Capítulo 1. Introdução -- O que é o projecto Debian?

Índice

1.1. No Inicio
1.2. Pronunciando Debian

O Projecto Debian é um grupo mundial de voluntários que se esforçam por produzir uma distribuição de sistema operativo que é composta inteiramente por software livre. O principal produto do projecto até à data é a distribuição de software Debian GNU/Linux, a qual inclui o kernel do sistema operativo Linux, e milhares de aplicações pré-empacotadas. São suportados vários tipos de processadores de uma forma ou de outra, incluindo 32e 64 bit x86, ARM, MIPS, PowerPC e IBM S/390.

Debian motivou a formação de Software in the Public Interest, Inc.,, uma organização não lucrativa baseada em Nova York. A SPI foi fundada para ajudar a Debian e outras organizações semelhantes a desenvolver e distribuir hardware e software aberto. Entre outras coisas, a SPI disponibiliza um mecanismo com o qual o Projecto Debian pode aceitar contribuições que são dedutíveis nos impostos nos Estados Unidos.

Para mais informação acerca de software livre, veja Debian Social Contract e as Debian Free Software Guidelines associadas, ou a página Debian What Does Free Mean?.

O Projecto Debian foi fundado oficialmente por Ian Murdock em 16 de Agosto, 1993. (Há também uma imagem digitalizada desse anúncio.) Nessa altura, o conceito de uma "distribuição" de Linux era novo. Ian pretendia que a Debian fosse uma distribuição que fosse feita de modo aberto, no espírito do Linux e GNU (para mais detalhes, leia o seu manifesto disponibilizado como um apêndice deste documento). A criação da Debian foi patrocinada pelo projecto FSF do GNU por um ano (Novembro 1994 a Novembro 1995).

Debian destinou-se a ser acondicionada com cuidado e consciência, e a ser mantida e suportada com o cuidado semelhante. Começou como um pequeno grupo fortemente unido de hackers de Software Livre, e cresceu gradualmente para se tornar numa grande comunidade bem organizada de desenvolvedores e utilizadores.

Quando começou, a Debian era a única distribuição que estava aberta à contribuição do trabalho de todos os desenvolvedores e utilizadores. Continua a ser o distribuidor de Linux mais significante que não é uma entidade comercial. É o único projecto grande com uma constituição, contracto social, e documentos de politica para organizar o projecto. A Debian é também a única distribuição que é "micro empacotada" usando informação de dependências detalhada relativamente a relações inter-pacotes para assegurar a consistência do sistema através de actualizações.

Para obter e manter os altos standards de qualidade, a Debian adoptou um conjunto extensivo de politicas e procedimentos para empacotar e entregar o software. Estes standards são apoiados por ferramentas, automatização, e documentação que implementam todos os elementos chave da Debian de um modo aberto e visível.

A pronunciação oficial de Debian é 'deb ee n'. O nome vem dos nomes do criador de Debian, Ian Murdock, e sua esposa, Debra.