Capítulo 1. Introdução -- O que é o projecto Debian?

Índice

1.1. No Inicio
1.2. Pronunciando Debian

O Projecto Debian é um grupo mundial de voluntários que se esforçam por produzir uma distribuição de sistema operativo que é composta inteiramente por software livre. O principal produto do projecto até à data é a distribuição de software Debian GNU/Linux, a qual inclui o kernel do sistema operativo Linux, e milhares de aplicações pré-empacotadas. São suportados vários tipos de processadores de uma forma ou de outra, incluindo 32e 64 bit x86, ARM, MIPS, PowerPC e IBM S/390.

Debian motivou a formação de Software in the Public Interest, Inc.,, uma organização não lucrativa baseada em Nova York. A SPI foi fundada para ajudar a Debian e outras organizações semelhantes a desenvolver e distribuir hardware e software aberto. Entre outras coisas, a SPI disponibiliza um mecanismo com o qual o Projecto Debian pode aceitar contribuições que são dedutíveis nos impostos nos Estados Unidos.

Para mais informação acerca de software livre, veja Debian Social Contract e as Debian Free Software Guidelines associadas, ou a página Debian What Does Free Mean?.

The Debian Project was officially founded by Ian Murdock on August 16th, 1993. (There is also a scanned printout of that announcement.) At that time, the whole concept of a "distribution" of Linux was new. Ian intended Debian to be a distribution which would be made openly, in the spirit of Linux and GNU (read his manifesto provided as an appendix to this document for more details). The creation of Debian was sponsored by the FSF's GNU project for one year (November 1994 to November 1995).

Debian destinou-se a ser acondicionada com cuidado e consciência, e a ser mantida e suportada com o cuidado semelhante. Começou como um pequeno grupo fortemente unido de hackers de Software Livre, e cresceu gradualmente para se tornar numa grande comunidade bem organizada de desenvolvedores e utilizadores.

Quando começou, a Debian era a única distribuição que estava aberta à contribuição do trabalho de todos os desenvolvedores e utilizadores. Continua a ser o distribuidor de Linux mais significante que não é uma entidade comercial. É o único projecto grande com uma constituição, contracto social, e documentos de politica para organizar o projecto. A Debian é também a única distribuição que é "micro empacotada" usando informação de dependências detalhada relativamente a relações inter-pacotes para assegurar a consistência do sistema através de actualizações.

Para obter e manter os altos standards de qualidade, a Debian adoptou um conjunto extensivo de politicas e procedimentos para empacotar e entregar o software. Estes standards são apoiados por ferramentas, automatização, e documentação que implementam todos os elementos chave da Debian de um modo aberto e visível.

A pronunciação oficial de Debian é 'deb ee n'. O nome vem dos nomes do criador de Debian, Ian Murdock, e sua esposa, Debra.