Notícias Semanais Debian - 1 de Junho de 2004

Bem-vindo(a) à vigésima segunda edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Esta foi uma semana muito quieta, provavelmente por muitos desenvolvedores Debian estarem participando da conferência Debian deste ano. Peter Palfrader anunciou que ele está organizando uma festa de assinatura de chaves na LinuxTag deste ano. Se você quiser participar, envie sua chave até 19 de junho.

Notas sobre a Conferência Debian. Junichi Uekawa enviou notas que ele tomou durante a Conferência Debian 4, incluindo descrições curtas das seguintes sessões: Joey Hess sobre o Debian Installer, Scott James Remnant sobre as ferramentas de construção GNU, Steve Langasek sobre as Dependências no Debian, O BOF sobre Backporting de Matt Taggart, Ian Murdock sobre o Linux Componentizado, Kenshi Muto e Christian Perrier sobre internacionalização e a Oficina SPI de Benjamin Mako Hill.

Banco de Dados Central de Hardware. Zenaan Harkness questionou se faria sentido configurar um website/banco de dados centralizado no qual fabricantes de hardware e indivíduos poderiam enviar informações sobre hardware. Clint Adams apontou o esforço PCI IDs. Também há a página de envio de informações de hardware do Knoppix, linuxprinting.org e o banco de dados de hardware da Mandrake.

Reescrevendo a DFSG. Henning Makholm têm analisado a possibilidade de reescrever a Definição Debian de Software Livre (DFSG), para que ela enumere coisas que uma licença livre pode fazer, ao invés de apenas dar exemplos de coisas que ela não pode. O rascunho atual mostra que toda a verdade não pode ser condensada em dez mandamentos.

Relatório da Linuxwochen, Viena. Gerfried Fuchs relatou que a Linuxwochen, Viena, foi um grande sucesso. A exibição foi dividida em duas palestras orientadas aos negócios e duas à comunidade. Ele também deu uma palestra sobre empacotamento Debian. Na terceira tarde eles tiveram uma discussão com políticos sobre patentes de software.

Previsão do DVD LinuxTag Debian 3.1. Jörg Jaspert anunciou uma previsão do DVD do sarge que os organizadores do Debian estão preparando para a LinuxTag. Ele é baseado em uma imagem feita por Gaudenz Steinlin e contêm pacotes para as arquiteturas i386 e powerpc. Devido ao requerimento de espaço pouco limitado, vários idiomas serão suportados neste DVD.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian da distribuição testing diferente é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro que acredita que os outros também deveriam saber sobre, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de um novo mantenedor. Isto prefaz um total de 165 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório renomeando-o para ITP caso deseje adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.