Contribuir: como você pode ajudar o Debian

O Debian não é apenas um sistema operacional, é uma comunidade. Muitas pessoas com muitas habilidades diferentes contribuem para o projeto: nosso software, a arte, o wiki e outras documentações são resultados de um esforço conjunto de um grande grupo de pessoas. Nem todo mundo é desenvolvedor(a), e você certamente não precisa saber programar se quiser participar. Existem muitas maneiras diferentes de ajudar a tornar o Debian ainda melhor. Se você gostaria de participar, aqui estão algumas sugestões para usuários(as) experientes e inexperientes.

Codifique e mantenha pacotes

Talvez você queira escrever um novo aplicativo do zero, talvez você queira implementar um novo recurso em um programa existente. Se você é um(a) desenvolvedor(a) e deseja contribuir com o Debian, também pode nos ajudar a preparar o software no Debian para uma instalação fácil, nós o chamamos de "empacotamento". Dê uma olhada nesta lista para obter algumas ideias sobre como começar:

Teste e elimine bugs

Como qualquer outro projeto de software, o Debian precisa de usuários(as) que testem o sistema operacional e seus aplicativos. Uma forma de contribuir é instalar a versão mais recente e relatar aos(as) desenvolvedores(as) se algo não funcionar como deveria. Também precisamos de pessoas para testar nossa mídia de instalação, o boot seguro e o carregador de boot U-Boot em hardwares diferentes.

Escreva documentação e marque pacotes

Se você tiver problemas no Debian e não conseguir escrever código para resolvê-los, talvez fazer anotações e escrever sua solução seja uma opção para você. Dessa forma, pode ajudar outros(as) usuários(as) que têm problemas semelhantes. Toda a documentação do Debian é escrita por membros(as) da comunidade e existem várias maneiras de você ajudar.

Traduza e localize

Seu idioma nativo não é o inglês, mas você tem bons conhecimentos de inglês o suficiente para entender e traduzir software ou informações relacionadas ao Debian como páginas web, documentação, etc? Por que não se juntar a uma equipe de tradução e converter aplicativos Debian para sua língua materna? Também estamos procurando pessoas para verificar as traduções existentes e enviar relatórios de erros, se necessário.

Ajude outros(as) usuários(as)

Você também pode contribuir com o projeto ajudando outros(as) usuários(as) Debian. O projeto usa vários canais de suporte, por exemplo, listas de discussão em diferentes idiomas e canais de IRC. Para obter mais informações, visite nossas páginas de suporte.

Organize eventos

Além da conferência anual Debian (DebConf), existem várias reuniões e encontros menores e em diferentes países todos os anos. Participar ou ajudar a organizar um evento é uma grande oportunidade de conhecer outros(as) usuários(as) e desenvolvedores(as) Debian.

Doe dinheiro, hardware ou largura de banda

Todas as doações para o projeto Debian são gerenciadas por nosso(a) líder do projeto Debian (DPL - Debian Project Leader). Com o seu apoio, podemos comprar hardware, domínios, certificados criptográficos, etc. Também usamos fundos para patrocinar os eventos DebConf e MiniDebConf, sprints de desenvolvimento, presença em outros eventos e outras coisas.

Use o Debian e fale sobre ele

Divulgue e fale para outras pessoas sobre o Debian e a comunidade Debian. Recomende o sistema operacional a outros(as) usuários(as) e mostre como instalá-lo. Simplesmente use-o e divirta-se -- essa é provavelmente a maneira mais fácil de retribuir ao projeto Debian.

Como sua organização pode ajudar o Debian

Quer você trabalhe em uma organização educacional, comercial, sem fins lucrativos ou governamental, existem muitas maneiras de nos apoiar com seus recursos.

Também estamos interessados(as) em formar parcerias. Se você pode promover o Debian fornecendo um depoimento, rodando nos servidores ou desktops de sua organização, ou mesmo encorajando sua equipe a participar do nosso projeto, isso é fantástico. Talvez você também considere ensinar sobre o sistema operacional Debian e a comunidade, direcionando sua equipe para contribuir durante o horário de trabalho ou enviando-os para um de nossos eventos.