Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 28 de Novembro de 2006

Bem vindo à quadragésima primeira edição deste ano da DWN, o informativo da comunidade Debian. Devido à circunstâncias infelizes, o periódico semanal deixou de ser lançado semanalmente e será finalizado apenas quando houverem contribuições suficientes. Obrigado à Sebastian Feltel por escrever quase toda esta edição sozinho. Bill Allombert começou a analisar atualizações de conjuntos de pacotes do sarge para o etch para ver o quão suave é a atualização.

GNOME 2.14 no Etch. Jordi Mallach anunciou que a equipe Debian GNOME decidiu distribuir o GNOME 2.14 com a próxima versão do Debian, etch. Devido a vários problemas com a última versão (2.16), eles preferem a versão 2.14, estabilizada e bem testada, para distribuição com o Debian, ao invés do relativamente novo GNOME 2.16, cujo backport deverá ser disponibilizado.

Conferência Debian 7. Moray Allan anunciou que a próxima DebConf ocorrerá de 17 a 23 de junho em Edinburgh, Reino Unido. Logo antes da conferência, haverá um DebCamp, começando 10 de junho, onde os desenvolvedores Debian estão convidados a trabalharem juntos em vários projetos relacionados ao Debian. Em 16 de junho, está programado um DebianDay, cujo alvo principal são usuários Debian. Todos, sejam desenvolvedores ou usuários Debian, são bem vindos.

Primeiro Candidato ao Lançamento do Debian Installer. Frans Pop anunciou o primeiro candidato a lançamento do debian-installer para o etch. Após um longo tempo de desenvolvimento, este candidato a lançamento inclui várias melhorias, como instalação em partições LVM criptografadas, um método de instalação gráfico baseado em GTK e redimensionamento de partições. Ele é baseado no kernel Linux 2.6.17. Também está planejado um segundo candidato a lançamento, que irá usar o kernel Linux 2.6.18, padrão do etch.

Registro e Chamado para Trabalhos da DebConf. Moray Allan anunciou a fase de registro para a próxima Conferência Debian, que ocorrerá em Edinburgh, UK. Ele também pediu pelo envio de trabalhos, apresentações, sessões de discussão e tutoriais até 31 de janeiro. Há uma interface web para participantes e para a submissão de propostas.

Informações sobre o Lançamento do Etch. Steve Langasek afirmou que a fase de estabilização do etch está cerca de três meses atrás das expectativas anteriores, e portanto a data de lançamento prospectiva de 4 de dezembro não poderá ser cumprida. Apesar disso, a distribuição está em boa forma, quase todos os objetivos para o lançamento foram cumpridos ou estão no processo de serem cumpridos e o número de bugs críticos ao lançamento está caindo continuamente.

Ajuda com a FAQ do Debian. Javier Fernández-Sanguino Peña pediu ajuda para o lançamento através da melhoria de nossa documentação através da ajuda para atualizar a FAQ do Debian GNU/Linux. Algum conteúdo está disponível na Wiki, mas ainda precisa ser revisado e re-escrito para a FAQ. Ele pediu aos mantenedores que dêem uma olhada na versão atual, verifiquem se as perguntas freqüentes dos usuários estão inclusas e enviem relatórios de bug caso contrário.

Nova Máquina de Desenvolvimento Sparc. Martin Michlmayr relatou que a Sun dôou um novo Sun Fire T2000 para o projeto Debian. A máquina será usada para o porte sparc e consiste de 8 cores de processador UltraSparc T1 processor cores, 32 GB de RAM e dois discos rígidos de 70 GB. A máquina não está no domínio debian.org para dar acesso à ela para pessoas externas. Desenvolvedores que queiram ter acesso devem contatar Bastian Blank. O projeto Debian gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a Sun pela doação.

Nova Chave de Assinatura do Repositório Debian. Para o etch, próxima versão do Debian, foi criada uma nova chave GnuPG. Esta será a primeira versão do Debian com suporte à APT Seguro, de modo que os usuários poderão verificar a autenticidade de pacotes Debian antes de instalá-los em suas máquinas. A página Wiki explica como importar a nova chave de assinatura e fornece uma visão geral da funcionalidade do APT Seguro.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 36 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 346 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 32 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino.