Notícias Semanais Debian - 10 de Maio de 2005

Bem-vindo(a) a décima nona edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Um pouco antes do lançamento, surgiu uma discussão sobre o número de versão do sarge. Tendo em vista o lanlamento do sarge, que vem se aproximando, a lista debian-release viu um grande número de pedidos para atualizar pacotes no sarge, com os quais a equipe de lançamento está lidando.

O Sarge está Congelado. Steve Langasek anunciou o lançamento do sarge. Todas as atualizações precisam ser aprovadas manualmente e devem ir pela instável se possível. Ele explicou quais alterações ainda são permitidas a entrarem no sarge e enfatizou que apenas bugs críticos devem ser corrigidos, sem nenhuma outra alteração. Se tudo correr bem, nós estaremos prontos para o lançamento no final do mês.

Servidor Debian a 3.1 Watts. Alex Perry instalou o Debian woody em um Manga da Peplink. Esta unidade combina um processador baseado em ARM, duas interfaces Ethernet, um switch de quatro portas, USB 2.0 e um consumo de energia de 3 Watts (incluindo o adaptador AC). Ele instalou o Debian em um drive flash USB de 1 GB e explica como o fez, passo a passo.

Segundo Relatório do Líder do Projeto. Branden Robinson escreveu seu segundo relatório, no qual falou sobre o progresso do lançamento do sarge, três novas máquinas ARM que foram adicionadas a rede buildd, atualizações de hardware futuras, bens do Debian e doações de hardware, uma entrevista e planos de viagem, além de outros tópicos.

Informações sobre o Porte AMD64. Jörg Jaspert anunciou que o repositório AMD64 finalmente foi migrado do Alioth para um servidor dedicado para diminuir a carga e o uso de disco no hospedeiro antigo. O sistema usa uma cópia da suíte do repositório Debian e tem ferramentas especiais para manter sua distribuição sarge não-oficial sincronizada com a distribuição Debian sarge. Imagens de CD desta versão também serão hospedadas em cdimage.debian.org.

Incompatibilidades de Licenças. Christian Hammers relatou sobre um problema com o Quagga, que é licenciado sob a GNU GPL mas deve ser ligado à NetSNMP. Isto causa um problema, já que NetSNMP depende de OpenSSL, que não é compatível com a GPL.

Status da Migração do APT. Florian Weimer relatou o status da migração do apt 0.6 para o sid e, talvez, para o sarge. Ele preparou uma suíte de testes pública para que os usuários interessados possam testar o comportamento do apt 0.6 com dados de teste diferentes. Matt Zimmerman adicionou que enviar uma nova versão não é trivial nem mesmo para a experimental, devido às dependências de bibliotecas.

Pesquisas no Debian. MJ Ray escreveu um sumário que descreve as pesquisas feitas recentemente com afiliação ao projeto Debian. Ele também incluiu algumas dicas para ajudar a produzir pesquisas boas. Andrew Suffield adicionou comentários mais cínicos, como que as pesquisas devem ser tratadas com ceticismo extremo.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 219 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Pacotes Removidos. 6 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Alex Perry e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por "Gustavo.