Notícias Semanais Debian - 23 de Maio de 2006

Bem-vindo(a) à vigésima primeira edição deste ano da DWM, o periódico semanal para a comunidade Debian. Julien Danjou relatou ter instalado o NetBSD 3 com sucesso dentro do novo monitor de máquina virtual Xen 3 disponível no Debian instável ("unstable"). Eric Dorland explicou a criação de pacotes de bibliotecas com capacidades de depuração.

Imagens do Debian Installer Gráfico. Frans Pop relatou que o instalador gráfico agora faz parte das imagens diárias regulares na plataforma i386, com AMD e PowerPC seguindo em breve. Para usar o novo instalador, o argumento de boot "installgui" ou "expertgui" tem que ser usado. Frans Pop explicou que o instalador gráfico pode ser o padrão na versão posterior ao etch.

Sun Java distribuído pelo Debian. Jeroen van Wolffelaar anunciou a disponibilidade do pacote Java da Sun na seção não-livre ("non-free") do Debian depois que a Sun retrabalhou sua licença. O Debian ainda mantém seu compromisso de suportar ambientes de desenvolvimento e execução Java livres, como Kaffe e GCJ. A Red Hat, no entanto, reclamou que isso não é suficientemente livre, e que a Sun deveria tornar Livre pelo menos sua máquina virtual (JVM).

DebConf6 encerrada com sucesso. A sexta Debian Conference, realizada semana passada no México, terminou. Muito obrigado aos patrocinadores e à equipe organizadora, que tornaram este grande evento Debian possível. Muitas fotos foram tiradas, e um DVD com todas as palestras estará disponível em cerca de quatro semanas.

Dividindo arquivos Changelog. Nico Golde questionou sobre a forma correta de lidar com arquivos changelog do debian grandes e antigos quando eles são editados freqüentemente e crescem muito. A opinião predominante é manter o arquivo inteiro, já que ele contém informações sobre por que e quando bugs foram corrigidos. Como eles são compactados no pacote, o consumo de espaço geralmente é aceitável.

Relatório do Líder do Projeto. Anthony Towns encorajou todos a pensarem sobre como o projeto Debian poderia ajudar organizações que gostariam de ser parceiras a cooperarem melhor com o Debian. Ele ponderou sobre um contrato social para parceiros e gostaria de opiniões. Ele também relatou sobre o grande número de patrocinadores para a Conferência Debian deste ano e sobre a participação no Summer of Code do Google.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 6 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 298 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel, Thomas Bliesener e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Augusto Cezar Amaral.