Capítulo 1. Definições e visão geral

Índice

1.1. O que é esta FAQ?
1.2. O que é Debian GNU/Linux?
1.3. OK, Agora Eu sei o que é Debian... o que é Linux?!
1.4. Debian apenas faz GNU/Linux?
1.5. Qual é a diferença entre Debian GNU/Linux e outras distribuições de Linux? Porque devo escolher Debian sobre outra distribuição?
1.6. Como é que o projecto Debian encaixa ou se compara com o projecto GNU da Free Software Foundation?
1.7. Como é que se pronuncia Debian e o que significa a palavra?

1.1. O que é esta FAQ?

Este documento dá as perguntas feitas frequentemente (com as suas respostas) acerca da distribuição Debian (Debian GNU/Linux e outras) a sobre o projecto Debian. Quando aplicável, serão dados indicadores para outros documentos: nós não mencionamos grandes partes de documentação externa neste documento. Você vai perceber que algumas respostas assumem algum conhecimento sobre sistemas operativos do tipo Unix. Nós vamos tentar assumir o mínimo possível de pré-conhecimentos: as respostas às perguntas gerais de principiantes serão mantidas simples.

Se no conseguir encontrar o que procura nesta FAQ, assegure-se que verifica Secção 12.1, “Que outra documentação existe para o sistema Debian?”. Se mesmo isso não ajudar, apoie-se em Secção 16.2, “Feedback”.

1.2. O que é Debian GNU/Linux?

Debian GNU/Linux é uma distribuição particular do sistema operativo Linux, e numerosos pacotes que correm nele.

Debian GNU/Linux é:

  • cheia de recursos: Presentemente Debian inclui mais de 59100 pacotes de software. Os utilizadores pode seleccionar quais pacotes instalar; Debian disponibiliza uma ferramenta para este propósito. Você pode encontrar uma lista e descrições dos pacotes presentemente disponíveis em Debian em qualquer dos mirror sites de Debian.

  • livre de usar e re-distribuível: Não há nenhuma filiação a consórcio ou pagamento necessário para participar na sua distribuição e desenvolvimento. Todos os pacotes que são formalmente parte de Debian GNU/Linux são livres para re-distribuir, normalmente sob o termos especificados pela GNU General Public License.

    Os arquivos Debian também carregam aproximadamente 1000 pacotes de software (nas secções non-free e contrib), os quais são distribuídos sob termos específicos incluídos em cada pacote.

  • dinamismo: Com cerca de 1012 voluntários constantemente contribuindo código novo e melhorado, Debian está a evoluir rapidamente. Os arquivos são actualizados duas vezes por dia.

A maioria dos utilizadores de Linux correm uma distribution específica de Linux, como Debian GNU/Linux. No entanto, os utilizadores podem obter o kernel Linux via Internet ou de qualquer outro lado, e compilá-lo eles próprios. Eles pode depois obter código fonte para muitas aplicações do mesmo modo, compilar os programas, e depois instalá-los nos seus sistemas. Para programas complicados, este processo pode ser não só consumidor de tempo como também propenso a error. Para o evitar, os utilizadores muitas vezes escolhem obter o sistema operativo e os pacotes de aplicações a partir de um dos distribuidores de Linux. O que distingue as várias distribuições de Linux são o software, protocolos, e as praticas que usam para empacotar, instalar, e acompanhar pacotes de aplicações nos sistemas dos utilizadores, combinado com ferramentas de instalação e manutenção, documentação,e outros serviços.

Debian GNU/Linux é o resultado de um esforço voluntário para criar um sistema operativo livre, de alta qualidade, compatível com Unix, completo com um conjunto de aplicações. A ideia de um sistema livre tipo Unix teve origem no projecto GNU, e muitas das aplicações que fazem Debian GNU/Linux tão útil foram desenvolvidas pelo projecto GNU.

