PRINT, Espace autogéré des Tanneries, França

PRINT é um hacklab público em Dijon, França. Nosso objetivo é: empoderar as pessoas através do uso de hardware reciclado e software livre; compartilhando conhecimento & habilidades através de oficinas não hierárquicas; garantindo acesso aberto à internet através de nosso cybercafé gratuito; encorajando conteúdo alternativo pela participação em estruturas de mídia independentes; organizando encontros de geeks e ativistas culturais em nossas atividades; beba café && apt-get install anarchism && make world.

Todos os nossos computadores — sejam eles firewalls, servidores ou clientes —, rodam Debian GNU/Linux. Nós usamos principalmente a distribuição testing, embora troquemos para o sid ocasionalmente, que frequentemente provou ser estável o suficiente para nossos usos.

Nós escolhemos o Debian por vários motivos: não achamos ele apenas excelente tecnicamente por seu design simples, com ótimo gerenciamento de pacotes, grande número de arquiteturas suportadas e atualizações de segurança, mas o compromisso com o software livre e sua operação baseada em voluntariado e sem fins lucrativos são o que nós valorizamos mais.