Notícias Semanais Debian - 28 de Outubro de 2003

Bem-vindo(a) à quadragésima terceira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A equipe do XPde discutiu sobre as implicações legais de emular aspectos de ambientes desktop comerciais. Andreas Steinel anunciou fotos que ele tirou na OpenSaar (informações) e na Linux-Kongress (informações, relatório). Além disso, o grupo de usuários Debian em São Paulo organizou uma oficina sobre o Debian.

Eleição do Quadro da SPI. Wichert Akkerman anunciou que a Software in the Public Interest (SPI, Software no Interesse Público) está preparando uma eleição para preencher três vagas na sua diretoria. A SPI é uma organização sem fins lucrativos que auxilia o Debian e outros Softwares Livres em questões legais como a manutenção de trademarks/copyrights e doações. 6 de novembro é o último dia para anunciar candidaturas, a votação ocorrerá entre 7 e 21 de novembro.

Enmenda Constitucional da Seção 4.1.5. Manoj Srivastava enviou a segunda chamada para votos sobre a emenda constitucional. Todas as três propostas passaram os requisitos de quorum nas primeiras 72 horas da votação. Até agora, houve 124 votos válidos, participação menor do que a eleição para o DPL deste ano (que superou a eleição do ano passado). Romain Francoise encontrou um erro importante no DEbian VOTE Engine (Devotee, Sistema de Votação Debian), que fez com que alguns votos fossem rejeitados.

Projeto de Brochuras Linux. Martin Michlmayr encaminhou uma mensagem do Projeto de Brochuras Linux que documenta informações chave do Linux em brochuras de tamanho padrão, cujas fontes são lançadas sob a GNU GPL. Atualmente há duas versões de brochura: Uma versão "Linus", que possuí citações famosas do Linus e uma versão VLUG, que foi adotada como a brochura oficial do Grupo de Usuários Linux de Vitória (VLUG, Victoria Linux Users Group). Frank Lichtenheld adotou-o para produzir uma brochura Debian e agradeceria alguma ajuda.

Como Construir Pacotes Debian. Joe 'Zonker' Brockmeier explicou como constriuir pacotes Debian. Seu artigo provê uma discussão bem estruturada, indo do conceito de pacote aos últimos passas da construção. Ele também incluiu links para outros recursos, incluindo o Manual da Política Debian e a ferramenta pkgwrite, que ajuda na produção de pacotes Debian e RPM a partir de um único arquivo de especificação.

Instalando o Debian com o Red Hat? Ian Murdock anunciou que a Progeny portou o instalador Anaconda da Red Hat para o Debian e encerrou o trabalho no PGI (Progeny Graphical Installer, Instalador Gráfico Progeny). Eles também estão trabalhando com vários grupos para adicionar suporte RPM no APT, permitindo que distribuições baseadas em Debian e RPM sejam gerenciadas usando uma única base APT, e talvez até mesmo que pacotes Debian e RPM possam coexistir.

O Debian durante o World Solar Challenge. Durante o septuagésimo World Solar Challenge a Equipe Solar do Oeste Australiano Sungroper está competindo também para cafe internet mais unusual ou remoto do yahoo. Onno Benschop roda sua estação de trabalho (Debian Testing) como gateway e equipes de todo o mundo reúnem-se no disco do satélite toda noite para enviar mensagens para casa.

Relatórios de Erro pertencem ao BTS Debian. Russell Coker notou que um mantenedor fechou um relatório de erro que ele descubriu com uma nota "submeter erros do autor para o BTS do Debian atrapalha o trabalho de empacotamento obrigando o mantenedor a agir como mediador no erro". No entanto, usuários Debian devem enviar erros ao Sistema de Rastreamento de Erros do Debian (BTS, Bug Tracking System) do qual o mantenedor pode encaminhar os erros para o autor se for o caso. Conseqüentemente, Adrian Bunk reabriu todos os relatórios de erro similares.

Fazendo o Zope pre-depender do zopectl. Conforme a política, Luca De Vitis pediu por consenso para adicionar uma pré-dependência ao zopectl no zope uma vez que o zopectl é necessário para descobrir a localização de arquivos quando o Zope é purgado. Como a localização destes arquivos é configurável, seria difícil descobrí-los sem o zopectl.

Suportando Kernels e Configurações Diferentes. Mattia Dongili perguntou como ele deve prover uma configuração padrão para o cpufreqd que é um applet speedstep que monitora o nível da bateria, estado da energia e programas em execução para ajustar a freqüência da CPU. A interface do kernel mudou entre as versões 2.4 e 2.6. Wouter Verhelst sugeriu calcular a velocidade baseando-se na velocidade do processador principal.

Festa de Caça a Erros Debian. Erik Rossen anunciou uma festa de caça a erros no domingo, 9 de novembro de 2003, em Ecublens, Suiça. Para celebrar o décimo aniversário da distribuição Debian GNU/Linux, o Groupe romand des Utilisateurs de Linux et de Logiciels Libres irá trancar de 10 a 40 voluntários em uma sala grande e dar-lhes todos os computadores, banda, eletricidade, pizza e cerveja que eles precisarem para trabalhar bem.

Pacotes do Instalador Debian. Joey Hess questionou como o debian-installer deve criar pacotes binários quando ele estiver em um estado no qual os buildds possam pegá-los -- deixando os arquivos .deb e .udeb regulares de lado. As duas escolhas parecem ser incluir todas as imagens de boot em um .deb, como o build/debian original do Alastair faz, ou criar um arquivo tar que precisará ser processado manualmente pelo pessoal do FTP e descompactado no diretório correto. O último método será o implementado.

Instalador Debian com Baixo Consumo de Memória. Goswin von Brederlow notou que o debian-installer precisa de muita RAM para instalar os arquivos udeb no CDROM atualmente. A necessidade de muita memória poderia prender muitos computadores com somente 16 MB ou menos de RAM. Ele propôs o uso de um initrd grande montado via loopback e um dispositivo lvm snapshot configurado com um ramdisk como armazenagem cópia-na-escrita.

Nova Glibc para o Sid. Dan Jacobowitz anunciou que não há nada no arquivo TODO da glibc que ele considere um problema sério. Assim, ele propôs congelar o CVS na terça-feira, construir e testar a 2.3.2.ds1-8 no maior número possível de arquiteturas, e fazer o upload provavelmente direto na unstable.

Pacotes Novos ou Notáveis Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 15 pacotes se tornaram órfãos nesta semana e precisam de um novo mantenedor. Isto perfaz um total de 195 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do software livre. Veja as páginas WNPP para obter a lista completa; adicione uma nota ao relatório de bug e renomeie-o para ITA: caso pretenda pegar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Matt Black, Onno Benschop e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.