Código de Conduta Debian

Versão 1.0 ratificada em 28 de abril de 2014.

O Projeto Debian, os produtores do sistema Debian, têm adotado um código de conduta para os participantes de suas listas de discussão, canais de IRC e outros modos de comunicação no âmbito do projeto.


Código de Conduta Debian

  1. Seja respeitoso(a)

    Em um projeto do tamanho do Debian, inevitavelmente haverá pessoas com quem você pode discordar, ou encontrar dificuldade de cooperar. Aceite isso, mas mesmo assim, continue respeitoso(a). Discordância não é desculpa para mau comportamento ou ataques pessoais, e uma comunidade na qual pessoas se sentem ameaçadas não é uma comunidade saudável.

  2. Suponha boa fé

    Os colaboradores do Debian têm muitas maneiras de alcançar o nosso objetivo comum de um sistema operacional livre que podem ser diferentes das suas maneiras. Suponha que outras pessoas estão trabalhando para atingir esse objetivo.

    Note que muitos dos nossos colaboradores não falam Inglês nativamente ou podem ter diferentes origens culturais.

  3. Seja colaborativo

    O Debian é um projeto grande e complexo; sempre há algo mais para aprender sobre o Debian. É bom pedir ajuda quando você precisa. Da mesma forma, ofertas de ajuda devem ser vistas no contexto do nosso objetivo comum de melhorar o Debian.

    Quando você fizer algo em benefício do projeto, esteja disposto a explicar aos outros como funciona, de modo que eles possam construir sobre o seu trabalho para torná-lo ainda melhor.

  4. Tente ser conciso

    Tenha em mente que o que você escreve uma vez será lido por centenas de pessoas. Escrever uma mensagem curta significa que as pessoas podem entender a conversa da forma mas eficiente possível. Quando uma longa explicação for necessária, considere adicionar um resumo.

    Tente trazer novos argumentos para uma conversa, para que cada mensagem acrescente algo único à discussão, tendo em mente que o resto da discussão ainda contém as outras mensagens com argumentos que já foram feitos.

    Tente se manter no assunto, especialmente em discussões que já estão bastante longas.

  5. Esteja aberto

    A maioria dos meios de comunicação usados no Debian permite comunicação pública ou privada. Conforme o parágrafo três do contrato social, você deve usar preferencialmente métodos públicos de comunicação para mensagens relacionadas ao Debian, a menos que poste algo sensível.

    Isso também se aplica a mensagens de ajuda ou suporte relacionado ao Debian; um pedido de suporte público não é apenas mais provável de resultar em uma resposta para sua pergunta, também garante que quaisquer erros involuntários cometidos pelas pessoas ao responder sua pergunta serão mais facilmente detectados e corrigidos.

  6. Em caso de problemas

    Embora este código de conduta deva ser respeitado pelos participantes, nós reconhecemos que às vezes as pessoas podem ter um dia ruim, ou não ter conhecimento de algumas diretrizes deste código de conduta. Quando isso acontecer, você pode responder a elas e indicar este código de conduta. Tais mensagens podem ser em público ou em privado, o que for mais apropriado. No entanto, independente da mensagem ser pública ou não, ela deve aderir às partes relevantes deste código de conduta; em particular, não deve ser abusiva ou desrespeitosa. Suponha boa fé; é mais provável que os participantes não tenham conhecimento do seu mau comportamento do que eles tentarem intencionalmente degradar a qualidade da discussão.

    Infratores graves ou persistentes serão temporariamente ou permanentemente banidos de se comunicarem através dos sistemas do Debian. As reclamações devem ser feitas (em privado) aos administradores do fórum de comunicação do Debian em questão. Para encontrar as informações de contato desses administradores, por favor, veja a página na estrutura organizacional do Debian.


Leitura complementar

Alguns dos links nesta seção não se referem a documentos que são parte deste código de conduta, nem são oficiais do Debian. No entanto, todos eles contêm informações úteis sobre como conduzir-se em nossos canais de comunicação.

Atualizações deste código de conduta devem seguir o procedimento normal da GR. No entanto, o DPL (ou os delegados do DPL) pode adicionar ou remover links para outros documentos na seção "Leitura complementar" após consulta com o projeto e sem a necessidade de uma GR.