Notícias Semanais Debian - 4 de Maio de 2004

Bem-vindo(a) a décima oitava edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. A lista debian-devel carregou várias discussões sobre o lançamento do sarge devido as alterações editoriais recentes do contrato social, levando a mais resoluções gerais e várias conversas paralelas.

Várias Resoluções Gerais Propostas. Henning Makholm resumiu tidas as resoluções gerais sobre o contrato social e outros documentos de fundação propostas recentemente. Para reduzir o risco de alguém votar em alguma coisa que não pretendia, simplesmente por confusão, ele propôs que a parte de votação da cédula deveria conter resumos ultra-curtos de qual opção é qual, ao invés de simplesmente "Opção A: proposta de Steve Langasek" e assim por diante.

Fazendo Bootstrap do Debian a parir do Knoppix. Norbert Tretkowski escreveu um pequeno howto sobre a instalação do Debian estável usando o Knoppix e o debootstrap. Este método é especialmente útil quando os boot-floppies do woody não funcionam com o seu hardware, mas você quer instalar o Debian estável mesmo assim.

Ainda há um lugar para o Debian Planet? Robert Paris questionou se o site de notícias Debian Planet (DP) ainda está servindo a um propósito útil para a comunidade, especialmente considerando-se o site de weblog Planet Debian, mais popular e de nome confusamente similar. Vários leitores responderam que eles sentiriam falta do DP se ele saísse do ar, e deram sugestões de possíveis mudanças para o site. O DP está sempre procurando histórias novas, especialmente artigos maiores, dicas e truques ou HOWTOs específicos ao Debian.

Calendário preliminar para a Conferência Debian 4. Um calendário preliminar para a futura Debconf, a conferência Debian anual, que neste ano ocorrerá em Porto Alegre, Brasil, foi publicado. Andreas Schuldei disse que o programa é tão bom que você deveria participar, se necessário vendendo o seu carro para pagar a passagem aérea. Ele também anunciou uma quantidade limitada de ajuda para a viagem de desenvolvedores.

Debian Installer Beta-4. Joey Hess anunciou a quarta versão beta do novo instalador do Debian em nove de suas onze arquiteturas. Novos recursos incluem a detecção de outros sistemas operacionais instalados e o suporte experimental para o kernel Linux 2.6 na arquitetura i386. O novo instalador já foi traduzido em 35 idiomas. Joey também escreveu uma retrospectiva do difícil processo de lançamento do instalador, com sugestões em como melhorar as coisas na próxima vez.

Relatório de Estado da Conferência Debian. Pablo Lorenzzoni relatou que o período de registro para a conferência Debian em Porto Alegre, Brasil, está quase encerrado. Graças a alguns patrocinadores generosos, os primeiros 150 participantes terão acomodações gratuitas. Adicionalmente, o hotel tem ofertas especiais para os participantes da DebConf que quiserem ficar por mais tempo. A chamado por trabalhos acabou e as palestras mais interessantes serão selecionadas e publicadas em breve.

Nova Hierarquia /media. Joey Hess relatou que as versões novas do base-files introduziram o diretório /media para novas instalações e deixaram de criar os diretórios /cdrom e /floppy. Como os paths são codificados em muitos programas, Joey ponderou se não seria adequado ter /cdrom e /floppy como links simbólicos para /media no sarge.

Esquema de Nomenclatura para os Pacotes PEAR e PECL. Andreas Tille está precisando de alguns pacotes PHP PEAR para o sub-projeto debian-med. Steve Langasek apontou que o consenso atual entre os mantenedores php4 é que pacotes para módulos PEAR devem ser chamados php-*, e pacotes para módulos PECL (e extensões distribuídas com o php4) devem ser chamados php4-* e php5-*, conforme for apropriado.

Pedido para Adição de Tags de Pacotes. Enrico Zini notou que muitos desenvolvedores ainda não sabem que podem marcar seus pacotes usando debtags, nem como isto pode ser feito. Ele explicou como os desenvolvedores podem adicionar tags aos seus pacotes e pediu-lhes que as adicionem. As tags estão agrupadas por "faceta" ou "namespace", que basicamente são pontos de vista diferentes para se olhar o repositório de pacotes.

Rascunho de Declaração de Posição sobre a GFDL. Manoj Srivastava começou uma nova discussão sobre um rascunho de declaração de posição sobre a Licença de Documentação Livre GNU. O projeto Debian têm discutido os problemas com a FDL (Free Documentation License) desde novembro de 2001.

Gerenciamento de Energia no Debian. Matthias Grimm quis saber como reorganizar os scripts para o pbbuttonsd, para aumentar a flexibilidade e talvez compartilhar o desenvolvimento e infraestrutura com outros sistemas de gerenciamento de energia como o apmd e o script environment, e a interface pode ter que ser refeita.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 8 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores, totalizando 165 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.