do PornView. PornView é um visualizador de imagens que foi recentemente adicionado ao repositório do Debian. Christian Surchi apontou que certas imagens no PornView não tem permissões de copyright e Jan Schumacher queria saber se o logo é qualificado como pornografia. Esse problema foi corrigido, entretanto, Oliver Bolzer apontou a alegação (somente Japonês) de que o PornView usa muito código fonte do GImageView, mas tirou as notas originais de copyright. Brian Nelson relatou que isso já foi corrigido.

Instalador do Debian com o Kernel SE Linux. Brian May anunciou que ele criou um disco do instalador do Debian com um kernel que tem suporte a SE-Linux, EVMS, FreeS/WAN e ACL. Embora a imagem não possa ser usada para a instalação do Debian, Brian pensa que isso foi uma boa demonstração do que é possível com o desenho modular do instalador do Debian.

Páginas de Manual do APT. No começo do ano, Susan Kleinmann apontou algumas deficiências na página de manual do apt_preferences. Thomas Hood enviou uma atualização informando que a Susan re-escreveu todo o manual. Retorno dos usuários e revisões estão sendo realizadas e o produto final é esperado logo.

Pacotes Testing para a Instável? Marek Habersack reclamou que muitos desenvolvedores estão colocando pacotes na sid (instável) sem fazer testes suficientes primeiro. Parece para Marek, que alguns pacotes são colocados sem nem ao menos terem sido instalados primeiramente no sistema do desenvolvedor. Algumas pessoas pensam que Marek está sendo muito duro, enquanto outros sugerem melhorias ao sistema de desenvolvimento. Matt Zimmerman informou que ele tem o começo um ferramenta baseada em UML para testagem automática de pacotes, entretanto seu tempo é limitado e está cheio de outros projetos em mãos.

Voltar da Sarge para a Woody. O DebianPlanet publicou um artigo sobre como fazer a volta do sistema sarge (testing) para o sistema woody (estável). O escritor explica que sua segunda estação de trabalho agora tornou-se outro servidor e precisa da estabilidade e segurança da woody. O artigo descreve o processo da volta com várias partes de scripts e comandos.

Porque o OpenOffice.org não está no Principal? Quando John Goerzen leu a última edição da DWN, ele queria saber porque o OpenOffice.org está no repositório contrib ao invés de estar no principal, sendo que ele foi liberado sob a Licença Pública Geral GNU. Steve Langasek explicou que atualmente o pacote depende de uma implementação específica e não-livre do Java, mas Guido Guenther mencionou que a Red Hat compilou o OpenOffice.org somente com o gcj.

Instalação Privada do Katie. Katie (ou particularmente DA Katie) é o software que gerencia o repositório do Debian (para o non-US, security e o principal). Brian May relatou que ele conseguiu rodar o sistema katie e explicou os passos e configurações que usou no seu caso. Entretanto, James Troup desencoraja ativamente o uso dessa suite.

Scripts Livre com Interpretadores não livre. Steve Langasek queria saber como tratar scripts que são liberados sob a Licença Pública Geral GNU, mas não rodam num interpretador suficientemente livre. A Fundação do Software Livre declara que não existe problema já que o script é somente interpretado, e não, agregado a um componente não livre.

Criando uma GUI para Jigdo? Chris Severance noticiou que falta atualmente no Jigdo uma interface gráfica para o usuário (GUI) e propôs como ela deveria funcionar. Richard Atterer já planejou tal programa mas teve problemas em designar seu tempo para ele. Atualmente sua idéia favorita é que a aplicação GUI para o Jigdo registre-se no navegador, assim uma janela popup será aberta se alguém clicar no primeiro link ".jigdo".

Adicionando Suporte para ReiserFS ao parted. Timshel Knoll está procurando conselhos em como adicionar o suporte para ReiserFS no programa de particionamento e re-dimensionamento de disco (parted). A solução parece ser carregar dinamicamente uma versão particular da biblioteca compartilhada do ReiserFS.

Colocar a Documentação XML/SGML com o Fonte? Adam Di Carlo queria saber se seria interessante colocar a documentação SGML e XML com o correspondente código fonte? O consenso na lista debian-doc com excessão de Colin Walters) foi que o código XML/SGML é de fato código fonte e não deve inchar pacotes binários.

Emenda Proposta ao Estatuto do SPI. Jimmy Kaplowitz propôs uma emenda ao estatuto do SPI que reduzirá o quorum de reunião para quatro pessoas. O Artigo cinco requer que 14 membros contribuintes apoiem essa proposta para ela ser considerada. Depois disso, o secretário tem 30 dias para colocar ela em votação para os grupo de membros contribuintes. Algumas pessoas objetaram visto que após isso somente uma pequena parte do quadro de diretores poderá tomar decisões.

Debian GNU/Linux 3.0 atualizado. Após aproximadamente cinco meses depois que o Debian GNU/Linux 3.0 foi lançado, o Debian finalmente atualizou a versão da woody. Esta revisão adiciona 59 atualizações de segurança à versão estável, que foram formalmente distribuídas através do security.debian.org, e 33 importantes correções de bugs para vários pacotes. Detalhes dessa atualização estão na página de preparação .

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Nos ajude a criar essa newsletter! Várias pessoas estão submetendo artigos já, mas nós ainda estamos precisando de escritores voluntários que preparem artigos. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como nos ajudar. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black, Thomas Bliesener e Martin 'Joey' Schulze.