Canto dos(as) desenvolvedores(as) Debian

As informações nesta página, apesar de públicas, serão principalmente de interesse dos(as) desenvolvedores(as) Debian.

Básico

Organização do Debian
O Debian tem muitos pontos de acesso, e muitas pessoas envolvidas. Esta página explica quem contatar sobre um aspecto específico do Debian, e te informa quem deverá responder.
As pessoas
O Debian é feito de forma colaborativa por muitas pessoas espalhadas pelo mundo. O trabalho de empacotamento é geralmente realizado tanto por desenvolvedores(as) Debian (DD) (que são membros(as) plenos(as) do projeto Debian) quanto por mantenedores(as) Debian (DM). Aqui você pode encontrar tanto a lista de desenvolvedores(as) Debian quanto a lista de mantenedores(as) Debian, juntamente com os pacotes que eles(as) mantêm.

Você também pode ver o mapa-múndi dos(as) desenvolvedores(as) Debian e a galeria de imagens de vários eventos Debian.

Entrando para o Debian
O Projeto Debian é formado por voluntários(as), e nós estamos geralmente procurando por novos(as) desenvolvedores(as) que tenham algum conhecimento técnico, interesse em software livre e algum tempo livre. Você também pode ajudar o Debian, veja a página acima.
Banco de dados de desenvolvedores(as)
O banco de dados contém dados básicos acessíveis a todos(as), e dados mais privados acessíveis apenas para desenvolvedores(as). Use a versão SSL para acessá-lo se você pretende fazer login.

Usando o banco de dados, você pode ver uma lista de máquinas do projeto, obter a chave GPG de qualquer desenvolvedor(a), mudar sua senha ou aprender como configurar o redirecionamento do e-mail para sua conta Debian.

Se você pretende usar alguma das máquinas do Debian certifique-se de ler as políticas de uso das máquinas Debian.

A Constituição
É o documento de maior importância para a organização, descrevendo a estrutura organizacional para tomadas de decisões formais no Projeto.
Informações sobre votações
Tudo que você sempre quis saber sobre como elegemos nossos(as) líderes, escolhemos nossos logotipos e, em geral, como votamos.
Versões (Releases)
Essa é a lista de versões antigas e atuais, algumas das quais têm informações detalhadas em páginas separadas.

Você também pode ir diretamente para as páginas web da versão estável (stable) e da versão teste (testing).

Arquiteturas diferentes
O Debian roda em muitos tipos de computadores (compatível com Intel foi apenas o primeiro tipo), e os(as) mantenedores(as) de nossos ‘portes’ têm algumas páginas úteis. Dê uma olhada, talvez você irá querer comprar algum outro pedaço de hardware com nome estranho para você.

Empacotamento

Manual de políticas Debian
Esse manual descreve os requisitos das políticas para a distribuição Debian. Isso inclui a estrutura e o conteúdo do repositório Debian, várias questões de design do sistema operacional, assim como requisitos técnicos que cada pacote deve satisfazer para ser incluído na distribuição.

Resumindo, você precisa ler este manual.

Há vários documentos relacionados à política que devem ser de seu interesse, como:

  • Filesystem Hierarchy Standard (FHS)
    O FHS é uma lista dos diretórios (ou arquivos) onde as coisas devem ser colocadas, e a compatibilidade com ele é requerida pela política 3.x.
  • Lista de pacotes build-essential
    Os pacotes build-essential são pacotes que se espera que você tenha antes de tentar construir qualquer pacote, ou um conjunto de pacotes que você não tem de incluir na linha Build-Depends do seu pacote.
  • Sistema de menus
    Programas que têm uma interface e que não precisam ter argumentos especiais na linha de comando para um funcionamento normal devem ter uma entrada de menu registrada. Verifique também a documentação do sistema de menus.
  • Políticas do Emacs
    Espera-se que os pacotes relacionados ao Emacs respeitem seu próprio documento de subpolíticas.
  • Políticas Java
    O equivalente ao proposto acima, para pacotes relacionados a Java.
  • Política Perl
    Uma subpolítica que cobre tudo relacionado a empacotamento Perl.
  • Política Python
    Uma subpolítica proposta que cobre tudo sobre o empacotamento Python.
  • Especificação da Debconf
    A especificação para o subsistema de gerenciamento de configuração "debconf".
  • Políticas de aplicações de bancos de dados (rascunho)
    Um conjunto de diretrizes e melhores práticas para pacotes de aplicações de banco de dados.
  • Política Tcl/Tk (rascunho)
    Subpolítica que cobre tudo com relação ao empacotamento Tcl/Tk.
  • Política do Debian para Ada
    Subpolítica que cobre tudo com relação ao empacotamento Ada.

