Notícias Semanais Debian - 25 de Maio de 2005

Bem-vindo(a) a vigésima primeira edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Muita atividade para corrigir os bugs críticos ao lançamento e atualizar as traduções ainda pode ser percebida na lista debian-release. Matt Whipp citou várias pessoas para contradizer a afirmação que o Software Livre está com falta de desenvolvedores.

Desktop Debian com 12 Watts. Silas Bennett quis rodar um sistema desktop de baixo consumo e acabou usando um Mac mini. Ele descreveu ter removido o disco rígido e o drive de CD-ROM para economizar energia e espaço, que ele poderia reusar com um jogo de baterias, de modo que o sistema consome 12 watts deste. ele também ficou maravilhado ao ver o instalador do sarge rodar sem falhas.

Debian GNU/Hurd rodando GNOME e Qt. Michael Banck conseguiu fazer o GNOME compilar e rodar no GNU/Hurd, embora com alguns contratempos e falhas de acabamento, e também tirou uma screenshot. Vários pacotes tiveram que ser modificados para serem construídos, portanto o GNOME não será disponibilizado para hurd-i386 em breve, mas os problemas gerais parecem ter sido resolvidos. Em notícias relacionadas, o Qt também está rodando bem no Hurd, e voluntários para portarem o KDE estão sendo procurados.

Alterações no envio WNPP semanal. Martin Michlmayr anunciou que a mensagem semanal sobre pacotes prospectivos ou que precisam de trabalho não seram mais enviados para a lista de anúncios; ao invés disso, seram enviados para uma lista dedicada debian-wnpp. Além disso, mensagens futuras incluirão apenas entradas novas para que voltem a ser úteis.

Versões de Pacotes Confusas. Nico Golde notou que a versão mais recente do unrar tem um número de versão menor que o pacote anterior. Roberto Sanchez explicou que o pacote antigo era não-livre e foi substituído por uma versão livre cujo número da versão é menor. Infelizmente, o pacote novo não pode lidar com arquivos RAR 3.x atuais. Poesteriormente, a versão livre foi, renomeada para unrar-free para evitar confusão.

Empacotando Waste. Romain Beauxis quis epacotar waste, uma ferramenta de colaboração para equipes pequenas. Mirco Bauer notou que os autores consideraram-o software não autorizado. Parece que a AOL, companhia "mãe" da Nullsoft, não concordou com o lançamento, por isso a mensagem forte.

Última atualização do Woody. Joey Schulze enviou uma preparaçao para a última atualização do Debian 3.0. Como usual, esta adiciona principalmente atualizações de segurança à versão woody. Ele também explicou que não é possível fazer outra atualização após o lançamento do sarge por causa de deficiências na suite do repositório.

Non-US sendo extinto. Frans Pop propôs a adição de um parágrafo sobre o final do repositório non-US às notas de lançamento, já que ele não está mais funcional e é desnecessário. Dos 29 pacotes ainda incluídos, apenas cinco não puderam ser migrados para o repositório principal.

Estratégia do Debian-Volatile. A equipe do volatile ponderou sobre a criação de um segundo repositório volatile com critérios menos restritos. Isto ajudaria pacotes como o Gaim, que precisam ser atualizados durante o tempo de vida do sarge para suportarem protocolos modificados. Eles também estão procurando formas de anunciar os pacotes atualizados.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Michael Banck e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.