Notícias Semanais Debian - 27 de Abril de 2004

Bem-vindo(a) a décima sétima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Na luz dos eventos recentes, Nathanael Nerode está trabalhando duro para separar blobs binários de firmware do kernel Linux, de modo que eles possam ser carregados através do comando request_firmware, resolvendo as incompatibilidades com a licença do Linux. Steve Kowalik anunciou um novo lançamento importante do linda, o verificador de política, que adiciona suporte completo a internacionalização.

Relatório da Linux User & Developer Expo. Vincent Sanders relatou sobre a participação do projeto Debian na Linux User & Developer Expo, no hall do London Olympia. O Debian passou uma impressão muito profissional para o público. Os CDs menos comuns do Debian puderam ser feitos por demanda, já que Steve McIntyre tinha infraestrutura de produção no estande.

Progeny Debian 2.0. Ladislav Bodnar observou a versão alpha do Progeny Debian 2.0 (Imagens ISO). Este é o primeiro exemplo da idéia de GNU/Linux componentizado mencionada anteriormente na DWN. Cada componente, como XFree86 ou GNOME 2.4, está em seu próprio repositório apt. Deste modo, pretende-se facilitar a atualização de componentes individuais.

Suporte de Segurança ao Kernel para o Sarge. Martin Schulze descreveu as questões relacionadas à necessidade freqüente de atualizações de segurança do kernel na versão estável do Debian. O número volumoso de pacotes e versões a suportar coloca um peso insuportável na equipe de segurança. Portanto, o número de pacotes no sarge deve ser reduzido antes do lançamento. Um problema particular é causado pela dependência de algumas arquiteturas na linha de kernels 2.2, que a equipe de segurança provavelmente não poderá suportar no sarge.

Pedido por Ajuda da Equipe do Instalador. Joey Hess pediu por ajuda na próxima versão beta do debian-installer, através do processamento de relatórios de instalação. Ele relatou que há mais de 480 relatórios de instalação não-categorizados para os quais ninguém encontrou tempo ainda. Nós podemos ter vários problemas sérios que ainda não conhecemos.

Remoção de Firmware irá recomeçar. Herbert Xu relatou que ele irá recomeçar a remoção de blobs não-livres de firmware do kernel para os quais nenhuma solução aceitável usando carregadores de firmware no espaço do usuário foi fornecida, de acordo com a decisão do gerente do lançamento de tratar violações da Licença Pública Geral GNU como sérias.

Coleção das Licenças Compatíveis com a DFSG. Joachim Breitner anunciou que ele começou a coletar licenças que são compatíveis com a Definição Debian de Software Livre (DFSG). Ele também pretende listar aquelas que não são compatíveis. Frank Lichtenheld confirmou que ele está trabalhando com Andreas Barth para criar uma lista similar no site do debian.

Pesquisa Sobre o Uso do Debian. Enrico Zini anunciou uma pesquisa exploratória sobre o uso do Debian. O objetivo desta pesquisa é compreender os propósitos para os quais o sistema operacional Debian está sendo usado e os modos nos quais as pessoas o usam para alcançar seus propósitos.

Licença do Squeak. Roland Stigge recomeçou a discussão se a licença do Squeak é compatível com a DFSG ou pelo menos própria para a não-livre. Lex Spoon afirmou que a Apple abandonou o Squeak e não irá alterar a licença em um futuro próximo, portanto os problemas devem continuar.

Licença do ReiserFS 4. Sami Liedes questionou se a licença para o reiser4progs (GPL e clarificações) torna este pacote não-livre. A licença também tenta declarar plugins e um sistema de arquivos de cluster feitos para trabalhar sobre este sistema de arquivos como trabalhos derivados, o que Sami discorda. As pessoas parecem concordar que a licença atual torna o reiser4 não-livre ou até mesmo indistributível.

Emendas Editoriais ao Contrato Social Passaram. Manoj Srivastava anunciou que a resolução geral sobre as emendas editoriais ao contrato social passou com uma maioria de 4:1 (sendo necessária uma maioria 3:1). Dos 213 votos válidos, 174 foram a favor das alterações, enquanto 34 pessoas votaram por mais discussão.

Estado de Lançamento do Sarge. Anthony Towns relatou que ele não pode mais justificar as decisões políticas de considerar documentação, firmware e conteúdo como exceções, já que o contrato social foi emendado para cobrir todas as áreas e não somente o software. Assim, estes blobs precisam ser removidos do sarge antes que ele possa ser lançado. No entanto, isto tornará o lançamento impossível para este ano.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 21 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 169 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores atuais que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich, Thomas Viehmann e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.