Notícias Semanais Debian - 6 de Fevereiro de 2002

Bem-vindo(a) à sexta edição da série de 2002 da DWN, a newsletter semanal da comunidade Debian. O retorno que recebemos depois de testarmos o novo formato de email foi enorme e em sua maioria demonstrando satisfação pelo novo formato. Eu acredito que iremos mantê-lo. Não diretamente afetando o Debian, um debate acalorado está acontecendo na Alemanha, discutindo se o Software Livre (GNU/Linux, no caso) deve ser usado pelo parlamento ou não.

Preparando a Próxima Revisão da Stable. Em outro movimento quixótico, o Joey está preparando outra revisão da distribuição Debian stable (r6) e irá enviar relatórios com pouca frequência para que as pessoas possam comentar sobre isso e intervir quando for necessário. Como sempre, a próxima revisão da stable irá adicionar principalmente consertos de segurança novos.

Problema com Doações. Martin Krafft iniciou uma discussão sobre doação de dinheiro (e equipamentos) para o projeto Debian. Ele mostrou que é bem difícil doar dinheiro ao Projeto Debian se você não mora nos Estados Unidos ou na Alemanha. Uma conta PayPal poderia ajudar nisso, mas há histórias de horror por aí também, e parece difícil contactar uma pessoa em caso de um problema acontecer. Além disso, algumas pessoas poderiam servir como intermediárias mas somente doações para organizações de caridade são dedutíveis nos impostos.

Consertando os Pacotes na Testing. Robert McQueen e Jonathan McDowell escreveram uma proposta que fala sobre a woody-proposed-updates. Consertar erros na testing pode ser problemático se a versão atual que está na unstable é uma versão nova ou está linkada com bibliotecas novas que evitam sua inclusão na testing até que o pacote seja considerado pronto. Essa visão de dupla alimentação da testing nos leva bem mais perto do ideal de ter uma testing que fica sem bugs e atual o bastante.

Instalando Pacotes Debian no AIX. A IBM está distribuindo ferramentas livres para sua plataforma AIX empacotadas como arquivos RPM. Isso está disapontando aqueles que estão acostumados a trabalhar com Debian, especialmente quando se olha a parte de modificação de fontes e reconstrução de pacotes. Assim, várias pessoas estão interessadas em portar o dpkg para o AIX também, para poder instalar pacotes Debian nele.

Bugs Que Precisam de Ajuda. Martin Michlmayr relata que o site web QA agora mostra listas de erros com tag help, security e unreproducible. Aqueles que se importam com o lançamento do woody devem reservar algum tempo para ir ajudar com esses erros. Os desenvolvedores que gostariam de saber como colocar tags em relatórios de erros nos pacotes que mantém devem ler a documentação.

Loki Games Inc. Vai A Falência. Muitos usuários e desenvolvedores de GNU/Linux, que usam seu sistema para jogar jogos se sentem tristes com a falência da Loki. No entanto, alguns projetos e o repositório CVS da Loki irão restar. Isso deve ser um lembrete geral, de que não devemos piratear software, que pode acarretar as companhias que os desenvolveram a ir à falência. Falando sério, uma das razões para muitos pessoas darem as costas ao GNU/Linux é a falta de jogos e de suporte.

Lançada a LSB 1.1. Foi relatado em 1 de fevereiro de 2002, que a Linux Standard Base 1.1 (LSB) foi lançada junto com a primeira versão do Linux Internationalization Initiative Standard para lidar com barreiras linguísticas do GNU/Linux. Esse projeto tenta assegurar aos usuários que sua escolha pelo GNU/Linux será suportada entre todos os distribuidores e plataformas de hardware. Será muito útil para quebrar barreiras entre as distribuições GNU/Linux, incluindo a Debian GNU/Linux, que patrocina as listas de email para o Projeto LSB.

Estande com Sucesso na LWCENY. Jaldhar Vyas, que organizou o estande Debian na última LinuxWorld Conference and Expo na cidade de Nova York, escreveu um resumo depois da mostra. Doze pessoas do Debian apareceram no estande. No estande, eles tinham máquinas de várias arquiteturas (spacr, mips, alpha e parisc) rodando, o que impressionou a maioria dos visitantes.

Estado da Debian Jr. Ben Armstrong enviou um relatório de estado da Debian Jr. Já há bastante tempo desde que o Ben Armstrong relatou sobre como a Debian Jr. estava se desenvolvendo. Um número de melhoramentos foram feitos ao site web do Debian Jr. para dar às pessoas uma melhor idéia do que eles conseguiram. Já que ninguém no Debian deu o passo a frente para trabalhar no Debian na área da educação, o Debian Jr. tornou-se membro da nova coalizão Schoolforge, um grupo de "organizações independentes que advogam, usam e desenvolvem recursos abertos para educação primária e secundária.".

Atualizando os Pacotes do Netscape. Diego Biurrun, que escreveu o artigo na DebianPlanet que nós comentamos na nossa última edição nos enviou uma atualização. O mantenedor de nossos pacotes do Netscape, Ryan Myrray, estava esperando por traduções CJK, está trabalhando nos pacotes do 4.79 e espera terminá-los logo. Diego começou a fazer algo produtivo e ajudou o Ryan Murray procurando nas listas de bugs e fechando em torno de 90 bugs desatualizados e/ou irreproduzíveis, juntando alguns e realocando outros para outros pacotes quando não pertenciam ao Netscape.

Novos Boot-Floppies 3.0.19? Novos boot-floppies estão para ser lançados logo. A versão atual, 3.0.18, foi lançada em 18 de dezembro e um número impressionante de mudanças foram feitas ao código atual do CVS. É hora de deixar as pessoas testarem o sistema. Um problema ainda existe, no entanto, que pode atrasar esse lançamento, é o NMU do slang1-utf8 pendente.

Pacotes do XFree86 Atualizados para o Potato. Charl P. Botha anunciou novos pacotes para potato do release oficial do 4.1.0-13 do Brande. Aqueles que ainda estão rodando o Debian 2.2 (potato) e querem usar esses novos pacotes do X devem ler isso antes de atualizar.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente.

Atualizações de Segurança. Você conhece o costume, assegure-se de atualizar seus sistemas se tiver esses pacotes instalados.

Pacotes Órfãos. 14 pacotes foram abandonados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 108 pacotes órfãos. Por favor veja as páginas WNPP para a lista completa.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Assegure-se de nos enviar notícias e dicas sobre pacotes novos ou velhos para dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.