Capítulo 3. Sistema de Instalação

Índice

3.1. O que há de novo no sistema de instalação?
3.1.1. Ajuda com a instalação de firmware
3.1.2. Instalação automatizada
3.2. Instalações na Cloud
3.3. Imagens de Container e de Máquina Virtual

O Instalador Debian é o sistema oficial de instalação da Debian. Oferece uma variedade de métodos de instalação. Os métodos que se encontram disponíveis para instalar o seu sistema dependem da sua arquitectura.

As imagens do instalador para a bullseye podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no website Debian.

O Guia de Instalação também está incluído no primeiro disco dos conjuntos de DVDs (CD/blu-ray) Debian oficiais, em

/doc/install/manual/language/index.html

Pode também querer verificar a errata do debian-installer para ver uma lista de problemas conhecidos.

3.1. O que há de novo no sistema de instalação?

Houve muito desenvolvimento no Instalador Debian desde o seu anterior lançamento oficial com Debian 10, resultando em melhorias no suporte de hardware e em algumas novas excitantes funcionalidades ou melhorias.

Se estiver interessado numa visão global dos detalhes das alterações desde a buster, por favor verifique os anúncios dos lançamentos beta e lançamentos RC de bullseye disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.

3.1.1. Ajuda com a instalação de firmware

Mais e mais dispositivos periféricos necessitam que seja carregado firmware como parte da inicialização do hardware. Para ajudar com este problema, o instalador tem uma nova funcionalidade. Se algum do hardware instalado necessitar que sejam instalados ficheiros de firmware, então o instalador irá tentar acrescenta-los ao sistema, com base num mapeamento do hardware ID e os nomes dos ficheiros de firmware.

Esta nova funcionalidade está restringida às imagens não-oficiais do instalador com firmware incluido (veja https://www.debian.org/releases/bullseye/debian-installer/#firmware_nonfree). O firmware normalmente não é compatível com DFSG, por isso não é possível distribuí-lo no repositório main de Debian.

Se tiver problemas relacionados com firmware (em falta), por favor leia o capítulo dedidcado do guia de instalação.

3.1.2. Instalação automatizada

Algumas das alterações também implicam alterações no suporte do instalador para a instalação automatizada utilizando ficheiros de pré-configuração. Significa que se tiver ficheiros de pré-configuração que funcionvam com buster, não pode esperar que estes funcionem com o novo instalador sem qualquer modificação.

O Guia de Instalação tem um apêndice separado actualizado com documentação extensiva sobre como utilizar a pré-configuração.

3.2. Instalações na Cloud

A equipa da cloud publica Debian bullseye para vários serviços de computação na cloud, incluindo:

  • OpenStack

  • Amazon Web Services

  • Microsoft Azure

As imagens para a cloud disponibilizam hooks para automação através de cloud-init e priorizam o arranque rápido das instâncias utilizando pacotes de kernel e configurações de gruo especificamente optimizados para o efeito. As imagens que suportam diferentes arquitecturas são disponibilizdas onde é apropriado e a equipa da cloud esforça-se por suportar todas as funcionalidades oferecidas pelo serviço da cloud.

A equipa da cloud irá disponibilizar imagens atualizadas até ao fim do período de LTS para bullseye. As novas imagens são lançadas tipicamente para cada lançamento pontual e após correções de segurança em pacotes críticos. A política completa de suporte da equipa da cloud pode ser encontrada aqui.

Estão disponíveis mais detalhes em cloud.debian.org e no wiki.

3.3. Imagens de Container e de Máquina Virtual

Estão disponíveis imagens de container de Debian bullseye de multi-arquitectura no Docker Hub. Além das imagens standard, está disponível uma variante "magra" que reduz a utilização do disco.

As imagens de máquina virtual para Hashicorp Vagrant VM manager estão publicadas na Vagrant Cloud.