Para Debian, free tem o significado à GNU (veja o Debian Free Software Guidelines). Quando falamos de free software, estamos a referir a liberdade, e não grátis. Free software significa que você tem a liberdade de distribuir cópias de software livre, de que você recebeu código fonte ou pode obtê-lo se o desejar, e que o pode modificar o software ou usar pedaços dele em novos programas livres; e que você sabe que pode fazer estas coisas.

O projecto Debian foi criado por Ian Murdock em 1993, inicialmente sob o patrocínio do projecto GNU da Free Software Foundation. Hoje, os desenvolvedores de Debian pensam nele como um descendente directo do projecto GNU.

Apesar da própria Debian GNU/Linux ser software livre, é uma base na qual distribuições de Linux de valor-adicionado podem ser construídas. Ao disponibilizar um sistema base com todas as funcionalidades e confiável, Debian fornece aos utilizadores de Linux compatibilidade melhorada, e permite aos criadores de distribuições de Linux eliminarem a duplicação de esforço e focarem-se nas coisas que tornam as suas distribuições especiais. Veja Secção 14.3, “Eu estou a criar uma distribuição Linux especial para um "mercado vertical". Posso usar Debian GNU/Linux para as entranhas dum sistema Linux e adicionar as minhas próprias aplicações em cima disso?” para mais informação.

1.3. OK, Agora Eu sei o que é Debian... o que é Linux?!

Em resumo, Linux é o kernel de um sistema operativo tipo Unix. Foi feito originalmente para PCs 386 (e melhores). Hoje Linux também corre numa dúzia de outros sistemas. Linux é escrito por Linus Torvalds e muitos cientistas de computadores de todo o mundo.

Além do seu kernel, um sistema "Linux" normalmente tem:

  • um sistema de ficheiros que segue o Linux Filesystem Hierarchy Standard https://www.pathname.com/fhs.

  • um grande leque de utilitários Unix, muitos dos quais foram desenvolvidos pelo projecto GNU e a Free Software Foundation.

A combinação do kernel Linux, o sistema de ficheiros, os utilitários GNU e FSF, e outros utilitários são desenhados para alcançar a conformidade com o standard POSIX (IEEE 1003.1), veja Secção 4.4, “Quanto compatível é Debian em código fonte com outros sistemas Unix?”.

Para mais informação sobre Linux, veja What is Linux por Linux Online.

1.4. Debian apenas faz GNU/Linux?

Actualmente, Debian está apenas disponível para Linux, mas com Debian GNU/Hurd e Debian em kernels BSD, nos começamos a oferecer também Sistemas Operativos baseados em não-Linux como plataformas de desenvolvimento, servidores, e de ambiente de trabalho. No entanto, estes portes não-Linux ainda não são lançados oficialmente.

O esforço de porte mais antigo é o Debian GNU/Hurd.

O Hurd é um conjunto de servidores que correm em cima do microkernel Mach do GNU. Todos juntos eles constroem a base para o sistema operativo GNU.

Por favor veja https://www.gnu.org/software/hurd para mais informação acerca de GNU/Hurd em geral, e https://www.debian.org/ports/hurd/ para mais informação acerca de Debian GNU/Hurd.

Um segundo esforço é o porte para um kernel BSD. Pessoas estão a trabalhar com o kernel FreeBSD.

Veja https://www.debian.org/ports/#nonlinux para mais informação acerca destes portes não-linux.

1.5. Qual é a diferença entre Debian GNU/Linux e outras distribuições de Linux? Porque devo escolher Debian sobre outra distribuição?

Estas funcionalidade chave distinguem Debian de outras distribuições de Linux:

Liberdade:

Como afirmado no Debian Social Contract, Debian irá permanecer 100% livre. Debian é muito estrito acerca de empacotar verdadeiro software livre. As directrizes usadas para determinar se um trabalho é "livre" são dadas em The Debian Free Software Guidelines (DFSG).

