Notícias Semanais Debian - 6 de Junho de 2006

Bem-vindo(a) à vigésima terceira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Enrico Zini relatou ter aumentado o desempenho das debtags melhorando a biblioteca tagcoll. Krzysztof Klincewicz analisou os 500 projetos mais ativos no SourceForge e concluiu que ocorrem apenas pequenas inovações nestes projetos.

Confiabilidade da Teia de Confiança. Recentemente, durante a Conferência Debian Martin Krafft conduziu um experimento de assinatura de chaves para levantar questões sobre a teia de confiança (web of trust) Debian. Esta teia consiste em assinaturas entre chaves GnuPG, que verificam que o assinante tem razões para acreditar que o dono da chave é realmente quem ele afirma ser. No entanto, o assinante não confirma a validade de uma forma de identificação governamental, o que não é possível dada a grande variedade de identificações que podem ser encontradas em um evento internacional com 140 participantes.

Suporte de Segurança ao Woody terminando. O Projeto Debian anunciou que, mais de um ano após o lançamento do Debian GNU/Linux 3.1, apelido 'sarge', o suporte de segurança para a distribuição estável anterior, 3.0, será encerrado no final de Junho de 2006. O Debian GNU/Linux 3.0, apelido 'woody', foi lançado há quase quatro anos atrás em 19 de Julho de 2002.

Melhorando a Publicidade do Debian. Andreas Barth notou que houve algumas notícias imperfeitas na imprensa sobre o Debian no passado. Parece que os jornalistas pegaram mensagens cujo público-alvo primário eram os desenvolvedores e escreveram artigos sobre elas com informações incorretas. Andreas questionou como melhorar esta situação, provavelmente oferecendo contato telefônico direto aos nossos desenvolvedores para os jornalistas.

Conferência Debian 6: Calor, pimenta e trabalho duro. Robin Miller relatou que a Debconf deste ano trouxe quase 300 desenvolvedores Debian, mantenedores de pacotes e outros interessados para o México. Muito trabalho foi feito para tornar o Debian mais amigável ao usuário. Holger Levsen e vários outros filmaram vídeos em alta definição da maioria das apresentações da DebConf6, que serão disponibilizados no servidor meetings-archive em breve.

Instalação Automática do Debian com Pre-Seeding. Carla Schroder explicou como criar rapidamente um arquivo de configuração preseed para replicar uma instalação Debian, e como realizar uma instalação mínima personalizada como um drive USB. Ela continuou explicando como começar uma instalação via rede com um drive USB moderno, ou um CD-ROM antigo, ou um disquete 3.5" ainda mais antiquado.

Debian IRC muda para a OFTC. O projeto Debian anunciou a mudança do apelido irc.debian.org para a Open and Free Technology Community (OFTC; Comunidade de Tecnologia Aberta e Livre). Esta mudança foi feita em reconhecimento que muitas discussões já estavam sendo feitas lá. A OFTC também é uma organização irmã do Debian, já que ambos são suportados e representados pela Software in the Public Interest, Inc. O projeto Debian vinha usando a rede IRC Freenode há muitos anos.

Falhas de Qualificação como Arquiteturas para Lançamento. Andreas Barth relatou sobre três arquiteturas que foram lançaas com o Debian sarge que não cumprem os requisitos para inclusão no etch atualmente. Algumas sub-arquiteturas do m68k ainda precisam do kernel 2.2 ou 2.4, que não são mais suportados. O porte s390 não tem o número necessário de desenvolvedores. O porte sparc não tem suporte suficiente no kernel. Ajuda para estes portes é altamente apreciada.

Nova estrutura do Menu Debian. Bill Allombert propôs uma nova estrutura para o menu Debian idealizada por Linas Zvirblis. Várias seções foram renomeadas e algumas subseções foram criadas para refletir o grande número de novas aplicações. Desenvolvedores devem verificar se seus arquivos de menu atuais ainda se enquadram na nova estrutura e ajustar a seção caso contrário.

Entregando menasagems para usuários de sistema? Andreas Metzler questionou se seria segura rejeitar qualquer mensagem para contas de sistema baseando-se no id do usuário a não ser que estas sejam redirecionadas via /etc/aliases. Wouter Verhelst explicou que outras distribuições começam com um uid mais baixo para usuários reais. Stephen Samuel confirmou que isto causaria problemas com um ambiente híbrido.

Desktop Debian Leve. André Luiz Rodrigues Ferreira começou a trabalhar em um meta pacote desktop para computadores desktop rodando em hardware antigo. Ele recebeu várias melhorias. Joey Hess gostaria de adicioná-lo ao tasksel, para que a tarefa desktop instale-o automaticamente caso detecte um sistema que não pode rodar o KDE/GNOME com facilidade.

Reformando o Processo para Novos Mantenedores. Marc Brockschmidt propôs enrigecer os requisitos para mantenedores prospectivos adicionando um segundo advogado e aumentando a quantidade de trabalho em empacotamento que eles precisam ter feito no passado. Desta forma, o aplicante estará mais próximo do Debian quando aplicar. Ele também sugeriu separar as permissões de upload, contas nos sistemas e direitos de votos, o que segnificaria uma reforma no projeto Debian.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 292 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. Um pacote foi removido do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino, Fernando Ike de Oliveira e Felipe Augusto van de Wiel.