Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 1 de Agosto de 2006

Bem vindo à trigésima primeira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Christoph Berg anunciou nove membros novos da equipe de QA, que já trabalham nos problemas restantes para o lançamento do etch. Gintautas Miliauskas relatou estar trabalhando em uma infraestrutura integrada de localização para o Debian baseada no framework do projeto WordForge.

Fazendo uploads com Urgências Adequadas. Adeodato Simó lembrou os desenvolvedores a fazerem uploads de pacotes com urgência alta (high) caso corrijam bugs relacionados à segurança. A urgência média (medium) deve ser usada para bugs críticos ao lançamento, incluindo falhas na construção a partir do código fonte em alguma arquitetura. Como estes uploads migrarão para a teste ("testing") mais rápido que o normal, eles também devem ser preparados com cuidado extra.

Responsabilidade por Pacotes. Martin Krafft questionou se o Debian quer mudar as responsabilidades pelos pacotes e mudar para pacotes mantidos por grupos. Adeodato Simó explicou que ter o diff de um não mantenedor no sistema de acompanhamento de bugs por alguns dias antes que este entre no repositório ajuda a qualidade, já que há espaço para revisões.

Xen no Debian GNU/Linux 3.1. Aike de Jongste explicou como instalar a versão backport do Xen em um sistema Debian estável ("stable"), incluindo APT pinning de vários pacotes, criar um disco especial na RAM, adicionar um item ao menu do grub e configurar uma instância do Xen.

Marcas para Distribuições Derivadas do Debian. Anthony Towns propôs a introdução de um programa oficial de marcas para distribuições derivadas, para ajudar tais distribuições a obter o benefício da reputação do Debian. Essencialmente, as distribuições deveriam ouvir os seus usuários e cooperar com a comunidade do Software Livre. Em troca, o Debian forneceria um logo, adicionaria um link em seu site, cooperaria em comunicados de imprensa e forneceria uma base de suporte para cooperação e consultoria futura.

Gerenciamento de Chaves para APT Seguro. Joey Schulze questionou se o gerenciamento de chaves poderia ser adicionado ao APT a tempo para o lançamento do etch. Martin Krafft desencorajou atualizações automáticas de chaves já que estas são muito vulneráveis a ataques, e preferiu que uma terceira parte assine as chaves. Florian Weimer afirmou que o único modo que se tem certeza que funciona é o uso de chaves estáticas para lançamentos estáveis e atualizações de segurança.

Suportando Exim 3 no Etch? Marc Haber delineou os passos necessários para remover a versão 3 do Exim do etch, já que ele não é mais suportado pelo desenvolvedor original e até seu mantenedor parou de usá-lo. Para tanto, seria necessário uma atualização para o sarge e também precisaria de trabalho manual dos usuários na atualização do sarge para o etch.

Construindo Documentação. Marcio Roberto Teixeira questionou se é melhor construir a documentação para um pacote Debian antes de empacotá-lo para salvar tempo de construção ou durante o processo regular de construção. Goswin von Brederlow explicou que a documentação deveria ser construída junto com o resto do pacote. Se a construção demorar muito, ela não deve ser feita com todos os pacotes construídos, apenas com a construção do pacote binário independente.

Instalando Programas setuid. Yui-wah Lee (李 銳華) questionou como um programa que precisa ser instalado setuid ou setgid deve ser empacotado. Matthew Palmer explicou que o mantenedor deve colocar as permissões apropriadas e pode ter que lidar com o dh_fixperms para que ele não volte as permissões para o padrão. Administradores locais podem alterar as permissões com dpkg-statoverride.

Estado das Descrições de Pacotes traduzidas. Michael Vogt pediu testes do APT na experimental. Esta versão suporta descrições de pacotes traduzidas, que já estão disponíveis para o sid em vários espelhos e no Projeto de Descrição de Traduções Debian. Alguns recursos que estavam disponíveis no passado, como revisões de traduções, ainda não estão implementados mas estão planejados como parte do novo framework de internacionalização.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 7 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 343 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 18 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Jens Seidel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino, Augusto Cezar Amaral e Marco Carvalho.