O sistema de manutenção de pacotes Debian:

O sistema completo, ou qualquer componente individual dele, pode ser actualizado no lugar sem reformatar, sem perder ficheiros de configuração personalizados, e (na maioria dos casos) sem reiniciar o sistema. A maioria das distribuições de Linux disponíveis actualmente têm algum tipo de sistema de manutenção de pacotes, o sistema de pacotes de Debian é único e particularmente robusto (veja Capítulo 7, Básicas do sistema de gestão de pacotes Debian).

Desenvolvimento aberto:

Enquanto que muitas outras distribuições de Linux são desenvolvidas por indivíduos, pequenos grupos fechados, ou marcas comerciais, Debian é uma grande distribuição de Linux que tem sido desenvolvida por uma associação de indivíduos que têm como objectivo comum a criação de um sistema operativo livre, no mesmo espírito do Linux e outro software livre.

Mais de 1012 voluntários de manutenção de pacotes estão a trabalhar em mais de 59100 pacotes e a melhorar Debian GNU/Linux. Os desenvolvedores de Debian contribuem para o projecto não ao escrever novas aplicações (na maioria dos casos), mas ao empacotar software existente de acordo com os standards do projecto, ao comunicar relatórios de bugs aos desenvolvedores originais e ao disponibilizar suporte aos utilizadores. Veja também informação adicional sobre como se tornar um contribuinte em Capítulo 13, Contribuir para o Projecto Debian.

O Sistema Operativo Universal:

Debian vem com mais de 59100 pacotes e corre em 9 arquitecturas. Isto é muito mais do que está disponível para qualquer outra distribuição de GNU/Linux. Veja Secção 5.1, “Que tipos de aplicações e software de desenvolvimento estão disponíveis para Debian GNU/Linux?” para uma visão geral do software disponibilizado e veja Secção 4.1, “Em quais arquitecturas/sistemas de hardware Debian GNU/Linux corre?” para uma descrição das plataformas de hardware suportadas.

O Sistema de Acompanhamento de Bugs:

A dispersão geográfica dos desenvolvedores de Debian preciso de ferramentas sofisticadas e de comunicação rápida de bugs e correcções de bug para acelerar o desenvolvimento do sistema. Os utilizadores são encorajados a enviar os bugs num estilo formal, os quais são acessíveis rapidamente por arquivos WWW ou via e-mail. Veja informação adicional nesta FAQ na gestão do relatório de bug Secção 12.4, “Existem relatórios de bugs conhecidos?”.

A Política Debian:

Debian tem uma especifica extensiva dos nossos standards de qualidade, a Politica Debian. Este documento define as qualidades e standards nos quais mantemos os pacotes Debian.

Para informação adicional acerca disto, por favor veja a nossa página web acerca de razões para escolher Debian.

1.6. Como é que o projecto Debian encaixa ou se compara com o projecto GNU da Free Software Foundation?

O sistema Debian é construído nos ideais do software livre defendidos pela Free Software Foundation e em particular por Richard Stallman. As poderosas ferramentas de desenvolvimento de sistema da FSF, utilitários, e aplicações, são também peça chave do sistema Debian.

O projecto Debian é uma entidade separada da FSF, no entanto nós comunicamos regularmente e cooperamos em vários projectos. A FSF pediu explicitamente que nós chamássemos ao nosso sistema "Debian GNU/Linux", e estamos felizes por obedecer a esse pedido.

O objectivo de longa data da FSF é desenvolver um novo sistema operativo chamado GNU, baseado em Hurd. Debian está a trabalhar com a FSF neste sistema, chamado Debian GNU/Hurd.

1.7. Como é que se pronuncia Debian e o que significa a palavra?

O nome do projecto é pronunciado Deb'-ee-en, com um e curto em Deb, e ênfase na primeira sílaba. Esta palavra é um contracção dos nomes de Debra e Ian Murdock, que fundaram o projecto. (Nos dicionários aparece muitas vezes alguma ambiguidade na pronúncia de Ian (!), mas o Ian prefere ee'-en.)