Como você pode ajudar o Debian?

Se você está considerando ajudar no desenvolvimento do Debian, aqui estão algumas áreas nas quais tanto os usuários experientes como os inexperientes podem ajudar:

  1. Você pode simplesmente testar o sistema operacional e os programas fornecidos nele e reportar qualquer errata ainda não conhecida ou bugs que você encontrar utilizando o Sistema de Rastreamento de Bugs. Também tente navegar nos bugs associados com os pacotes que você usa e forneça mais informações, se você puder reproduzir os problemas descritos neles.
  2. Se você é um usuário experiente, você pode ajudar outros usuários através da lista de discussão de usuários ou através do canal do IRC #debian-br. Para mais informações sobre opções de suporte e fontes disponíveis leia as páginas de suporte.
  3. Você pode ajudar traduzindo aplicações ou informações relacionadas ao Debian (páginas web, documentação) para seu próprio idioma se envolvendo no projeto de tradução (as discussões geralmente são tratadas através da lista de discussão l10n-portuguese). Você pode até iniciar um novo grupo de internacionalização se não houver nenhum para seu idioma. Para mais informações, leia as páginas de Internacionalização.
  4. Você pode ajudar a manter aplicações que já estão disponíveis no sistema operacional Debian, especialmente aquelas que você usa muito e conhece bem, contribuindo com correções (patches) ou informações adicionais no Sistema de Rastreamento de Bug para estes pacotes. Você pode também se envolver diretamente na manutenção de pacotes tornando-se um membro de uma equipe de manutenção em grupo ou se envolvendo com o software que está sendo desenvolvido para o Debian, se juntando a um projeto de software no Alioth.
  5. Você pode ajudar escrevendo documentação, seja trabalhando com a documentação oficial fornecida pelo Projeto de Documentação do Debian ou contribuindo no Wiki do Debian.
  6. Você pode ajudar com o desenvolvimento da face pública do Debian e contribuir para o site web, ou ajudar na organização de eventos pelo mundo.
  7. Você pode ajudar a portar o Debian para alguma arquitetura que você tem experiência, seja iniciando um novo porte ou contribuindo para portes existentes. Para mais informações, veja a lista de portes disponíveis.
  8. Você pode empacotar aplicações com as quais você tem muita experiencia e considera valiosas para o Debian, e tornar-se um mantenedor para esses pacotes. Para mais informações, leia o Canto do Desenvolvedor Debian.
  9. Você pode ajudar a rastrear, encontrar e corrigir problemas de segurança nos pacotes do Debian. Você também pode ajudar a fortalecer pacotes, repositórios e imagens e outras coisas.
  10. Você pode doar equipamentos e serviços para o projeto Debian, para que tanto seus usuários quanto os desenvolvedores possam se beneficiar deles. Nós estamos em constante procura por espelhos pelo mundo em que nossos usuários possam confiar e sistemas de auto-builder para nossos portes.
  11. Você pode fazer capturas de tela de pacotes e fazer o upload delas para screenshots.debian.net para que nossos usuários possam ver como se parece um software no Debian antes de usá-lo.
  12. Você pode etiquetar e categorizar pacotes no site web debtags para que nossos usuários possam encontrar o software que procuram mais facilmente.
  13. Ajude o Debian a promover-se falando dele e demonstrando-o para outros.
  14. Você pode ajudar com a conferência Debian anual, inclusive com a gravação das palestras em vídeo, recebendo os participantes à medida que chegam, ajudando os palestrantes antes das palestras, eventos especias (como a festa de queijos e vinhos), montagem, desmontagem e outras coisas.
  15. Você pode ajudar a organizar a conferência Debian anual, mini-DebConfs para sua região, festas do Dia Debian, festas de lançamento, festas de caça aos bugs, sprints de desenvolvimento e outros eventos ao redor do mundo.
  16. Você pode habilitar as submissões do popularity-contest.

Como você pode ver, há várias formas que você pode se envolver com o projeto e somente poucas delas requerem que você seja um Desenvolvedor Debian. Muitos dos diferentes projetos têm mecanismos para permitir acesso direto às árvores de código fonte para colaboradores que tenham mostrado que são confiáveis e valiosos. Normalmente, as pessoas que acham que podem ficar mais envolvidas no Debian se juntarão ao projeto, mas isso nem sempre é necessário.