Procedimentos para envio de uma proposta de Resolução Geral ou emenda

Sob as seguintes seções da constituição

  • 4. Os(As) desenvolvedores(as) através de uma Resolução Geral ou eleição
    • 2. Procedimento
      • 5. Propostas, padrinhos, emendas, chamadas para a votação e outras ações formais são feitas anunciando em uma lista de discussão publicamente legível designada pelo(s) Delegado(s) do líder do Projeto; qualquer desenvolvedor(a) pode postar lá.
      • 6. Votos são enviados por e-mail numa maneira conveniente para o Secretário. O Secretário determina para cada votação se os votantes podem mudar seus votos.
  • A. Procedimento de Resolução Padrão
    • 3. Procedimento de votação
      • 4. Em casos de dúvida o Secretário do Projeto pode decidir com relação ao procedimento.

Os procedimentos a seguir foram instituídos com relação a propostas de resolução geral e apadrinhamentos.

  1. A lista de discussão designada é debian-vote@lists.debian.org. Esta é a fonte autoritária do texto completo de todas as resoluções, assim como dos argumentos de suporte e outros materiais. Propostas e moções de apadrinhamento não serão reconhecidas se enviadas para qualquer outra lista de discussão.
  2. Cada e-mail de proposta e apadrinhamento deve estar assinado com a chave criptográfica existente nos chaveiros Debian. Os chaveiros são parte da resposta autoritária de quem é ou não um(a) desenvolvedor(a) Debian.
  3. Cada proposta deve indicar claramente os limites da proposta, que deve estar claramente delineado cercando o texto da mensagem de e-mail. Cada padrinho deve também indicar o texto que eles estão apadrinhando, mesmo que somente para indicar que eles reconhecem os limites definidos pelo proponente.
  4. Quando a votação é chamada, o proponente ou um padrinho de cada proposta ou emenda deve fornecer uma versão final da proposta ou emenda no formato wml para inclusão nas páginas web do projeto Debian. Este pedaço wml deve ser verificado para que contenha exatamente o texto que foi delineado e apadrinhado.
  5. Quando a votação é chamada, o proponente ou um padrinho de cada proposta ou emenda deve fornecer uma sinopse de linha única (60 caracteres) de suas propostas ou emendas. Esta sinopse pode ser levada em consideração pelo secretário quando da criação da cédula.

Falhando nos itens 4 e 5, a versão do secretário poderá ser a final. É fortemente sugerido que proponentes e padrinhos estejam preparados com os assuntos em questão antes do fim do período mínimo de discussão, pois a votação não deve ser atrasada pela falta destes itens.

Estilo e práticas recomendadas

O seguinte é informativo ao invés de normativo. Estas sugestões farão com que seja mais fácil entender, acompanhar e votar na proposta. Um exemplo de modelo é fornecido como ponto de partida.

É uma boa prática incluir uma descrição concisa da proposta na linha de assunto do e-mail. É recomendado que a linha de assunto seja formatada como Subject: Proposal - texto descritivo, isto ajuda as pessoas a filtrar e-mails relacionados à proposta.

Indica quando uma proposta é uma proposta independente, ou uma emenda formal para uma proposta existente. Você pode criar uma proposta independente endereçando o mesmo problema que uma proposta existente, a diferença é mais uma questão de tempo. Uma emenda pode não ter o período de discussão completo; e a votação pode ser chamada antes que você esteja pronto refinando sua emenda. Uma proposta independente, por outro lado, pode não ficar na mesma cédula que a proposta existente, dependendo do tempo, e portanto podem ocorrer duas votações independentes, uma para a proposta existente, e uma para a sua proposta independente. A decisão final fica por sua conta.

Se sua proposta é uma mudança do texto de um documento existente, fornecer um arquivo de modificações (um patch) gerado pelo diff -u) é uma boa ideia, pois isto demonstra claramente e de maneira exata quais são as mudanças sendo propostas, e ajuda a pessoa responsável pelo documento se sua proposta passar.

Uma sugestão para proponentes e padrinhos é que o texto completo da proposta ou emenda seja colocado separado (talvez in-lined) numa parte MIME text/plain assinada, para que não exista nenhuma ambiguidade.

Emendando

  • A. Procedimento de Resolução Padrão
    • 1. Discussão e Emendas
      • 5. O proponente de uma resolução pode sugerir mudanças no texto das emendas; que tornam-se efetivas se o proponente da emenda concordar e nenhum dos padrinhos se opor. Neste caso as emendas modificadas serão votadas ao invés da versão original.
      • 6. O proponente de uma resolução pode aceitar mudanças para corrigir pequenos erros (por exemplo, erros de digitação ou inconsistências) ou mudanças que não alterem o significado, desde que ninguém se oponha num período de 24 horas. Neste caso o período mínimo de discussão não é reiniciado.