Canto dos(as) desenvolvedores(as) Debian

Informações gerais

Uma lista dos(as) atuais desenvolvedores(as) e mantenedores(as), como ingressar no projeto e links para o banco de dados dos(as) desenvolvedores(as), a constituição, o processo de votação, versões e arquiteturas.

Organização do Debian
Mais de mil voluntários(as) fazem parte do projeto Debian. Esta página explica a estrutura organizacional do Debian, lista as equipes e seus(suas) membros(as), bem como os endereços de contato.
As pessoas por trás do Debian
Desenvolvedores(as) Debian (DD) (membros(as) plenos(as) do projeto Debian) e mantenedores(as) Debian (DM) contribuem com o projeto. Por favor, dê uma olhada na lista de desenvolvedores(as) Debian e na lista de mantenedores(as) Debian para descobrir mais sobre as pessoas envolvidas, incluindo os pacotes que eles(as) mantêm. Também temos um mapa mundial de desenvolvedores(as) Debian e uma galeria com imagens de vários eventos Debian.
Como ingressar no Debian
Você gostaria de contribuir e ingressar no projeto? Estamos sempre procurando por novos(as) desenvolvedores(as) ou entusiastas de Software Livre com habilidades técnicas. Para obter mais informações, visite esta página.
Banco de dados de desenvolvedores(as)
Algumas informações neste banco de dados são acessíveis a todos(as), algumas informações são apenas para desenvolvedores(as) que efetuaram login. O banco de dados contém informações como máquinas do projeto e chaves GnuPG dos(as) desenvolvedores(as). Os(As) desenvolvedores(as) com uma conta podem alterar sua senha e aprender como configurar o encaminhamento de e-mail para sua conta Debian. Se você está planejando usar uma das máquinas Debian, por favor certifique-se de ler as políticas de uso de máquinas Debian.
A constituição
Este documento descreve a estrutura organizacional para tomadas de decisões formais no projeto.
Informações sobre votações
Como elegemos nossos(as) líderes, escolhemos nossos logotipos e como votamos em geral.
Versões
Essa página lista as versões atuais (estável - stable, teste - testing e instável - unstable), e contém um sumário de lançamentos antigos e de seus codinomes.
Arquiteturas diferentes
O Debian roda em vários tipos de arquiteturas. Esta página coleta informações sobre vários portes do Debian, alguns baseados no kernel Linux, outros nos kernels FreeBSD, NetBSD e Hurd.

Empacotamento

Links para nosso manual de políticas e outros documentos relacionados às políticas do Debian, procedimentos e outros recursos para desenvolvedores(as) Debian, e o guia para novos(as) mantenedores(as).

Manual de políticas Debian
Esse manual descreve os requisitos das políticas para a distribuição Debian. Isso inclui a estrutura e o conteúdo do repositório Debian, várias questões de design do sistema operacional, assim como requisitos técnicos que cada pacote deve satisfazer para ser incluído na distribuição.

Resumindo, você precisa ler este manual.

Há vários documentos relacionados à política que devem ser de seu interesse, como:

Por favor dê uma olhada também nas propostas de mudanças para as políticas Debian.

Referência dos(as) desenvolvedores(as)
Visão geral dos procedimentos recomendados e dos recursos disponíveis para desenvolvedores(as) Debian -- outra leitura obrigatória.
Guia dos(as) novos(as) mantenedores(as)
Como construir um pacote Debian (em linguagem comum) incluindo vários exemplos. Se você está planejando se tornar um(a) desenvolvedor(a) ou mantenedor(a) Debian, este é um bom ponto de partida.

Trabalho em andamento: links para desenvolvedores(as) e mantenedores(as) Debian ativos(as)

Debian testing
Gerado automaticamente a partir da versão ‘unstable’: aqui é onde você precisa colocar seus pacotes para que sejam considerados no próximo lançamento do Debian.
Bugs críticos ao lançamento
Uma lista de bugs que podem fazer com que um pacote seja removido da versão ‘testing’, ou que podem causar um atraso no lançamento da próxima versão. Relatórios de bugs com uma severidade maior ou igual a ‘serious’ os qualificam para a lista, então por favor certifique-se de corrigir esses bugs nos seus pacotes assim que puder.
O sistema de rastreamento de bugs do Debian (BTS - Bug Tracking System)
Para relatar, discutir e corrigir bugs. O BTS é útil tanto para usuários(as) quanto para desenvolvedores(as).
Informações sobre pacotes Debian
As páginas web de informações sobre pacotes e de rastreamento de pacotes fornecem coleções de informações valiosas para os(as) mantenedores(as). Os(As) desenvolvedores(as) que desejam acompanhar outros pacotes podem se inscrever (por e-mail) em um serviço que envia cópias de e-mails do BTS e notificações de uploads e instalações. Por favor veja o manual do rastreador de pacotes para obter mais informações.
Pacotes que precisam de ajuda
Work-Needing and Prospective Packages, WNPP para encurtar (pacotes que precisam de trabalho e futuros pacotes), é uma lista de pacotes Debian que precisam de um(a) novo(a) mantenedor(a) e pacotes que ainda não foram incluídos no Debian.
Sistema incoming
Servidores do repositório interno: este é o lugar para pacotes recebidos após o upload. Pacotes aceitos são quase que imediatamente disponibilizados via navegador e propagados para os espelhos quatro vezes por dia.
Nota: por causa da natureza do ‘incoming’, não recomendamos espelhá-lo.
Relatórios Lintian
O Lintian é um programa que checa se um pacote está de acordo com a política. Desenvolvedores(as) devem usá-lo antes de cada upload;
Debian ‘Experimental’
A versão ‘experimental’ é usada como uma área temporária para softwares altamente experimentais. Por favor instale os pacotes da experimental somente se você já sabe como usar a ‘unstable’.
Debian wiki
A wiki do Debian com conselhos para desenvolvedores(as) e outros(as) contribuidores(as).

Projetos: grupos internos e projetos

Links diversos