Informações sobre votações do Debian

O Projeto Debian tem um sistema de acompanhamento de votações (DEbian VOTe EnginE [devotee]) que exibe o estado das resoluções gerais em andamento e os resultados das votações anteriores.

O estado das resoluções gerais em curso inclui a proposta e a lista de apoios, todas as datas importantes e as regras necessárias para aceitação. Claro que o estado também incluirá um dos pontos a seguir:

Os resultados das votações anteriores (resoluções fechadas) incluem o resultado como também uma lista de todas pessoas que votaram e quais foram seus votos. Eles também contêm o texto de cada voto enviado, a não ser que a votação tenha sido secreta.

O Debian usa o método Condorcet para as eleições de líder do projeto (o artigo da wikipedia é bem informativo). Resumidamente, o método Condorcet puro pode ser definido como segue:

Considere todas as possíveis disputas em pares entre candidatos(as). O(A) vencedor(a) Condorcet, se houver, é o(a) candidato(a) que vencer cada um(a) dos(as) outros(as) candidatos(as) em cada disputa direta com aquele(a) candidato(a).

O problema é que em eleições complexas, pode ocorrer uma relação circular na qual A vence B, B vence C e C vence A. A maioria das variações do método Condorcet usa vários modos para resolver este empate. Veja o descartamento sequencial Schwartz imune a clones para detalhes. A variação do Debian está explicada na constituição, especificamente em § A.5.

Para mais informações sobre como ler a matriz de confrontos, que é publicada conforme o resultado dos votos, você pode olhar este exemplo.