Dê uma olhada também nas propostas de mudanças para as políticas.

Note que o antigo manual de empacotamento foi integrado principalmente às versões recentes do manual de políticas.

Referência dos(as) desenvolvedores(as)
O propósito desse documento é fornecer uma visão geral dos procedimentos recomendados e os recursos disponíveis para os(as) desenvolvedores(as) Debian. Outro de leitura obrigatória.
Guia dos(as) novos(as) mantenedores(as)
Esse documento descreve a construção de um pacote Debian em uma linguagem comum e bem coberta por exemplos que funcionam. Se você é um(a) pretendente a desenvolvedor(a) (empacotador(a)), você definitivamente vai querer ler isso.

Trabalhos em andamento

A versão testing
A versão ‘testing’ é o local onde seus pacotes devem estar para serem inseridos na próxima vez que o Debian realizar um lançamento.
Bugs críticos ao lançamento
Essa é uma lista de bugs que podem fazer com que um pacote seja removido da versão testing, ou em alguns casos causar um atraso no lançamento da distribuição. Relatórios de bugs com uma severidade maior ou igual a ‘serious’ qualificam-se para a lista -- certifique-se de corrigir tais bugs nos seus pacotes assim que você puder.
O sistema de acompanhamento de bugs
O Debian Bug Tracking System (BTS) é o sistema de acompanhamento de bugs do Debian, para relatar, discutir e corrigir bugs. Relatórios de problemas em praticamente qualquer parte do Debian são bem-vindos aqui. O BTS é útil tanto para usuários(as) quanto para desenvolvedores(as).
Visão geral dos pacotes, do ponto de vista de um(a) desenvolvedor(a)
As páginas de informações de pacotes e acompanhamento de pacotes fornecem conjuntos de informações valiosas para os(as) mantenedores(as).
O sistema de acompanhamento de pacotes
Para desenvolvedores(as) que desejam ficar atualizados(as) sobre outros pacotes, o sistema de acompanhamento de pacotes (package tracker) permite que eles(as) se inscrevam (por e-mail) em um serviço que enviará cópias dos e-mails do BTS e notificações de uploads e questões instalações dos pacotes selecionados.
Pacotes que precisam de ajuda
Work-Needing and Prospective Packages, WNPP para encurtar (em português, pacotes que precisam de trabalho e futuros pacotes), é uma lista de pacotes Debian que precisam de um(a) novo(a) mantenedor(a) ou que ainda não estão incluídos no Debian. Verifique essa página se você deseja criar, adotar ou abandonar pacotes.
Sistema Incoming
Novos pacotes são enviados para o sistema Incoming nos servidores de repositórios internos. Pacotes aceitos são quase que imediatamente disponibilizados via HTTP, e propagados para os espelhos quatro vezes por dia.
Nota: por causa da natureza do Incoming, nós não recomendamos espelhá-lo.
Relatórios Lintian
O Lintian é um programa que checa se um pacote está de acordo com as políticas Debian. Você deve usá-lo antes de cada upload; existem relatórios na página acima de cada pacote da distribuição.
Ajuda Debian
A wiki do Debian reúne conselhos para desenvolvedores(as) e outros(as) contribuidores(as).
Distribuição Experimental
A distribuição experimental é usada como uma área temporária para softwares altamente experimentais. Use os pacotes da experimental somente se você já sabe como usar a instável (unstable).

Projetos

O Debian é um grupo grande e assim ele consiste de vários grupos e projetos internos. Aqui estão aqueles que têm páginas web, organizados cronologicamente: