Capítulo 12. Obtendo suporte para Debian GNU/Linux

Índice

12.1. Que outra documentação existe para o sistema Debian?
12.2. Existem recursos on-line para discutir Debian?
12.2.1. Listas de Mail
12.2.2. Fórum Web
12.2.3. Wiki
12.2.4. Responsáveis de manutenção
12.2.5. newsgroups da Usenet
12.3. Existe um modo rápido para procurar informação em Debian GNU/Linux?
12.4. Existem relatórios de bugs conhecidos?
12.5. Como é que Eu reporto um bug em Debian?

12.1. Que outra documentação existe para o sistema Debian?

  • Instruções de instalação para o lançamento actual, veja https://www.debian.org/releases/stable/installmanual.

  • O Debian GNU/Linux reference cobre muitos aspectos de administração de sistema através de exemplos de comandos de shell. Lições básicas, dicas, e outras informações são disponibilizadas para muitos tópicos diferentes desde administração do sistema até à programação.

    Obtenha-o do pacote debian-reference, ou em https://www.debian.org/doc/user-manuals#quick-reference.

  • O manual Debian Policy documenta os requerimentos de política para a distribuição, isto é, a estrutura e conteúdos do arquivo Debian, vários problemas de desenho do sistema operativo etc. Também inclui os requerimentos técnicos que cada pacote deve satisfazer para ser incluído na distribuição, e documenta os aspectos técnicos básicos dos pacotes Debian binários e fonte.

    Obtenha-o a partir do pacote debian-policy, ou em https://www.debian.org/doc/devel-manuals#policy.

  • Documentação desenvolvida pelo Debian Documentation Project. Está disponível em https://www.debian.org/doc e inclui guias de utilizador, guias de administrador e guias de segurança para o sistema operativo Debian GNU/Linux.

  • Documentação sobre pacotes Debian instalados. A maioria dos pacotes têm ficheiros que são desempacotados em /usr/sh/PACOTE.

  • Documentação do projeto Linux: O pacote Debian doc-linux instala todas as versões mais recentes dos HOWTOs e mini-HOWTOs a partir do Linux Documentation Project.

  • Páginas 'man' estilo-Unix: A maioria dos comandos têm manuais escritos no estilo dos ficheiros 'man' originais do Unix. Por exemplo, para ver o manual do comando 'ls', execute man ls. Execute man man para mais informação em encontrar e visualizar páginas de manual.

    Os novos utilizadores de Debian devem perceber que os manuais 'man' de muitos comandos gerais do sistema só estão disponíveis após instalarem estes pacotes:

  • Páginas `info' estilo-GNU: Documentação de utilizador para muitos comandos, em particular ferramentas GNU, não estão disponíveis em páginas `man', mas em ficheiros `info' os quais podem ser lidos pela ferramenta GNU info, ao correr M-x info dentro do GNU Emacs, ou com qualquer outro visualizador de páginas Info.

    A sua principal vantagem sobre as páginas `man' originais é que é um sistema de hypertext. Não requer WWW, no entanto; info pode correr a partir de uma consola de texto simples. Foi desenhado por Richard Stallman e precedeu o WWW.

Note que você pode aceder a muita documentação no seu sistema ao usar um navegador WWW, através dos comandos encontrados nos respectivos pacotes, ou ao usar `yelp'.

12.2. Existem recursos on-line para discutir Debian?

Sim. De facto, o principal método de suporte a Debian fornecido aos nossos utilizadores é pela via de e-mail. Vamos dar alguns detalhes sobre isso, e mencionar alguns outros recursos úteis. Ainda mais recursos estão listados em Página Web de Suporte Debian.

12.2.1. Listas de Mail

Existem imensas Lista de Mail relacionadas com Debian.

Num sistema com o pacote doc-debian instalado existe uma lista completa das listas de mail em /usr/share/doc/debian/mailing-lists.txt.

As listas de mail de Debian são nomeadas segundo o padrão debian-lista-assunto. Exemplos são debian-announce, debian-user, debian-news. Para subscrever a qualquer lista debian-lista-assunto, envie um mail para debian-lista-assunto-request@lists.debian.org com a palavra "subscribe" no cabeçalho de Assunto:. Certifique-se de adicionar -request ao endereço de e-mail quando usa este método de subscrever ou retirar--subscrição. Caso contrário o seu e-mail irá para a própria lista, o que pode ser embaraçoso ou chato, dependendo do seu ponto de vista.

Você pode subscrever as listas de mail usando o formulário WWW. Você também pode remover a subscrição usando um formulário WWW.

O endereço de e-mail do gestor da lista é , no caso de você ter dificuldades.

As listas de mail são fóruns públicos. Todos os e-mails enviados para as listas são também copiados para o arquivo público, para que todos (mesmo os não-subscritores) possam navegar ou pesquisar. Por favor certifique-se que nunca manda nenhum material confidencial ou não licenciado para as listas. Isto inclui coisas como endereços de e-mail. De nota particular é o facto que os spammers são conhecidos por abusar dos endereços de e-mail postados nas nossas listas de mail. Veja Política de Privacidade das Listas de Mail para mais informação.

