Notícias Semanais Debian - 31 de Agosto de 2004

Bem-vindo(a) à trigésima quarta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Em uma entrevista, Timothee Besset da id Software confirmou que ele ama a distribuição Debian. Em uma revisão diferente, Leo Spalteholz descreveu como ele tentou escapar do Debian para uma distribuição "mais fácil" e acabou voltando.

Dividindo o Arquivo "Packages". Daniel Ruoso questionou como ele poderia manter um 486 com 8 MB de RAM atualizado na instável somente com PPP na linha serial. Ele propôs a divisão do arquivo Packages em seções de forma que os clientes possam operar em arquivos menores. Peter Eisentraut afirmou que com mais de 30 seções isto iria tornar a manutenção do arquivo sources.list impossível. Ele adicionou que praticamente todos os clientes, excetuando-se apenas os mais especializados, provavelmente precisariam incluir todas as seções.

Kernel 2.4 Padrão para o Sarge? Dann Frazier propôs usar o 2.4.27 como o kernel 2.4 para todas as arquiteturas com 2.4 no sarge. O argumento mais forte é que esta versão suporta várias arquiteturas nativamente e pacotes binários para todas as arquiteturas que suportam 2.4 já estão disponíveis. Joey Hess contribuiu uma lista de verificação para atualização de kernel do d-i e Steve Langasek concordou que este é o caminho a seguir.

Capas Debian no Freenode. Göran Weinholt anunciou que ele é o contato do grupo Debian na rede IRC freenode. Atualmente ele é o único e espera-se que ele seja uma espécie de canal de comunicação entre o projeto Debian e o pessoal da freenode. Sua principal razão para voluntariar-se a esta posição é para que nós possamos obter capas para todos os desenvolvedores Debian interessados cujos nicknames estão registrados.

Informações Sobre o Lançamento do Sarge. Steve Langasek enviou informações sobre o lançamento do sarge. Várias transições de bibliotecas foram terminadas e trouxeram o GIMP 2.0 para o sarge, entre outros pacotes. Ao invés de apenas uma chuva de pacotes novos e corrigidos, isto pareceu mais uma tempestade de neve, deixando a rede de buildds ocupada. O número de bugs críticos ao lançamento está menor do que na última vez, mas não tanto quanto gostaríamos. Portanto, há um progresso em direção ao lançamento, mas ele está um pouco mais lento do que o esperado.

Quais as Novidades do Sarge? Bartosz Fenski perguntou sobre as alterações mais importantes entre o woody e o sarge. Kevin McCarty nomeou vários pacotes que serão atualizados para versões mais novas ou adicionados. Entre outros, estes incluem GNOME 2.6, KDE 3.2, GIMP 2, Firefox e Thunderbird, Linux 2.6 e OpenOffice.org.

Encerrando o Desenvolvimento do Autor... Daniel Burrows questionou se ele deveria requisitar a remoção do noteedit, um editor de música para o KDE, já que o autor decidiu encerrar o desenvolvimento. Ele já orfanou o pacote, portanto este não está mais sendo mantido corretamente no Debian também. Roland Stigge mencionou a longa lista de formatos de importação e exportação e lembrou a todos que um pacote não e muito alterado durante o seu tempo de vida em uma versão estável do Debian.

Pacotes Desatualizados na contrib e na não-livre. Jeroen van Wolffelaar lembrou os mantenedores dos pacotes na contrib e na não-livre, que eles são responsáveis por deixar todas as arquiteturas suportadas em sincronia. Versões mais recentes destes pacotes não poderão ser lançadas ao mesmo tempo que o sarge de outra forma. Estes pacotes não podem ser auto-construídos.

Kaffe do Debian experimental roda Tomcat4 em PowerPC. Arnaud Vandyck escreveu que o ambiente Java livre alcançou um ponto importante. Ele afirmou que embora os ambientes Java livres não sejam tão completos quanto os proprietários, em alguns casos, eles são muito melhores. Depois de passar por vários problemas com o JDK proprietário da IBM na arquitetura PowerPC ele conseguiu fazer o ambiente livre rodar o Tomcat4.

GNU/Linux no Desktop. Os desenvolvedores do KDE Kévin Ottens e Peter Rockai falaram sobre seu trabalho no projeto Kalyxo, que tem como objetivo melhorar a integração do KDE em sistems Debian e fazer as aplicações KDE e não-KDE trabalharem bem em conjunto. Eles também estão trabalhando em uma aparência comum, sendo este o motivo pelo qual eles empacotaram o qt-gtk-engine para usuários Debian.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 12 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 185 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Adrian von Bidder e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.