Capítulo 13. Contribuir para o Projecto Debian

Índice

13.1. Como posso Eu tornar-me em membro de Debian/desenvolvedor de Debian?
13.2. Como posso Eu contribuir com recursos para o projecto Debian?
13.3. Como posso Eu contribuir financeiramente para o projecto Debian?
13.3.1. Software in the Public Interest
13.3.2. Outras organizações

Donativos de tempo (para desenvolver novos pacotes, manter pacotes existentes, o fornecer suporte a utilizadores), recursos, (para espelhos de arquivos de pacotes e WWW), e dinheiro (para pagar novas máquinas de teste assim como hardware para os arquivos) podem ajudar o projecto. Veja também Como posso ajudar Debian?.

13.1. Como posso Eu tornar-me em membro de Debian/desenvolvedor de Debian?

O desenvolvimento de Debian está aberto a todos, e novos utilizadores com as habilidades certas e/ou a vontade de aprender são precisos para manter pacotes existentes que ficaram "órfãos" pelos seus responsáveis anteriores, para desenvolver novos pacotes, para escrever documentação, para fazer trabalho de tradução, para ajudar com o site web de Debian, para fornecer suporte a utilizadores, etc.

A descrição de como se tornar um membro de Debian pode ser encontrada em New Member's Corner no site web de Debian.

13.2. Como posso Eu contribuir com recursos para o projecto Debian?

Como o projeto aponta a criar um corpo de software rapidamente e facilmente acessível por todo o globo, são precisos mirrors. É desejável mas não absolutamente necessário que espelhem todo o arquivo. Por favor visite a página Tamanho de mirror Debian para informação sobre os requisitos de espaço de disco.

A maioria do "espelhar" é conseguida inteiramente automaticamente por scripts, sem nenhuma interação. No entanto, ocorrer uma falha ocasional ou mudança de sistema que requer intervenção humana.

Se você tem uma ligação à Internet de alta velocidade, os recursos para espelhar toda ou parte da distribuição, e está disposto a ter tempo (ou encontrar alguém) para fornecer manutenção regular do sistema, então por favor contacte .

13.3. Como posso Eu contribuir financeiramente para o projecto Debian?

Donativos de patrocinadores permitem a Debian ter máquinas, assim como outro hardware, organizar conferências e sprints de desenvolvimento, entre outras coisas. Para mais informação por favor visite Donativos a Debian. A página também lista os diferentes métodos que podem ser usados para doar.

Pode-se fazer donativos individuais a organizações que são críticas para o desenvolvimento do projeto Debian. A principal organização é a Software in the Public Interest, incorporada nos Estados Unidos, mas existem outras.

13.3.1. Software in the Public Interest

Software in the Public Interest (SPI) é uma organização IRS 501(c)(3) não-lucrativa baseada nos Estados Unidos. O objectivo da organização é desenvolver e distribuir software livre.

Encoraja os programadores a usarem a GNU General Public License ou outras licenças que permitem livre redistribuição e uso de software, e os desenvolvedores de hardware a distribuir documentação que irá permitir que sejam escritas drivers de dispositivo para os seus produtos.

SPI actua como um patrocinador fiscal para muitos projetos livres e de código aberto. O projeto Debian tem sido um projeto associado desde a criação da organização.

SPI pode ser alcançado em: https://www.spi-inc.org/.

13.3.2. Outras organizações

Existe um número de organizações criadas em diferentes países que mantêm ativos em confiança para Debian. A página de doações lista as organizações de confiança para onde se podem fazer doações individuais. à data desta escrita existiam duas delas: a Debian France Association (em França), e debian.ch (Switzerland and the Principality of Liechtenstein). Organizações afiliadas adicionais em outros países estão listadas na página Organizações na Debian Wiki.