Arquivos das listas de mail de Debian estão disponíveis em https://lists.debian.org/.

12.2.1.1. Qual é o código de conduta para as listas de mail?

Quando usar as listas de mail de Debian, por favor siga estas regras:

  • Não envie spam. Veja a Debian mailing list advertising policy.

  • Não ataque os outros; não é educado. As pessoas que desenvolvem Debian são todos voluntários, doando o seu tempo, energia e dinheiro numa tentativa de se conseguir trazer a todos o projeto Debian.

  • Não use linguagem rude; além disso, algumas pessoas recebem as listas via rádio de bolso, onde praguejar é ilegal.

  • Certifique-se que está a usar a lista apropriada. Nunca poste os seus pedidos de (de)subscrição na própria lista de mail. [7]

  • Veja a secção Secção 12.5, “Como é que Eu reporto um bug em Debian?” para notas sobre reportar bugs.

12.2.2. Fórum Web

Debian User Forums fornece fóruns web nos quais você pode submeter questões sobre Debian e obter respostas de outros utilizadores. (Não faz parte oficial do projecto Debian.)

12.2.3. Wiki

Soluções para problemas comuns, howtos, guias, dicas e outra documentação podem ser encontrados no Debian Wiki que está sempre em constante actualização.

12.2.4. Responsáveis de manutenção

Os utilizadores podem endereçar questões a responsáveis de pacotes individuais usando o e-mail. Pare contactar um responsável do pacote chamado xyz, envie um e-mail para xyz@packages.debian.org.

12.2.5. newsgroups da Usenet

Os utilizadores devem postar questões não-específicas-de-Debian em um dos grupos USENET de Linux, os quais são chamados comp.os.linux.* ou linux.*. Existem várias listas de newsgroups Usenet de Linux e outros recursos relacionados na WWW, ex. nos sites Linux Online e LinuxJournal.

12.3. Existe um modo rápido para procurar informação em Debian GNU/Linux?

Existe uma variedade de motores de busca que servem documentação relacionada com Debian:

  • Debian WWW search site.

  • Google Groups: um motor de busca para newsgroups.

    Por exemplo, para descobrir que experiências pessoas já tiveram com o encontrar drivers para placas gráficas NVIDIA sob Debian, tente pesquisar com a frase NVIDIA Linux driver. Isto irá mostrar-lhe todos os posts que contêm estas strings, isto é, aqueles onde pessoas discutiram estes tópicos. Se adicionar Debian a essas strings de pesquisa, irá também obter os posts relacionados especificamente com Debian.

  • Qualquer dos motores de busca comuns da web, como o DuckDuckGo ou Google, desde que você use os termos de pesquisa certos.

    Por exemplo, procurar com a string "evince" dá uma explicação mais detalhada deste pacote que o campo da breve descrição no seu ficheiro de controle.

12.4. Existem relatórios de bugs conhecidos?

Relatórios sobre problemas não resolvidos (e fechados) estão disponíveis ao público. Debian prometeu fazê-lo ao afirmar "Nós não escondemos problemas" no Debian Social Contract.

A distribuição Debian GNU/Linux tem um sistema de acompanhamento de bugs (BTS) o qual tem ficheiros dos bugs reportados por utilizadores e desenvolvedores, Cada bug recebe um número, e é mantido em ficheiro. Assim que é lidado, é marcado como tal.

Copias desta informação estão disponíveis em https://www.debian.org/Bugs/.

Um servidor de mail fornece acesso à base de dados do sistema de acompanhamento de bugs via e-mail. De modo a obter instruções, envie um e-mail para request@bugs.debian.org com "help" no corpo da mensagem.

12.5. Como é que Eu reporto um bug em Debian?

Se você descobriu um bug em Debian, por favor leia as instruções para reportar um bug em Debian. Estas instruções podem ser obtidas em um de vários modos:

  • A partir da WWW. Uma cópia das instruções é mostrada em https://www.debian.org/Bugs/Reporting.

  • Em qualquer sistema Debian com o pacote doc-debian instalado. As instruções estão no ficheiro /usr/share/doc/debian/bug-reporting.txt.

Você pode usar o pacote reportbug que o irá guiar pelo processo de reportar e enviar a mensagem por mail para o endereço apropriado, com alguns detalhes extra sobre o seu sistema adicionados automaticamente. Irá também mostrar-lhe uma lista de bugs já reportados ao pacote contra o qual você está a reportar no caso do seu bug ter sido reportado anteriormente, para que possa acrescentar informação adicional ao relatório de bug existente.

Espere receber um reconhecimento automático do seu relatório de bug. Será também dado automaticamente um número de acompanhamento de bug, inserido no relatório de bug e reencaminhado para a lista de mail debian-bugs-dist.



[7] Use o endereço debian-lista-assunto-REQUEST@lists.debian.org para isso.