Notícias Semanais Debian - 9 de Março de 2004

Bem-vindo(a) à décima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Christoph Berg relatou sobre um live CD baseado no Knoppix que inclue muito do software para rádios amadores que o Debian distribui. Wichert Akkerman anunciou que o serviço alioth foi movido para um novo servidor. Adicionalmente, Ethan Sommer organizou uma coleção de artigos sobre a defesa do Código Aberto.

Questões para os Candidatos. Anthony Towns formulou um conjunto de questões para os candidatos a líder do projeto. Em sua plataforma somente Gergely Nagy mencionou alterações na distribuição, a substituição de scripts perl na base por scripts shoop. As questões incluem o processo de novos mantenedores, anúncios, desenvolvimento do instalador, processo/progresso do lançamento e mais. Andreas Tille também submeteu um conjunto de questões.

Comentários do DPL. Martin Michlmayr enviou outro relatório e disse que nas últimas duas semanas ele participou de três conferências: Open Source World Conference na Espanha, FOSDEM na Bélgica, e uma conferência na Itália organizada pela Firenze Tecnologia. Ele adicionou relatórios sobre estas conferências também. Além disso, Uma companhia baseada em Londres está interessada em ter um porte de 64 bits do Debian para o PowerPC e está disposta a investir recursos nisso.

A 11 Teclas de distância do Debian. Joey Hess contou os pressionamentos de teclas em uma instalação Debian com DHCP e o auto-particionamento estável do partman. 11 teclas do prompt de boot até a tela "Bem-Vindo ao Debian". 10 delas foram "Enter". Ele acredita que talvez mais dois pressionamentos possam ser removidos.

Cluster para Vídeos Rodando Debian. O Grupos de Visualização da Universidade do Estado de Penn construiu um cluster gráfico e uma parede de exibição de vídeos para aplicações de Arquitetura e Engenharia. Eles utilizaram Distributed Multiheaded X e Chromium para um ambiente de aplicação interativo, paralelizado. Aplicações são desenvolvidas com VTK e OpenSG. VideoLAN também é usado para disseminar uma fonte de vídeo para displays múltiplos via multicast.

O Debian Espanta as Mulheres? Amaya Rodrigo Sastre perguntou aos candidatos a líder do projeto sobre as suas idéias para encorajar mais mulheres a se envolverem e quais seriam os benefícios. Helen Faulkner explicou que as mulheres encontram problemas sutís e que, na média, mulheres freqüentemente não são tão confiantes que suas habilidades lhes permitiram sobreviver em um ambiente como o Debian, comparadas aos homens. As discussões que se seguiram parecem ter provado isto.

Chamada para Votos Sobre a Resolução Geral. Manoj Srivastava chamou para os votos sobre a Resolução Geral para decidir sobre o gerenciamento futuro da seção não-livre. Os votos precisam ser recebidos até domingo, 21 de março. A votação está sendo conduzida conforme a política delineada na seção Procedimento de Resolução Padrão da Constituição Debian.

Suportando o Hurd com ext2.. Roland McGrath escreveu um patch para o Linux 2.6 que torna possível obter e configurar tradutores passivos para o Hurd através de atributos extendidos para o sistema de arquivos ext2 no Linux 2.6. Isto torna possível arquivar tradutores passivos usando star. Usando pacotes do kernel experimentais, Michael Banck conseguiu extrair um tar base do Debian GNU/Hurd e inicializar com sucesso uma instalação funcional Debian GNU/Hurd sem ter que configurar tradutores nativamente. Isto pode facilitar consideravelmente a instalação do Debian GNU/Hurd se este patch for aceito pelo autor.

Conferência Debian: Pedido por Artigos. Andreas Schuldei enviou o pedido por artigos para a Conferência Debian deste ano que ocorrerá de 26 de Maio a 2 de Junho em Porto Alegre, Brasil. No primeiro dia haverá uma palestra introdutória para todos os palestrantes cobrindo palestras públicas. O prazo para submissões é 1 de abril, e pessoas interessadas devem enviar somente uma descrição curta da apresentação e dar detalhes técnicos.

Repositório Fonte do Debian. Joachim Breitner questionou se é possível e útil ter um site web com todos os pacotes fonte do repositório Debian extraídos e disponíveis, incluindo versões mais antigas. Shaun ONeil mencionou o recurso espiar do mirror.ac.uk para olhar dentro de arquivos e Roland Bauerschmidt sugeriu o uso de SubVersion e ViewCVS.

Plano de Transição para a não-livre. Michael Banck propôs um plano de transição para mover o repositório não livre para fora do debian.org e para nonfree.org. Em particular, ele falou sobre replicar o repositório FTP, o sistema de gerenciamento de bugs, o sistema de gerenciamento de pacotes e algumas listas de discussão. Ele também pediu por ajuda uma vez que os serviços teriam que ser configurados no início. No final, apenas umas poucas pessoas teriam que manter o serviço.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Novos ou Notáveis. O

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Michael Banck e Martin Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.